Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ensinar um cachorro idoso a fazer necessidades no lugar certo?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ensinar um cachorro idoso


Ensinar um cachorro idoso a fazer as necessidades no lugar certo, é possível? Muita gente acredita que os filhotes aprendem mais fácil do que os cachorros mais velhos, mas será mesmo? Neste texto vamos te explicar.

Na hora de adotar um pet, a maioria das pessoas opta por pegar um filhote, ou um cachorro mais jovem. Isso porque muita gente acredita ser mais fácil ensinar o cachorro desde cedo do que mudar velhos hábitos. 

Mas será que ensinar um cachorro mais velho é realmente tão trabalhoso assim? É claro que precisamos levar em consideração as condições em que se encontra o cão idoso. Cachorros mais velhos tendem a ter problemas de locomoção ou neurológicos que podem sim acabar afetando o aprendizado do pet. 

No entanto, isso depende muito da forma que está a saúde do animal. Caso contrário, é possível ensinar cachorro idoso a fazer o xixi ou cocô no lugar correto. É claro que esta tarefa exige um pouquinho mais de paciência.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como ensinar seu cão idoso a fazer suas necessidades no local escolhido. 

Como ensinar um cachorro idoso a fazer suas necessidades no lugar certo?

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar que nem sempre os cachorros conseguem assimilar o que é certo e o que é errado, especialmente quando o cachorro não está habituado com a casa. Nesse caso, é necessário que ele vá se habituando com o local antes de conseguir compreender o que está errado.

Além disso, ao começar a treinar o pet, lembre-se de não brigar com ele ou pressioná-lo a fazer suas necessidades no lugar certo imediatamente. Os cachorros aprendem de forma gradual, portanto, tenha paciência com o pet.  

Antes de começar a treinar o cachorro, escolha o melhor lugar para ele fazer suas necessidades. Um quintal ou a área de serviço podem ser locais mais fáceis de limpar, além de ficarem mais afastados dos outros cômodos. 

Ensine desde o primeiro dia!

Comece ensinando o cachorro a partir do momento em que ele chegar em casa. Nos primeiros dias é comum deixar o cachorro mais a vontade, especialmente porque não sabemos se ele pode ter sido maltratado. No entanto, não afrouxe as regras por causa disso. 

Se o cachorro se sentir à vontade para fazer o que ele quiser em sua nova casa, mais complicado será na hora de ensinar o que é realmente certo. Isso porque os cachorros não se adaptam tão bem assim com as mudanças de regras.

Crie uma rotina com o pet!

Uma das formas de acostumar o cachorro com o local correto, é levá-lo ao local escolhido sempre que perceber que ele quer se aliviar. Mas é claro, nem sempre isso é possível. Portanto, a melhor forma é criar uma rotina para o pet. 

A maioria dos cachorros costumam fazer xixi ao acordar, depois de comer ou beber água e após passeios ou brincadeiras. Portanto, esses são os melhores momentos para você levar o cachorro para fazer xixi ou cocô. 

Determine um horário para acordar, passear com ele, para se alimentar e para brincar. Após cada atividade, leve-o para fazer suas necessidades no local escolhido. 

Ofereça recompensas

Sempre que o cachorro fizer suas necessidades no lugar correto mostre que ele fez a coisa certa. A melhor forma de fazer isso é proporcionando a ele algo que ele goste muito. Ofereça um petisco, carinho, brinquedos e elogios. 

Ajude o animal a identificar o lugar certo

Sanitário para cachorro

Durante o treinamento do cachorro é fundamental seguir a risca para que ele realmente aprenda a fazer as necessidades no lugar certo. Para facilitar que ele encontre o local quando você não estiver perto, alguns elementos podem colaborar:

Use tapetes higiênicos

Os tapetes higiênicos são feitos especialmente para absorver as necessidades do cão evitando sujeira e odores. Eles são elaborados de maneira semelhante às fraldas e contém géis absorventes que ajudam a sugar todo o líquido sem deixar cheiros.  

Você já ouviu falar em sanitário para cachorro?

O sanitário para cachorro é um bandeja onde o cachorro pode se apoiar e fazer suas necessidades. O sanitário inteligente contém uma mangueira que pode ser ligado a torneira para facilitar a higienização. 

Esses utensílios são ótimos na hora de ajudar o pet a identificar o local ideal para fazer suas necessidades. Além disso, caso os tutores saiam de casa, esses objetos podem ser deixados em algum local dentro de casa para que o pet faça suas necessidades. 

Contudo, se o cão idoso não estiver se adaptando ou continua fazendo suas necessidades no lugar errado, talvez seja necessário uma avaliação clínica. Em alguns casos os cachorros mais velhos podem ter incontinência urinária, fazendo xixi em locais inadequados. 

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre cachorros, acesse nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Dr. Carlos disse:

    Muito bom, informações importantes, bem acessíveis e de fácil entendimento. Já estou seguindo e praticando algumas dicas.

Deixe o seu comentário