

Você sabe quais são os sintomas de um cachorro gripado? Assim como nós, esses animais também ficam doentes de vez em quando. Portanto, se você notou o cachorro com nariz escorrendo, cabisbaixo e recluso, pode ser que ele esteja com gripe.
Tutores precisam de atenção aos sinais clínicos para evitar que a condição piore e afete ainda mais o bem-estar do animal. Então, para te ajudar, a Cobasi preparou uma matéria completa sobre gripe canina. Descubra causas, sintomas, tratamentos e como evitar o problema.
Sim, o cachorro fica gripado! O problema é causado por um subtipo do vírus influenza A, que ataca apenas animais. O micro-organismo é transmitido através ar, de pets doentes aos saudáveis. Por isso, se o seu cãozinho estiver num local fechado com um pet enfermo, a probabilidade de ficar doente após o contato é muito grande.
A atenção deve ser redobrada no caso de gripe em animais filhotes, idosos ou com problemas de saúde, pois esses bichinhos têm o organismo mais sensível em comparação aos animais saudáveis. Portanto, assim que notar sintomas, como espirros e coriza, leve seu pet ao veterinário.
Os sintomas da gripe canina são similares aos dos seres humanos:
O ideal é levar o pet ao médico-veterinário o mais rápido possível. O profissional vai investigar os sintomas com diversos exames e, assim, indicar o diagnóstico correto. Dessa maneira, fica mais fácil assegurar um tratamento eficaz e seguro.
Sabe aquelas receitinhas caseiras que vemos na internet para cuidar do cachorro com gripe? Evite! Receitas do tipo estão proibidas. A automedicação não é recomendada, pois, ao invés de ajudar seu bichinho, pode até piorar a situação.
Além disso, às vezes os sintomas podem estar associados a outros problemas, sabia? Sendo assim, prefira levar o cachorro ao veterinário. Afinal, o profissional é o único capaz de indicar o melhor remédio para cachorro gripado, segundo a idade, peso, raça e grau da doença.
Após a recomendação do medicamento certo, tutores podem tomar cuidados em casa para cuidar do cachorro gripado. Com eles, o bichinho fica saudável outra vez com rapidez. Confira!
Se você tem mais de um cachorro em casa, mantenha o animal doente separado dos saudáveis. Assim, evita-se a transmissão da gripe.
Gostou das dicas? Então fique atento! Com os cuidados certos, pode ter certeza que seu bichinho vai recuperar o vigor e o bem-estar com rapidez!