Como dar soro para cachorro? Descubra

Compartilhar:


como dar soro para cachorro

Você sabe como dar soro para cachorro? Quem é tutor de cães precisa ter essa habilidade em dia, especialmente daqueles mais propensos a problemas estomacais e intestinais. O soro é a melhor maneira de evitar a desidratação de um animal que está perdendo muito líquido.

Vamos supor a seguinte situação: você não está conseguindo contato com o médico veterinário do seu pet ou está distante de um atendimento e emergência. Enquanto isso, o seu cachorro está com um quadro sério de diarreia e vômito. Se nada for feito, e rápido, então seu cãozinho está em apuros.

Nesses casos, a hidratação com água é insuficiente. Isso porque é preciso repor não somente a água, mas também os sais minerais para manter o organismo do animal funcionando corretamente. Esses sais são chamados eletrólitos e são responsáveis por diversos processos de regulação química nos seres vivos.

Preparando o soro

Para ajudar o pet, os tutores podem utilizar tanto o soro fisiológico quanto o soro caseiro. Essas soluções contêm os eletrólitos necessários para manter seu bichinho saudável. 

Caso opte por fazer o soro caseiro, tenha a certeza de preparar a receita correta. Doses erradas podem até prejudicar o processo de hidratação. Para fazer o soro caseiro, você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Suco de meio limão.

O primeiro passo é ferver a água para eliminar qualquer possível patógeno. Depois, jogue o líquido, ainda fervendo, em um pote de vidro limpo, e espere esfriar um pouco. Quando amornar, misture todos os ingredientes e conserve na geladeira.

Como dar soro para cachorro?

como dar soro para cachorro

Certo, agora você tem a solução para ajudar seu bichinho, mas como dar soro para cachorro do jeito certo? A dica aqui é ir aos poucos. Ou seja, dê pequenas porções de soro para o animal beber. Se colocar tudo de uma vez no bebedouro e o animal não conseguir tomar tudo, você vai desperdiçar a solução.

Lembre-se, ainda, de manter o pote sempre limpo. A essa altura, o animal já está com o organismo debilitado, tentando se livrar de algum problema através do vômito ou da diarreia.

Afinal de contas, é assim que o corpo tenta expulsar patógenos ou substâncias tóxicas. Por isso, nunca deixe o soro parado no pote do animal por mais de algumas horas e nunca sirva ele em potes sujos.

Mas e quando a situação é mais séria e o animal não quer se hidratar? Como dar soro para cachorro nesses casos? No caso do soro caseiro, se o animal estiver muito debilitado, o tutor pode administrar a solução com uma seringa, aplicando poucos mL direto na boca do animal. 

Porém, quando a desidratação é muito grave, talvez seja necessária a aplicação de soro fisiológico de forma intravenosa, subcutânea ou mesmo intraóssea. Nesse caso, o tutor deve levar o animal até uma emergência veterinária. Desidratação não é brincadeira e pode matar.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário