O que pode ser um cachorro com diarreia?

Compartilhar:


cachorro com diarreia o que pode ser

Um cachorro com diarreia pode assustar, e deve, mas é interessante entender o que pode significar fezes moles e em quais momentos é fundamental ir ao veterinário. Seja um episódio único ou constante, a alteração causa desconforto no bichinho e precisa ser levada a sério pelo tutor.

Saiba mais sobre o que causa diarreia em cães, como cuidar do seu amigo e pontos de atenção durante este momento que o organismo do animal está sensível.

O que pode ser um cachorro com diarreia?

A alteração das fezes de um animal mostra que o intestino do pet não está bem. Ao identificar dejetos alaranjados, esverdeados ou acinzentados, provavelmente é bom investigar o fígado e pâncreas. Contudo, não existe apenas um motivo para a disfunção intestinal, então descubra o que causa diarreia em cachorros e pode ser a causa do seu amigo.

Troca de alimentação

A ração para cachorro que o seu pet come impacta diretamente no regulamento do intestino dele. Isto significa que ao trocar o alimento, a alteração precisa ser gradual, assim você diminui as chances de uma possível diarreia.

Outro ponto de atenção é sempre oferecer a ração ideal para a fase de vida do bichinho, isto é, alimento para filhotes, adultos ou idosos. O alimento entrega exatamente os nutrientes que o animal precisa de acordo com a sua idade.

Ingestão de plantas tóxicas

Existem diversas espécies de plantas que não são indicadas para cachorro, isso porque possuem substâncias agressivas para o organismo deles. É o caso da costela-de-Adão, espada de São Jorge e comigo ninguém pode. Você inclusive pode conferir uma lista completa no post “Plantas tóxicas, cuidados e tipos comuns”.

Sintomas de uma doença

Rins, fígado e intestino são alguns dos órgãos mais afetados por um quadro de diarreia e ainda mais se o cachorro está doente. Se o pet é intolerante a um alimento ou substância, a diarreia pode aparecer. Lembre-se que doença é coisa séria, por isso não hesite em procurar um profissional para cuidar da saúde do seu amigo.

Intoxicação por comida

Você conhece as comidas tóxicas para cachorro? É importante! Até porque um dos costumes comuns dos tutores é dar restos para o animal, uma atitude que coloca a saúde em risco dependendo do alimento ingerido. Veja aqui os alimentos proibidos para o seu cão.

Presença de bactérias

Os medicamentos que atuam contra vermes e outros parasitas, o vermífugo, é ideal para diminuir as chances de problemas de saúde causados por esses intrusos. Entretanto, se acontecer, a diarreia é um dos sintomas comuns.

Por fim, é válido lembrar que a presença de um médico veterinário é fundamental a partir do momento que o cenário não é único. Ou seja, a partir da hora que o cachorro defeca mole mais de uma ou duas vezes.

Tipos de diarreia em cães

E então, será que existe um tipo de diarreia mais urgente que outras? Bom, para começar, uma das causas mais comuns é a troca de ração. Isso porque se ela não for feita de forma gradual, pode prejudicar o organismo do animal. Aliás, isso acontece porque ele precisa de tempo para se acostumar. Então, é possível que as fezes fiquem moles por alguns dias. 

A lista de alimentos tóxicos para cachorros já foi divulgada por aqui, mas infelizmente, ainda é um problema comum. A disfunção acontece por conta dos restos de comida que os tutores insistem em dar para os cães ao longo do dia, do café da manhã até o jantar. É importante lembrar que a nossa comida não foi feita para eles e que existem petiscos para cachorros.

Outra causa comum de diarreia em animais são parasitas e verminoses, como giardíases e parvovirose. Se o pet apresentar fezes com sangue, por exemplo, leve a uma clínica rapidamente. A alteração é sintoma de doenças como as citadas acima e até gastroenterite hemorrágica, câncer e úlceras.

Cachorro com diarreia: o que fazer?

 Se o cão está saudável e apenas apresentou um ou outro quadro de diarreia, observe para ver se há uma melhora. É importante deixar água à disposição e cortar qualquer comida por algumas horas. É comum as fezes amolecerem após o animal comer alimentos que não estão na sua rotina.

Vale procurar um veterinário de imediato se o cachorro com diarreia também estiver com outros problemas, como vômito, febre e fraqueza. Sobretudo porque a perda de água e nutrientes é significativa para o seu amigo.

O pet deve passar por análise e uma série de exames para entender o que está acontecendo e, se necessário, receber medicação.

cachorro com diarreia pode estar doente

O que dar de comida para cachorro com diarreia?

Caso o bichinho fique com as fezes amareladas, a recomendação é suspender a ração por um dia e oferecer bastante água. Provavelmente o veterinário vai indicar um soro fisiológico, e dependendo do motivo da diarreia, alimentos específicos, um antibiótico ou até mesmo exames.

Na hora de procurar que remédio dar para cachorro com diarreia, lembre-se que é perigoso usar receitas caseiras e administrar medicação sem a opinião de um profissional. Isso porque você não descobre o real problema e pode camuflar possíveis doenças.

Diarreia em cachorro filhote

A fase de crescimento dos animais é cheia de alterações hormonais e nos órgãos para os cães ainda filhotes. 

É durante este período que um filhote de cachorro faz cocô e xixi com uma frequência maior e as fezes amolecidas são constantes por conta das mudanças no organismo. Mas é claro que é sinônimo de preocupação se não passar.

Nos cães que já são adultos, o normal é que a diarreia dure de 24 a 48 horas. No mais, procure ajuda veterinária para entender o que está causando e a necessidade de iniciar um tratamento ou cuidados básicos para recuperar a hidratação e saúde do pet.

Por último, a diarreia é algo normal, visto que os pets são sensíveis, mas não deixe de ter cautela para o problema não acabar piorando. O ideal é envolver um especialista para não deixar um possível sinal de doença passar em branco.

No blog Cobasi você tem acesso a diversos conteúdos sobre saúde canina. Confira outros temas para a sua próxima leitura:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário