Cachorro com diarreia: o que fazer?

As fezes do pet podem indicar como está a saúde do bichinho, por isso um cachorro com diarreia precisa ser observado. E mais, em alguns casos, a melhor decisão é levar direto ao veterinário para um exame clínico.
Veja o que pode causar diarreia em um cachorro e também nos gatos, além de dicas para identificar possíveis problemas.
O que significa um gato ou cachorro com diarreia?
A alteração das fezes de um animal mostra que o intestino do pet não está bem. Saiba que as causas mais comuns são:
- Troca de alimentação;
- Ingestão de algum corpo estranho;
- Primeiros sintomas de uma doença;
- Intoxicação por comida;
- Presença de bactérias.
Uma dieta balanceada ajuda a evitar um gato ou cachorro com diarreia, então tente não oferecer alimentos diferentes para o pet além da ração e petiscos. Isso inclui principalmente restos ou pedaços de comida das suas refeições.
O que dar para cachorro com diarreia
Caso o gatinho ou cachorro esteja com as fezes moles e amareladas, a recomendação é suspender a ração por um dia e oferecer bastante água. Se a frequência aumentar, é melhor levar ao veterinário para averiguar a causa primária.
Provavelmente o veterinário vai indicar um soro fisiológico, e dependendo do motivo da diarreia, alimentos específicos, um antibiótico ou até mesmo exames.
Na hora de procurar que remédio dar para cachorro com diarreia, lembre-se que é perigoso usar receitas caseiras e administrar medicação sem a opinião de um profissional.
Tipos de diarreia em cachorros e gatos

A troca de ração, se não for feita de forma gradual, pode prejudicar o organismo do animal. Isso acontece porque ele precisa de tempo para se acostumar. Então, é possível que as fezes fiquem moles por alguns dias.
Já falamos de alimentos proibidos para cachorros, e infelizmente, é um problema comum, visto que os tutores oferecem diferentes petiscos para o pet ao longo do dia, vários que não foram feitos para animais de estimação.
Outra causa comum de diarreia em animais são parasitas e verminoses, como giardíases, parvovirose e Escherichia coli nos gatos.
Se o pet apresentar fezes com sangue, leve a uma clínica rapidamente. A alteração é sintoma de doenças como as citadas acima e até gastroenterite hemorrágica, câncer e úlceras.
Vale procurar um veterinário de imediato se o cachorro com diarreia também estiver com outros problemas, como vômito, febre e fraqueza. Sobretudo porque a perda de água e nutrientes é significativa para o seu amigo.
Filhote com as fezes moles
A fase de crescimento dos animais é cheia de alterações hormonais e nos órgãos, tanto para cães como gatos.
É durante este período que um filhote de cachorro faz cocô e xixi com uma frequência maior e as fezes amolecidas são constantes por conta das mudanças no organismo. Mas é claro que é sinônimo de preocupação se não passar.
Nos cães e gatos adultos, o normal é que a diarreia dure de 24 a 48 horas. No mais, procure ajuda veterinária para entender o que está causando e se é necessário iniciar um tratamento ou cuidados básicos.
Por último, a diarreia é algo normal, visto que os pets são sensíveis, mas não deixe de ter cautela para o problema não acabar piorando.
Vamos ler mais sobre cães e gatos? Temos vários conteúdos disponíveis para você:
0 Comentários