Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que pode ser um cachorro com diarreia?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com diarreia o que pode ser

Um cachorro com diarreia pode assustar, e deve, mas é interessante entender o que pode significar fezes moles e em quais momentos é fundamental ir ao veterinário. Seja um episódio único ou constante, a alteração causa desconforto no bichinho e precisa ser levada a sério pelo tutor.

Saiba mais sobre o que causa diarreia em cães, como cuidar do seu amigo e pontos de atenção durante este momento que o organismo do animal está sensível.

O que pode ser um cachorro com diarreia?

A alteração das fezes de um animal mostra que o intestino do pet não está bem. Ao identificar dejetos alaranjados, esverdeados ou acinzentados, provavelmente é bom investigar o fígado e pâncreas. Contudo, não existe apenas um motivo para a disfunção intestinal, então descubra o que causa diarreia em cachorros e pode ser a causa do seu amigo.

Troca de alimentação

A ração para cachorro que o seu pet come impacta diretamente no regulamento do intestino dele. Isto significa que ao trocar o alimento, a alteração precisa ser gradual, assim você diminui as chances de uma possível diarreia.

Outro ponto de atenção é sempre oferecer a ração ideal para a fase de vida do bichinho, isto é, alimento para filhotes, adultos ou idosos. O alimento entrega exatamente os nutrientes que o animal precisa de acordo com a sua idade.

Ingestão de plantas tóxicas

Existem diversas espécies de plantas que não são indicadas para cachorro, isso porque possuem substâncias agressivas para o organismo deles. É o caso da costela-de-Adão, espada de São Jorge e comigo ninguém pode. Você inclusive pode conferir uma lista completa no post “Plantas tóxicas, cuidados e tipos comuns”.

Sintomas de uma doença

Rins, fígado e intestino são alguns dos órgãos mais afetados por um quadro de diarreia e ainda mais se o cachorro está doente. Se o pet é intolerante a um alimento ou substância, a diarreia pode aparecer. Lembre-se que doença é coisa séria, por isso não hesite em procurar um profissional para cuidar da saúde do seu amigo.

Intoxicação por comida

Você conhece as comidas tóxicas para cachorro? É importante! Até porque um dos costumes comuns dos tutores é dar restos para o animal, uma atitude que coloca a saúde em risco dependendo do alimento ingerido. Veja aqui os alimentos proibidos para o seu cão.

Presença de bactérias

Os medicamentos que atuam contra vermes e outros parasitas, o vermífugo, é ideal para diminuir as chances de problemas de saúde causados por esses intrusos. Entretanto, se acontecer, a diarreia é um dos sintomas comuns.

Por fim, é válido lembrar que a presença de um médico veterinário é fundamental a partir do momento que o cenário não é único. Ou seja, a partir da hora que o cachorro defeca mole mais de uma ou duas vezes.

Tipos de diarreia em cães

E então, será que existe um tipo de diarreia mais urgente que outras? Bom, para começar, uma das causas mais comuns é a troca de ração. Isso porque se ela não for feita de forma gradual, pode prejudicar o organismo do animal. Aliás, isso acontece porque ele precisa de tempo para se acostumar. Então, é possível que as fezes fiquem moles por alguns dias. 

A lista de alimentos tóxicos para cachorros já foi divulgada por aqui, mas infelizmente, ainda é um problema comum. A disfunção acontece por conta dos restos de comida que os tutores insistem em dar para os cães ao longo do dia, do café da manhã até o jantar. É importante lembrar que a nossa comida não foi feita para eles e que existem petiscos para cachorros.

Outra causa comum de diarreia em animais são parasitas e verminoses, como giardíases e parvovirose. Se o pet apresentar fezes com sangue, por exemplo, leve a uma clínica rapidamente. A alteração é sintoma de doenças como as citadas acima e até gastroenterite hemorrágica, câncer e úlceras.

Cachorro com diarreia: o que fazer?

 Se o cão está saudável e apenas apresentou um ou outro quadro de diarreia, observe para ver se há uma melhora. É importante deixar água à disposição e cortar qualquer comida por algumas horas. É comum as fezes amolecerem após o animal comer alimentos que não estão na sua rotina.

Vale procurar um veterinário de imediato se o cachorro com diarreia também estiver com outros problemas, como vômito, febre e fraqueza. Sobretudo porque a perda de água e nutrientes é significativa para o seu amigo.

O pet deve passar por análise e uma série de exames para entender o que está acontecendo e, se necessário, receber medicação.

cachorro com diarreia pode estar doente

O que dar de comida para cachorro com diarreia?

Caso o bichinho fique com as fezes amareladas, a recomendação é suspender a ração por um dia e oferecer bastante água. Provavelmente o veterinário vai indicar um soro fisiológico, e dependendo do motivo da diarreia, alimentos específicos, um antibiótico ou até mesmo exames.

Na hora de procurar que remédio dar para cachorro com diarreia, lembre-se que é perigoso usar receitas caseiras e administrar medicação sem a opinião de um profissional. Isso porque você não descobre o real problema e pode camuflar possíveis doenças.

Diarreia em cachorro filhote

A fase de crescimento dos animais é cheia de alterações hormonais e nos órgãos para os cães ainda filhotes. 

É durante este período que um filhote de cachorro faz cocô e xixi com uma frequência maior e as fezes amolecidas são constantes por conta das mudanças no organismo. Mas é claro que é sinônimo de preocupação se não passar.

Nos cães que já são adultos, o normal é que a diarreia dure de 24 a 48 horas. No mais, procure ajuda veterinária para entender o que está causando e a necessidade de iniciar um tratamento ou cuidados básicos para recuperar a hidratação e saúde do pet.

Por último, a diarreia é algo normal, visto que os pets são sensíveis, mas não deixe de ter cautela para o problema não acabar piorando. O ideal é envolver um especialista para não deixar um possível sinal de doença passar em branco.

No blog Cobasi você tem acesso a diversos conteúdos sobre saúde canina. Confira outros temas para a sua próxima leitura:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Junior disse:

    Olá minha cadela já tem dois meses fazendo coco mole
    Já levei para o veterinário e fez uma cirurgia para retirada do útero mais ainda faz coco mole
    O q eu faço

  2. Alvina Marques ferraz da costa disse:

    Foi muito bom, entendi perfeitamente. Obrigada

  3. Cakau santos disse:

    Olá boa noite! eu sou a Cakau
    Eu tenho uma cachorrinha Lhasa. Eu sempre vejo como ela está, como ela ache durante o dia e até então nada a declarar. Mas essa semana vi que ela estava fazendo suas fezes meio termo, assim sabe mole/duro, ao mesmo tempo, isso me preocupou porque ela não é de fazer suas fezes assim. Ela só come ração e bebe bastante água, é uma cachorrinha muito bem saudável eu queria sabe o por que. Qual o motivo dela estar assim?
    Por isso deixo o meu comentário, mas é claro que vou procurar um médico-veterinário para cuidar bem da minha Pet Marry
    Fica a dica pra vcs tbm tem um mundo animal.

    • Cobasi disse:

      Oi, Cakau! Como vai? O melhor caminho é mesmo procurar um médico-veterinário, pois é necessário avaliar a cadelinha de perto. Quer uma dica? Tire foto das fezes e mostre ao veterinário. Isso poderá ajudá-lo a realizar o diagnóstico. =)

  4. Yasmim Alves disse:

    Oi boa noite!
    Tenho uma cachorrinha de quase 3 meses, ela saiu para caminhar e comeu grama, desde então ela tá bem ruim, não quer comer, aparentou ter febre e fraqueza, está fazendo as fezes bem líquidas e amarronzadas e bem fedidas, e é sempre após eu dar soro, o que eu posso fazer, ela não está querendo comer nada e nem beber.

    • Cobasi disse:

      Oi, Yasmin. Como vai? Recomendamos levar o seu pet em uma consulta ao médico-veterinário para a realização de exames e a indicação do tratamento mais adequado.

  5. Silvans disse:

    Boa tarde tenho um cachorro de três anos ele tem dois dias fazendo coco mole

    • Cobasi disse:

      100%
      10
      ds2662434@gmail.com
      1 de 1
      B406 Daniele ds2662434@gmail.com 127.0.0.1 Cachorro pode tomar soro caseiro
      C414

      Oi, Sobana. Como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como, troca de ração, parasitas, vírus e bactérias e Intoxicação alimentar ou envenenamento. Para um melhor diagnostico indicamos uma visita ao médico-veterinário.

      Para ativar o suporte para leitor de tela, pressione Ctrl+Alt+Z Para saber mais sobre atalhos de teclado, pressione Ctrl+barra

      Oi, Sobana. Como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como, troca de ração, parasitas, vírus e bactérias e Intoxicação alimentar ou envenenamento. Para um melhor diagnostico indicamos uma visita ao médico-veterinário.

  6. Susana Mendonça da Silva disse:

    Bom dia !
    Tenho um shitzu de 1 ano e 6 meses.
    Ele não está querendo mais comer a ração.Já trocamos de ração, ele come e depois enjoa da ração.
    Observei que toda vez que introduzo uma proteína na ração, ele come, mas fica com diarreia. Cozinho bastante só com agua sem tempero nenhum.
    Quando levei na veterinaria, ele tomou injeções de penicilina durante 5 dias e ficou bom. Ela me falou várias causas que poderia ter ocasionado a diarréia. Tinha feito uma ultrasson que deu gastroenterite. Mas é só eu dar carne ou frango que ele fica assim. Não sei o que faço, pois ele não quer mais a ração seca.

    • Cobasi disse:

      Olá, Susana! tudo bem?
      Converse com a profissional novamente para verificar as melhores opções de acordo come essa reação do seu animal de estimação.

  7. Claudia Aparecida De Angeli disse:

    Minha chihuahua está tendo diarreia quando come ração,sempre comeu premier e agora está tendo diarreia.A uns meses troquei para a fórmula natural,comeu quase todo o pacote no fim.comecou com.diarreia,voltei para a premier é agora está novamente com diarreia,só quando come a ração a noite.Fica a madrugada toda com diarreia. O que posso fazer.Qual ração indicada.

    • Cobasi disse:

      Olá, Claudia! tudo bem?
      Antes de mudar a alimentação do pet, é necessário entender o que está ocasionando essa diarreia constante. Por isso, a recomendação é que leve o animal a um médico-veterinário e descreva todos os sintomas apresentados.

  8. Flávia Mendes Feliciano disse:

    Meu pet é um Pincher vai fazer um ano , está com as fezes amarela e um pouquinho mole, o que devo fazer pode me ajudar?

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      Se o seu Pincher está apresentando fezes amarelas e um pouco moles, é importante monitorar a situação e, se os sintomas persistirem ou piorarem, buscar orientação de um veterinário, pois fezes amarelas podem indicar uma série de problemas.

  9. Nara romeno disse:

    Dei um pedacinho de carne de churrasco e um pedaço de queijo assado, minha cachorrinha ficou com diarreia tem algum remédio que eu poça dar?

  10. Ana Emilia disse:

    Minha pet tem 15 anos. Fazendo fezes tipo diarreia. O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana! tudo bem?
      Se o cão está saudável e apenas apresentou um ou outro quadro de diarreia, observe para ver se há uma melhora. Vale procurar um veterinário de imediato se o cachorro com diarreia também estiver com outros problemas, como vômito, febre e fraqueza. Sobretudo porque a perda de água e nutrientes é significativa para seu pet.

Deixe o seu comentário