Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com diarreia: o que fazer, causas e tratamentos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com diarreia o que pode ser

Um cachorro com diarreia é um sintoma comum, que ocorre por diferentes causas, como a ingestão de alimentos não indicados e até verminoses. Como a condição demanda atenção e cuidados, conversamos com a veterinária Talita Michelucci (CRMV-SP – 19036) para explicar tudo sobre o tema. 

Principais causas da diarreia em cães

O cão com diarreia é uma condição caracterizada por fezes líquidas, que podem ocorrer diversas vezes durante o dia. Essa reação do organismo é um sinal clínico para diversos problemas de saúde. 

As principais causas relacionadas à diarreia em cachorro são:

  • endoparasitas (vermes, giárdia);
  • alteração brusca na dieta;
  • gastroenterite infecciosa;
  • intoxicação;
  • reações a medicamentos;
  • ingestão de substâncias e plantas tóxicas;
  • estresse;
  • quadros de desidratação;
  • sintomas de doenças;
  • vírus, bactérias e parasitas.

Vale destacar, que a maior incidência de cães com diarreia em clínicas veterinárias são as questões relacionadas à alimentação. Então, situações como a troca de ração até a ingestão de um alimento que não é recomendado, causam diarreia em cachorro.

Quando levar o pet ao veterinário?

Cachorro com diarreia, o que fazer? De acordo com a veterinária Talita Michelucci: “Sempre que o animal apresentar algum sinal que esteja fora da normalidade dele, o veterinário clínico já deve ser consultado”.

Nesses casos, não hesite em procurar um especialista. O pet deverá passar por análise e uma série de exames para identificar a causa, bem como o tratamento necessário.

cão com diarreia
De modo geral, a diarreia caracteriza-se pelas fezes líquidas que podem ocorrem várias vezes ao dia.

Para auxiliar no diagnóstico, é muito importante o tutor observar questões como a duração da diarreia e se está associada a outros sintomas, como: vômitos, sangue, fraqueza e febre.

Além disso, é preciso observar a consistência e a coloração das fezes. Por exemplo, o cocô verde, pode indicar o consumo excessivo de grama ou uma doença na vesícula biliar. Essa análise é importante para notar se há presença de algum parasita.

São detalhes que ajudam – e muito – na consulta veterinária. O especialista ainda irá questionar sobre o histórico, dieta e rotina diária do pet.

Cachorro filhote com diarreia: o que fazer?

Existem diversos episódios relacionados ao cachorro filhote com diarreia, alguns são fáceis de controlar, já outros podem indicar uma doença. Como mencionamos a seguir:

Alimentação

Um dos cenários mais comuns é a mudança na alimentação. Nesses casos, o indicado é realizar um período de adaptação – descrito na embalagem da ração ou recomendado pelo veterinário.    

Medicamentos

Em caso de medicação, toda a etapa de tratamento deve ser monitorada por um veterinário, para alterar ou interromper.

Ingestão de objeto estranho

Se um objeto estranho foi ingerido, procure um médico-veterinário imediatamente. 

Portanto, em caso de cachorro filhote com diarreia, observe a duração, associação a outros sintomas, e claro, leve o pet ao veterinário.

Mas, de modo geral, uma boa alimentação com rações de qualidade e a vermifugação em dia, são soluções vitais para a saúde dos cães. Sempre ofereça água limpa e fresca em abundância para prevenir a desidratação.  Apesar de comum (frequente) vermos filhotes com diarreia, o normal é que ele não tenha.

diarreia em cachorro
O seu cachorro filhote está com diarreia? Não hesite em levá-lo ao veterinário, pois pode indicar uma condição crítica.

“Sempre que tiver diarréia ou qualquer outra alteração, o veterinário clínico deve ser consultado. Desde filhote é importante que o cãozinho tenha um veterinário clínico acompanhando seu desenvolvimento e sua saúde”, explica a veterinária Talita.

Diagnóstico de doenças associadas à diarreia em cachorro

Como a diarreia em cães é um sintoma de diversas doenças, para um diagnóstico preciso é fundamental consultar um médico-veterinário. O profissional pode solicitar:

  • exame coproparasitológico – para diagnosticar vermes intestinais;
  • CCD (Cromatografia em Camada Delgada – análise toxicológica;
  • exames de imagem – ultrassom e radiografia;
  • endoscopia;
  • exame de sangue e fezes;
  • entre outros.

Tratamento e remédio para diarreia de cachorro

O tratamento da diarreia em cães vai depender da causa subjacente. Em casos simples, como diarreia causada por uma alimentação inadequada, o tratamento pode consistir apenas em oferecer uma rotina alimentar e reintrodução gradual da dieta normal.

Já em casos mais graves, como diarreia causada por doenças infecciosas ou inflamações intestinais, o tratamento pode incluir medicamentos, dieta especial e fluidoterapia. 

remedio para diarreia de cachorro

O tratamento e medicação de escolha deve ser definido pelo médico veterinário que irá acompanhar o seu cãozinho, como explica a veterinária Talita Michelucci:

“A diarréia pode ser sinal de muitos problemas distintos entre si e para cada um deles a conduta será uma. Portanto, sempre que o cãozinho tiver diarréia, conte com a avaliação do clínico para tratar o cãozinho da forma mais adequada”, completou.

Gostou do conteúdo? Agora você sabe mais sobre cachorro com diarreia. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Junior disse:

    Olá minha cadela já tem dois meses fazendo coco mole
    Já levei para o veterinário e fez uma cirurgia para retirada do útero mais ainda faz coco mole
    O q eu faço

  2. Alvina Marques ferraz da costa disse:

    Foi muito bom, entendi perfeitamente. Obrigada

  3. Cakau santos disse:

    Olá boa noite! eu sou a Cakau
    Eu tenho uma cachorrinha Lhasa. Eu sempre vejo como ela está, como ela ache durante o dia e até então nada a declarar. Mas essa semana vi que ela estava fazendo suas fezes meio termo, assim sabe mole/duro, ao mesmo tempo, isso me preocupou porque ela não é de fazer suas fezes assim. Ela só come ração e bebe bastante água, é uma cachorrinha muito bem saudável eu queria sabe o por que. Qual o motivo dela estar assim?
    Por isso deixo o meu comentário, mas é claro que vou procurar um médico-veterinário para cuidar bem da minha Pet Marry
    Fica a dica pra vcs tbm tem um mundo animal.

    • Cobasi disse:

      Oi, Cakau! Como vai? O melhor caminho é mesmo procurar um médico-veterinário, pois é necessário avaliar a cadelinha de perto. Quer uma dica? Tire foto das fezes e mostre ao veterinário. Isso poderá ajudá-lo a realizar o diagnóstico. =)

  4. Yasmim Alves disse:

    Oi boa noite!
    Tenho uma cachorrinha de quase 3 meses, ela saiu para caminhar e comeu grama, desde então ela tá bem ruim, não quer comer, aparentou ter febre e fraqueza, está fazendo as fezes bem líquidas e amarronzadas e bem fedidas, e é sempre após eu dar soro, o que eu posso fazer, ela não está querendo comer nada e nem beber.

    • Cobasi disse:

      Oi, Yasmin. Como vai? Recomendamos levar o seu pet em uma consulta ao médico-veterinário para a realização de exames e a indicação do tratamento mais adequado.

  5. Silvans disse:

    Boa tarde tenho um cachorro de três anos ele tem dois dias fazendo coco mole

    • Cobasi disse:

      100%
      10
      ds2662434@gmail.com
      1 de 1
      B406 Daniele ds2662434@gmail.com 127.0.0.1 Cachorro pode tomar soro caseiro
      C414

      Oi, Sobana. Como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como, troca de ração, parasitas, vírus e bactérias e Intoxicação alimentar ou envenenamento. Para um melhor diagnostico indicamos uma visita ao médico-veterinário.

      Para ativar o suporte para leitor de tela, pressione Ctrl+Alt+Z Para saber mais sobre atalhos de teclado, pressione Ctrl+barra

      Oi, Sobana. Como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como, troca de ração, parasitas, vírus e bactérias e Intoxicação alimentar ou envenenamento. Para um melhor diagnostico indicamos uma visita ao médico-veterinário.

  6. Susana Mendonça da Silva disse:

    Bom dia !
    Tenho um shitzu de 1 ano e 6 meses.
    Ele não está querendo mais comer a ração.Já trocamos de ração, ele come e depois enjoa da ração.
    Observei que toda vez que introduzo uma proteína na ração, ele come, mas fica com diarreia. Cozinho bastante só com agua sem tempero nenhum.
    Quando levei na veterinaria, ele tomou injeções de penicilina durante 5 dias e ficou bom. Ela me falou várias causas que poderia ter ocasionado a diarréia. Tinha feito uma ultrasson que deu gastroenterite. Mas é só eu dar carne ou frango que ele fica assim. Não sei o que faço, pois ele não quer mais a ração seca.

    • Cobasi disse:

      Olá, Susana! tudo bem?
      Converse com a profissional novamente para verificar as melhores opções de acordo come essa reação do seu animal de estimação.

  7. Claudia Aparecida De Angeli disse:

    Minha chihuahua está tendo diarreia quando come ração,sempre comeu premier e agora está tendo diarreia.A uns meses troquei para a fórmula natural,comeu quase todo o pacote no fim.comecou com.diarreia,voltei para a premier é agora está novamente com diarreia,só quando come a ração a noite.Fica a madrugada toda com diarreia. O que posso fazer.Qual ração indicada.

    • Cobasi disse:

      Olá, Claudia! tudo bem?
      Antes de mudar a alimentação do pet, é necessário entender o que está ocasionando essa diarreia constante. Por isso, a recomendação é que leve o animal a um médico-veterinário e descreva todos os sintomas apresentados.

  8. Flávia Mendes Feliciano disse:

    Meu pet é um Pincher vai fazer um ano , está com as fezes amarela e um pouquinho mole, o que devo fazer pode me ajudar?

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      Se o seu Pincher está apresentando fezes amarelas e um pouco moles, é importante monitorar a situação e, se os sintomas persistirem ou piorarem, buscar orientação de um veterinário, pois fezes amarelas podem indicar uma série de problemas.

  9. Nara romeno disse:

    Dei um pedacinho de carne de churrasco e um pedaço de queijo assado, minha cachorrinha ficou com diarreia tem algum remédio que eu poça dar?

  10. Ana Emilia disse:

    Minha pet tem 15 anos. Fazendo fezes tipo diarreia. O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana! tudo bem?
      Se o cão está saudável e apenas apresentou um ou outro quadro de diarreia, observe para ver se há uma melhora. Vale procurar um veterinário de imediato se o cachorro com diarreia também estiver com outros problemas, como vômito, febre e fraqueza. Sobretudo porque a perda de água e nutrientes é significativa para seu pet.

Deixe o seu comentário