Cachorro vomitando: o que pode ser?

Compartilhar:


Cachorro vomitando: o que pode ser?

Cachorro vomitando é mais comum do que imaginamos, mas nem por isso deve ser tratado como algo sem importância. Isso porque um cachorro que vomitou pode estar sentindo desde um leve desconforto por ter comido rápido demais até estar com alguma doença mais grave cujo sintoma inicial é o vômito.

Se você encontrou este artigo após fazer uma busca por “meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste”, fique com a gente até o final da leitura para conhecer algumas das possíveis causas para esse quadro.

De qualquer maneira, agende uma consulta com o médico-veterinário o quanto antes, pois somente o profissional de saúde pode fazer um diagnóstico correto e preciso do seu cão, indicando o tratamento mais adequado para ele.

Cachorro vomitando: o que pode estar acontecendo?

Cachorro vomitando: o que pode estar acontecendo?

Sempre que um cachorro vomita, o tutor logo se assusta, e é bem provável que os primeiros pensamentos sejam os piores. Já ficamos logo com receio de que seja uma doença grave e que nosso amigo peludo esteja sofrendo. Mas calma! O mais importante nesse momento é agir com atenção e agilidade, levando o pet o quanto antes ao veterinário.

Além disso, é importante reconhecer a diferença entre cachorro vomitando e cachorro regurgitando. Quando o cachorro regurgita, a expulsão sai do esôfago, e pode ocorrer quando ele come muito rápido ou não tem uma digestão adequada, por exemplo.

Já quando ele come algo que não lhe cai bem, é comum que ele vomite, expulsando algo do estômago. Existem tipos bem característicos de vômito que podem indicar diferentes problemas de saúde. Conheça mais sobre eles a seguir, dessa forma você poderá relatar ao veterinário o ocorrido da melhor maneira possível.

Meu cachorro está vomitando: quais são as causas?

Meu cachorro está vomitando: quais as causas?

Existem muitas explicações para um cachorro vomitando, e somente o veterinário poderá dizer com precisão o que está acontecendo com o seu pet. Ainda assim, vale a pena conhecer as principais causas de vômito em cachorro. Veja a seguir.

1. Cachorro vomitando amarelo

O vômito amarelo do cachorro frequentemente representa uma forma de o organismo se defender de algo que não faz bem a ele. Pode ser:

  • uma alteração no funcionamento do fígado;
  • ansiedade exacerbada, bem comum em cães que não estão acostumados a ficar sozinhos;
  • consequência de dor aguda ou outras doenças;
  • devido ao jejum prolongado, em que o estômago fica vazio por tempo demais.

De maneira geral, um cachorro vomitando espuma amarela está expelindo bile, uma substância fabricada pelo fígado e liberada pela vesícula biliar do pet. É comum que um cachorro com o estômago vazio vomite amarelo devido à irritação que a bile provoca.

2. Cachorro vomitando verde

Assim como acontece com o vômito amarelo, um cachorro vomitando verde pode estar com o estômago totalmente vazio. A diferença, nesse caso, é a quantidade maior de bile irritando a mucosa do estômago, o que geralmente ocorre quando o pet vomita várias vezes.

O vômito verde também pode ser indicativo de doenças mais graves e não deve ser negligenciado. Se estiver acompanhado de diarreia ou de outros sintomas, pode ser indício de algo sério.

3. Cachorro vomitando espuma branca

Muitas vezes pode ser difícil perceber que um cachorro vomitou espuma branca, pois a aparência pode ser bem semelhante à saliva. A presença de espuma no vômito do cachorro pode indicar:

  • intoxicação alimentar;
  • gastrite e outras inflamações ou infecções no estômago e no intestino;
  • outras doenças graves;
  • refluxo, indigestão e náuseas, comuns quando o cão come rápido demais e sem mastigar corretamente.

É fundamental relatar ao médico-veterinário se os episódios de cachorro vomitando foram isolados ou se aconteceram com frequência (e qual foi ela), além da presença de outros sintomas, como febre, falta de apetite, dor e tosse.

4. Cachorro vomitando sangue

Esse é, sem dúvida, um dos quadros mais assustadores para o tutor. Um cachorro vomitando sangue geralmente aciona nosso alerta vermelho, e não é para menos.

O primeiro passo, nesse caso, é avaliar se o sangue está saindo de algum machucado na boca do cão, como um dente que se quebrou ou uma ferida na língua. Tome bastante cuidado nessa investigação para que o cão não morda você, pois pode reagir dessa maneira se estiver sentindo dor.

Outro ponto importante é observar o tom do sangue: geralmente um vermelho mais vivo indica ferimentos na boca, enquanto vermelho escuro pode significar problemas gastrointestinais.

Atenção: se o sangue estiver presente também nas fezes, não espere! Agir com rapidez pode salvar a vida do seu melhor amigo, já que o sangramento pode ser decorrente de lesões internas e outras causas graves, como:

  • verminoses;
  • distúrbios de coagulação;
  • doença do carrapato;
  • parvovirose;
  • cinomose;
  • câncer;
  • infecções diversas;
  • ingestão de objetos estranhos e cortantes.

O que é bom para cachorro quando está vomitando? A dica mais preciosa para essa condição é fazer consultas frequentes. Essas são ações preventivas com objetivo de identificar precocemente infecções ou outras doenças relacionadas com cachorro vomitando sangue.

5. Cachorro vomitando marrom

O vômito marrom em cães nem sempre é sinal de uma ração mal digerida, mas essa é a principal causa. Se o cachorro vomitou a ração inteira, pode ser uma boa ideia investir em comedouros lentos, que ajudem o pet a comer mais lentamente, mastigando melhor a ração.

Outra possibilidade bastante comum é a coprofagia, ou seja, o hábito que alguns cães têm de ingerir as próprias fezes. Ainda que essa prática seja mais comum em algumas raças do que em outras, ela geralmente está ligada a distúrbios comportamentais, como ansiedade e necessidade de chamar atenção dos tutores. 

Existem algumas maneiras de resolver o problema, inclusive com suporte de medicamentos, mas os meios principais de correção costumam envolver a participação de um adestrador.

6. Cachorro com vômito e diarreia

Se um cachorro está vomitando e com diarreia, pode ter intolerância ao alimento que consome. Pode ser uma indisposição momentânea, caso tenha exagerado em um petisco novo, por exemplo, ou sinal de algo mais grave.

Muitas doenças graves, como giardíase, cinomose, parvovirose e outras parasitoses apresentam vômito e diarreia como alguns dos principais sintomas. Mantenha as vacinas do pet em dia, bem como a proteção contra pulgas e carrapatos, e converse com o veterinário.

O que fazer quando o cachorro está vomitando?

O que fazer quando o cachorro está vomitando?

Ver o cachorro vomitando pode ser desesperador, especialmente para os tutores de primeira viagem. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a lidar com esse problema. 

Antes de qualquer coisa, é importante observar se o animal está tendo algum outro sintoma além do vômito, como febre ou diarreia. Além disso, fique atento à frequência com que os vômitos ocorrem. 

Se a frequência for alta e o animal apresentar outros sintomas, é possível que ele esteja com alguma outra patologia, portanto, não espere e corra para o veterinário. No entanto, caso o animal vomite apenas uma vez e pare, será necessário analisar como foi o tipo de vômito. 

Leve o cão ao veterinário

cachorro doente

Fique atento ao comportamento do cachorro depois que ele vomitar espuma ou sangue. Observe bem para tentar descobrir o que pode ter causado esse susto. Caso os vômitos continuem, ou se o pet não quiser se alimentar ou beber água, leve-o ao médico-veterinário sem demora.

Não ofereça remédio caseiro para cachorro vomitando, pois mesmo com boas intenções você pode agravar o quadro de saúde do pet. Depois de fazer uma avaliação completa, o veterinário poderá indicar um remédio para vômito de cachorro adequado, inclusive com as recomendações das dosagens e duração do tratamento.

Outra dica é se atentar ao tipo de fezes que o animal está fazendo. Observe se ele está evacuando normalmente ou se ele apresenta traços de prisão de ventre ou diarreia. Qualquer informação extra pode ser crucial na hora de conversar com o veterinário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

27 Comentários

  1. Naira cantanhede disse:

    Meu cachorro tem 3meses e a dois dias ele como muito rápido e vomita comida caseira e quando ele come ração ele não vomita

    • Cobasi disse:

      Naira, Como vai? Recomendamos evitar o uso de comida caseira para cães. Ela só deve ser dada com o acompanhamento veterinário do animal, já que a nossa dieta é diferente da que deve ser oferecida aos cães. Além disso, temperos e alguns ingredientes podem intoxicar o seu pet. Se possível, ofereça apenas ração para filhotes.

  2. Carlos disse:

    Muito boa explicação me deixou mais aliviado uma vez que o meu pete estava regurgitando o alimento hoje…obrigado

  3. Leidiane disse:

    Oi… meu cachorro tem pouco mais d dois meses,ele tá vomitando,defecando mole e vomitando…além disso não tá comendo e tá emagrecendo muito.o que devo fazer? Aqui na minha cidade não tem nenhum veterinário.

    • Cobasi disse:

      Leidiane, como vai? É importante procurar um veterinário para avaliar o animal e indicar o tratamento adequado. Ter um médico-veterinário de confiança é fundamental para emergências como essa.

  4. Emmanoela dias disse:

    Gostei muito dessas informações!!!

  5. Yolanda Tomaz disse:

    Meu cachorro tá vomitando depois que eu troquei a ração o que fazer não quer comida só água

    • Cobasi disse:

      Yolanda, como vai? Ao mudar a ração é recomendável fazer a transição gradual. Não fazer dessa forma, pode gerar enjoo. No entanto, esse também é um sintoma de diversas doenças. Recomendamos que procure um médico-veterinário para avaliar o seu pet.

  6. Andreia disse:

    Meu bebezinho apollo está vomitando só um água com espuma, uma vez ao dia ,mais esta comendo e brincando normalmente. Pode me ajudar?

  7. Katleen disse:

    Meu filhote de Shitzu tem 65 dias porém desde ontem ele anda vomitando mais agora e tipo uma ânsia que vem e só sai um pouco de água, o que pode ser ? Obrigada 😞

  8. Antonio Luiz Nicoletti disse:

    Bom dia, meu cachorro esta tomando antibioticos e esta vomitando muito, o que posso fazer.

  9. sonia disse:

    o meu cachorro esta vomitando , mas quer come mais come vomita tudo

  10. Debora Fernandes disse:

    O meu filhote tem cerca de 40 dias ontem comecei a dar racao umidecida mais ele esta vo.itando oque devo fazer

  11. Franciele Fagundes Ferreira disse:

    Meu cachorro não está comendo só bebe água e vomita acho q foi um frango assado q dei para ele comeu demais e no outro dia vomitou tudo não fez bem para ele dei quarta feira e até agora não melhorou

  12. Natália Maria Fernandes Gonçalves disse:

    meu cachorro Não quê comer e as vezes comer e vomitar em seguida comer o que vomitou , o veterinário indicou Anti tóxico , mas não teve melhoras o que fazer ?

  13. GARDENIA VENTURA disse:

    Hj o meu pet amanheceu vomitando amarelo e caindo o que pode ser percebe q ele está com Diarreia e triste o que devo dar pra ela foi bem ? 🥺🥺

  14. Andreia disse:

    Olá
    A cachorrinha que cuido é de rua, no entanto há dias que vem vomitando tudo que come, já foi medicada mas não teve melhoras. Devo trocar a medicação já que a veterinária não me deu retorno 😞

  15. Daniel Ramos perez disse:

    Meu cachorrinho tem 6 meses ele não tá comendo muito bem, e quando ele come depois de um tempo, começa a gritar de dor e vomitar tudo que comeu

Deixe o seu comentário