Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu cachorro não quer comer e só bebe água – e agora?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 11 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Meu cachorro não quer comer e só bebe água - e agora?

Se você se pegou pensando “meu cachorro não quer comer, só bebe água”, este artigo é para você! Existem muitas causas possíveis para explicar um cãozinho que não está se alimentando como deveria. Assim, identificar essa causa é muito importante para lidar com o problema da maneira ideal.

Neste artigo vamos falar mais sobre cachorro que não quer comer e beber água e também sobre aquele que está apenas ingerindo líquidos. Vem com a gente saber mais sobre o assunto!

Meu cachorro não quer comer e só bebe água: o que pode ser?

Meu cachorro não quer comer e só bebe água: o que pode ser?

Há uma série de possibilidades para explicar o comportamento do cachorro que para de comer e passa apenas a ingerir água. As causas podem variar desde um incômodo momentâneo, relacionado a um novo morador na casa, por exemplo, chegando até a um problema de saúde mais grave.

Em qualquer caso, a medida mais recomendada é sempre levar seu pet a uma consulta com o médico-veterinário, de preferência o quanto antes. O profissional de saúde é capacitado para identificar e relacionar os menores sinais e indicar o tratamento mais adequado.

No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar nesse processo. Você pode contribuir com o médico-veterinário para chegar a um diagnóstico preciso com algo muito importante e valioso: a informação.

Meu cachorro não quer comer e só bebe água: 6 ações para descobrir o que está havendo

Você pode ajudar o veterinário a descobrir o que está acontecendo para explicar por que seu cachorro não quer comer e só bebe água. Confira as etapas a seguir e, se preferir, tome nota daquilo que encontrar.

Ação 1: observe o seu cachorro

Ação 1: Observe o seu cachorro

Cães são seres integrais, como nós. Por isso, a falta de apetite certamente está relacionada a outros fatores e não é algo isolado. A questão é descobrir o que mais está havendo, e você pode fazer isso por meio da observação.

Verifique se o seu cachorro não está comendo nada ou se apenas reduziu a ingestão de alimentos. Ele perdeu o interesse pela ração mas continua querendo comer petiscos? Ou não quer comer mais nada? Há ingestão de grama do quintal, por exemplo, ou não?

Se além da falta de apetite o cachorro está quieto, dormindo mais do que o normal e sem interesse por brincadeiras e passeios que antes eram os seus favoritos, acenda o alerta vermelho e reporte para o veterinário.

Não deixe de observar também a urina e as fezes do seu cachorro. A frequência, a quantidade e as características do xixi e do cocô dizem muito sobre como está o organismo do peludo como um todo.

Se além da falta de apetite o cão também estiver apresentando diarreia e vômito, não espere. Procure o veterinário o quanto antes!

Ação 2: faça uma checagem no corpo do cachorro

Às vezes seu cachorro não quer comer e só bebe água porque está com um machucado na boca. A melhor maneira de descobrir é olhando com atenção o corpo do seu melhor amigo peludo.

Sente-se perto do cão e, com muita calma, comece a fazer uma investigação nele. Observe os lábios, abra a boca com cuidado e veja se há algum dente faltando, quebrado ou lascado. Veja também a gengiva.

Aproveite o momento para fazer uma inspeção no restante do corpo do pet. Observe a pele, procure por parasitas. Há feridas ou machucados? Há trechos em que o pelo está faltando? Não esqueça de olhar entre os dedos e na base da cauda também.

Ação 3: hora de verificar o alimento

Ação 3: Hora de verificar o alimento

Se o seu cachorro vinha comendo bem e de repente não está mais interessado no alimento, é preciso verificar se não há algo de errado com a ração em si. Observe a data de validade e confira o aspecto geral da comida: a cor e o cheiro estão normais? Os grãos estão crocantes ou parecem murchos e amolecidos?

Se for esse o caso, descarte esse alimento e ofereça um novo para o pet. Não esqueça que uma armazenagem bem feita é fundamental para manter a integridade e a qualidade do alimento ingerido pelo seu pet.

Ação 4: avalie o ambiente onde o pet vive

Não são raros os casos em que um cachorro para de comer por conta de algo que estava presente no seu ambiente. Pode ser uma planta que você não sabia que era tóxica, um pedaço de brinquedo que se soltou e foi ingerido e até mesmo um medicamento de uso humano que o peludo ingeriu por descuido.

Faça uma verificação completa na sua casa e dê atenção especial aos espaços onde o cachorro passa a maior parte do tempo. Verifique tudo com muita atenção: plantas com folhas arrancadas e galhos partidos, produtos de limpeza com frasco furado ou tampa faltando, tapetes e outros objetos roídos… não deixe passar nada.

Se identificar que há algo faltando ou fora do lugar, leve o pet ao veterinário imediatamente. Mesmo que o cachorro não esteja vomitando, se houver a menor possibilidade de que ele tenha ingerido algo que não seja alimento próprio para cães, não espere! Procure ajuda com urgência.

Ação 5: converse com as outras pessoas da casa

Ação 5: Converse com as outras pessoas da casa

Se o seu cachorro não quer comer e só bebe água, pode ser que outro morador da casa o esteja alimentando sem que você saiba. Alguns peludos fazem aquela carinha de pidão e pronto: não precisa nem insistir muito para ganhar um petisco saboroso ou até mesmo um pedaço de carne do jantar.

Por isso, se você mora com outras pessoas, tenha uma conversa sincera sobre a alimentação do cachorro. Se ele estiver recebendo ração em outros momentos além daqueles que você coloca, pode estar desinteressado da comida simplesmente por estar com o estômago cheio demais.

Ação 6: observe suas ações

Assim como pode acontecer com outros moradores da casa, o tutor principal do cachorro também pode perder a mão e exagerar nas guloseimas. Se o seu pet sabe que vai ganhar um petisco gostoso logo depois de jantar ou se já entendeu que, se não comer a ração, você vai dar carne ou frango para ele, certamente essa falta de apetite é comportamental e seletiva.

Existem outras maneiras de demonstrar amor pelo seu cachorro. Isso não quer dizer que você não possa mais dar petiscos para ele, apenas que deve buscar o equilíbrio!

Causas mais comuns para a falta de apetite em cachorro

Se depois de todas essas observações e checagens o seu cachorro ainda está sem apetite, pode ser que haja alguma causa médica para explicar o comportamento. Algumas doenças têm o desinteresse por comida como um dos principais sintomas, e somente o médico-veterinário pode fazer um diagnóstico correto.

No entanto, há outras causas que não estão diretamente relacionadas às doenças, mas que são igualmente preocupantes. Vamos ver um pouco mais sobre o assunto a seguir.

Causas comportamentais e relacionadas ao ambiente do pet

Cães são animais com hábitos bem estabelecidos, e uma mudança no seu ambiente ou na sua rotina pode afetar diretamente o seu apetite. Por exemplo, a chegada de um novo membro na família (que pode ser um bebê, um adulto ou até mesmo um novo pet), a mudança para uma casa nova e até um novo comedouro podem afetar o peludo.

Se você é a única pessoa que coloca ração para o seu cachorro e de repente isso mudou, ele certamente vai sentir essa diferença. Um peludo que está acostumado a comer com o tutor sentado no chão ao seu lado pode ser recusar a ingerir os alimentos quando deixado sozinho.

Com os cachorros, assim como com tudo na vida, é preciso buscar o equilíbrio. Os excessos podem fazer muito mais mal ao peludo do que nós imaginamos.

Mudanças na alimentação

Mudanças na alimentação

Muitas vezes pode ser necessário fazer a troca da ração do pet, seja por uma questão de equilíbrio nutricional ou apenas para variar o cardápio mesmo. Essa mudança, no entanto, deve ser gradativa e cautelosa.

Ao longo de pelo menos uma semana, vá aumentando a quantidade do novo alimento a ser oferecido ao cachorro e reduzindo o alimento antigo. Não troque de um dia para o outro, ou mesmo de uma refeição para a outra.

Mesmo que você tenha a sorte de o pet não rejeitar a nova ração, ele pode ter algum desconforto abdominal, como vômitos e diarreia, até que se acostume à comida nova. Vá com calma!

Como tratar a perda de apetite em cachorros

Descobrir a causa do problema é fundamental para definir um tratamento adequado. Se o seu cachorro só come quando você está em casa, de nada adianta trocar a ração e o comedouro dele, por exemplo.

As causas médicas para a falta de apetite muitas vezes são tratadas com medicamentos. Por isso o acompanhamento do médico-veterinário é tão importante, já que somente ele vai conseguir prescrever exames e remédios adequados para o caso do seu pet.

Já a falta de apetite provocada por um problema no ambiente costuma exigir dedicação e paciência, mais do que qualquer outra coisa. Seja compreensivo com o seu cachorro e dê a ele o máximo de tempo e atenção que puder.

Quando o filhote de cachorro não quer comer

Quando o filhote de cachorro não quer comer

Se você é tutor de um filhotinho e ele não está demonstrando muito interesse por comida, é preciso conversar com o veterinário para descobrir o que está havendo. Filhotes não costumam ser muito criteriosos com comida e ingerem praticamente qualquer coisa.

Por isso, se você está percebendo que o cãozinho não se alimenta conforme o esperado, pode ser que a causa primária seja médica. Avalie com o veterinário se as vacinas estão em dia, se não há nenhuma parasitose em andamento e como está a proteção contra pulgas e carrapatos.

Seja paciente e dê tempo ao pequeno para se adaptar ao novo lar e à sua família. Não exagere nos petiscos e guloseimas para que ele não perca o interesse pela ração principal, e vá com calma durante o período de adaptação.

Fique atento à ingestão de água

Existem várias causas possíveis para um cachorro que não quer comer e só bebe água, como você pode notar. Ainda que nenhuma delas seja irrelevante, de maneira geral você pode observar o pet e conversar com o veterinário para saber como proceder.

Por outro lado, quando um cachorro não quer beber água, não há tempo a perder. Os peludos não podem passar nem um dia sequer sem ingerir líquido, pois isso representa um risco grave e imediato à sua saúde.

Se você está pensando “meu cachorro não quer beber água”, não espere nem mais um minuto! Leve-o imediatamente a uma clínica ou ao hospital veterinário para que possa receber os cuidados necessários e se restabelecer o quanto antes.

Seu cachorro não quer comer e só bebe água

Pode ser que o peludo esteja enfrentando problemas gastrointestinais. Verifique a urina e as fezes e observe o comportamento do pet de uma maneira geral. Se além da falta de apetite ele apresentar outras mudanças, como desinteresse por brincadeiras, prostração e sono excessivo, pode ser que a causa seja médica.

Seu cachorro não quer comer e nem beber água

Como dissemos anteriormente, um cachorro não pode ficar sem beber água em nenhuma hipótese. Essa é, sem dúvidas, uma emergência que deve ser tratada como tal. Coloque o cachorro no carro ou na caixinha de transporte e leve-o imediatamente ao médico-veterinário.

Os quadros de desidratação em cachorros podem se agravar muito rapidamente. Não arrisque!

Seu cachorro come, mas não bebe água

Esse quadro pode parecer menos grave do que o anterior, afinal, o cão está comendo. Mas acredite: a ingestão de água é ainda mais fundamental para os cachorros do que a de comida.

Se você perceber que seu pet não está ingerindo água em quantidade adequada, não espere melhorar por si só. Leve o peludo a uma consulta com o médico-veterinário com urgência.

Como estimular o apetite de um cachorro

Como estimular o apetite de um cachorro

Existem muitas maneiras de estimular o apetite do cachorro, que podem ir desde a troca da ração até o uso de medicamentos. O fundamental é descobrir, primeiro, o que está causando o desinteresse pela comida. Do contrário, você pode estar apenas mascarando os sintomas.

Como forçar a alimentação do cachorro

Existem algumas maneiras de manter o cachorro nutrido quando ele não quer se alimentar espontaneamente. No entanto, esses procedimentos exigem técnica e experiência que a maioria de nós não tem.

Por isso, se você seguiu todos os passos para identificar as causas da falta de apetite no seu cachorro que indicamos aqui, e até mesmo já levou o pet ao veterinário mas não está vendo resultados, retorne para mais uma consulta de emergência.

Em alguns casos, pode ser necessário que o peludo fique internado para se restabelecer e recuperar as forças. Assim, depois de sair da fase mais crítica, ele tende a voltar para casa melhor e capaz de se alimentar sozinho.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Maria de Fátima Silva disse:

    Estou enfrentando este problema com meu cachorro idoso de 13 anos. Esteve com problemas gastrointestinais, temais ou menos 2 meses, fez fezes líquidas com sangue, levei no vet foi medicado e levou soro. Voltou para casa, dei comida de dieta, arroz com frango, e começou a melhorar, comia bem. De um momento para o outro ,tem mais ou menos 3 semanas, começou a deixar de comer gradualmente, até se recusar a ingerir nada, só bebendo água e comendo capim de vez em quando. As fezes são mínimas, com o capim misturado. Já não sei que fazer. Fica prostrado, e dormindo muito. Vou levar hoje no vet de novo.

  2. Edivaldo inacio de Souza disse:

    Bom dia !.
    Eu ganhei um filhote de pastor alemão com mistura de vira lata .
    Porém quando ele chegou em minha casa com dois meses , ele comia um kg de ração pela manhã e um kg de ração a tarde , agora ele está com 9 meses
    De dois meses para cá, ele começou a diminuir a quantidade de ração , começou a fazer uma apenas por dia e eu preocupado levei ao veterinário e o veterinário
    Passou um remédio de verme para eu dar para ele
    Dei duas doses com intervalo de 15 dias .
    Porém ele come pano as próprias fezes na a a ração ele não come e bem dorme , mais a tá brincando e rasga tudo que vê pela frente e come os pedaços estou muito preocupado com ele , Mara só eu e ele ele é meu companheiro fico grato por uma resposta como eu faço
    Para meu pet voltar a comer e parar de comer pano

  3. Fernanda disse:

    Ganhei um cachorrinho bb no primeiro dia bebeu bastante leite hoje só bebeu água o que faço

  4. Camila disse:

    O meu tem dia que come e tem dia que não, ele tá bebendo água mas dou comida na seringa ou coloco na boca, não tenho condição de levar ao ver, será que alguém consegue me ajudar

  5. Elimar disse:

    Meu cão come toda hora tudo que dá a ele e agora ele não tá alimentando só tá tomando água e come um pedaço de carne só tá perdendo peso o que que será que pode ser isso

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Elimar, esse pode ser um sintoma desencadeado por diversas razões, por isso, o recomendado é que leve o seu cachorro para uma consulta com um profissional.

  6. Ana de Sa disse:

    Boa noite, meu cachorro tomou três remédio, um era de vermes aí ontem ela não comeu dia todo e ficou com diarreia mas anoite comeu carne hoje só tomou água e vomitou, o que posso fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Diante de todos esses sintomas apresentados, recomendamos que leve o animal ao veterinário para que ele seja avaliado e tratado adequadamente.

  7. Ana de Sa disse:

    Dei Simparic remédio pra vermes, e biodex tudo simultâneo, tudo junto foi dado para cadela, tudo junto, aí causou diarreia, falta de apetite, e ontem ela comeu um pouco, mas hoje só tomou água, que posso dar para ela?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana! tudo bem?
      Diante de todos esses sintomas apresentados, recomendamos que leve o animal ao veterinário para que ele seja avaliado e tratado adequadamente.

  8. Eliane dos santos disse:

    Minha cachorrinha está sem comer e beber hã 2 dias. O que devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Eliane, se sua cachorrinha não está comendo e bebendo há 2 dias, é urgente procurar um veterinário. A falta de ingestão de alimentos e água por tanto tempo pode indicar que algo não vai bem.

  9. Jociele disse:

    Meu filhote de 2 meses parou de comer e só bebe água de vez em quando vomita fez o cocô com sangue e só quer ficar na água coloca as patas dentro da água e fica não sei o que fazer

  10. Vitor Vieira Grippa disse:

    Estou com este problema, o cachorro não come nada, só bebe água.

Deixe o seu comentário