Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coprofagia: por que o cachorro come fezes e como evitar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coprofagia

Você já ouviu falar sobre cachorros que têm uma mania, não muito agradável, de comer as próprias fezes? Este hábito estranho é conhecido como coprofagia, uma condição que os tutores devem ficar muito atentos, pois pode causar problemas de saúde tanto para os cães, como para as pessoas que convivem com o pet.

O que é coprofagia canina?

A coprofagia canina é o comportamento de comer fezes, podendo ocorrer em duas circunstâncias: quando os cães comem as próprias fezes (autocoprofagia) ou cocô de outros animais (alocoprofagia).

Embora seja uma ação nojenta e incomum para nós, a coprofagia é um comportamento relativamente comum em cães, especialmente em filhotes.

Por que o cachorro come cocô?

A ação do cachorro comendo cocô, também comum em gatos, pode ser em decorrência  natural, por questões de ancestralidade, comportamento de cuidados da fêmea com os filhotes, entre outras causas. Portanto, a coprofagia pode estar associada a diversas causas, as quais vamos detalhar a seguir:

Problemas comportamentais

Ansiedade, tédio, estresse, falta de atenção, falta de atividades ou até mesmo aprendizado com a mãe (no caso de filhotes), podem levar o cão a comer fezes.

Portanto, esses sintomas podem surgir quando o cachorro se sente sozinho, quando quer chamar a atenção e quando passam muito tempo longe dos seus tutores. 

Se você notar que seu cachorro está comendo cocô e perceber que isso pode ter alguma ligação comportamental, é necessário buscar maneiras de solucionar o problema.

Fatores nutricionais

Dietas inadequadas, deficiências de nutrientes ou fome, são algumas das causas nutricionais que podem levar o cachorro a comer fezes.

A coprofagia pode ser causada devido a falta de nutrientes necessários para os cachorros. Nesses casos, a ração oferecida ao animal pode ser pobre em nutrientes e vitaminas, não sendo compatível com o porte físico do animal, por exemplo.

Outros fatores relacionados à coprofagia, é a falta das bactérias intestinais que fazem bem para a saúde do animal, como os prebióticos e os probióticos. Uma das formas de solucionar essa questão é oferecer ao animal uma dieta balanceada e rica em nutrientes. 

As rações Premium ou Super Premium possuem mais qualidade em seus nutrientes, além de conter probióticos, prebióticos e fibras fundamentais para o bom funcionamento intestinal do cachorro. Além de promover maior absorção dos nutrientes ingeridos.

Fatores patológicos – Doenças

cachorro come fezes

Existem doenças gastrointestinais, endócrinas e problemas de absorção de nutrientes que também são as causas para a coprofagia canina. Algumas das patologias são:

  • pancreatite;
  • doença inflamatória intestinal;
  • parasitas intestinais;
  • giardíase;
  • hipotireoidismo;
  • diabetes mellitus.

Ambas doenças facilitam o comportamento do cachorro de comer cocô. Além disso, tem os fatores genéticos: algumas raças de cães parecem ter maior predisposição. De modo geral, a coprofagia canina é mais comum em raças de pequeno porte, como:

  • Shih Tzu;
  • Spitz Alemão;
  • Maltês;
  • Yorkshire;
  • Pug.

Mas, vale ressaltar que cães de todos os tamanhos, idades e raças podem apresentar comportamento de comer as próprias fezes.

Diagnóstico da coprofagia

Ao levar o cachorro no veterinário, é importante relatar tudo sobre a rotina do seu pet, como comportamento e dieta, por exemplo. 

O médico-veterinário vai examinar o pet para encontrar os possíveis problemas que o levam
à coprofagia. A investigação demanda coproparasitológico, de fezes e sangue, além de uma análise minuciosa com alteração comportamental e problemas nutricionais.

Tratamento e prevenção da coprofagia canina

Para o tratamento e prevenção da coprofagia, existem algumas dicas importantes que vão evitar que o seu cachorro coma cocô.

  1. Leve ao médico-veterinário para fazer um check-up rotineiro;
  2. Estabeleça horários certos para alimentação; 
  3. Após 40 minutos de cada refeição, leve o pet para passear ou fique de olho nele dentro de casa; 
  4. A qualquer sinal de que ele fará cocô, fique pronto para o elogio, festa e brincadeira;
  5. Não faça cara de nojo ou brigue com cachorro quando ele fizer cocô;
  6. Pelo contrário, brinque perto do cocô, elogie o ato – mesmo que não aconteça no local desejado;
  7. Não deixe seu pet sozinho por muito tempo; 
  8. Dê doses diárias de atenção, amor e carinho;
  9. Disponibilize um ambiente enriquecido para cachorro, com brinquedos, bolas, bichinhos, dentre outros acessórios.
cachorro comendo coco

Gostou do conteúdo? Com paciência e dedicação, você resolverá essa questão rapidamente. Tudo pensando no bem-estar dos nossos peludos. Consulte o veterinário para maiores informações sobre medicamentos que auxiliam no tratamento.

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Aurelino disse:

    O meu cachorro come Coprofagia, e um Maltês,a ração Gold.

    • Sueli disse:

      Minha cachorra é vira lata,linda pynter com base,de uns dias pra cá começou a come cocô, sua ração é de primeira caríssima 110 por cento natural,não sei mais o que fazer ,me ajudem por favor

      • Cobasi disse:

        Oi, Sueli. Como vai? O hábito do animal de comer as próprias fezes pode ocorrer por alguns motivos como o tédio, estresse ou problemas nutricionais. Além dos motivos mencionados pode ocorrer também por vermes. São fatores que podem fazer com que o seu cachorro tenha esse hábito porém para um diagnostico completo indicamos uma visita ao médico-veterinário 😊

  2. Santiago disse:

    Tenho um Pastor Alemão
    Está com sete meses.
    Tenho mais dois cachorro mestiço Labrador com vira lata
    Um macho e uma fêmea são adultos com 7 anos cada.
    A fêmea é castrada não deixa nenhum dos machos montar nela
    Agora o Pastor Alemão passou a comer as fezes da fêmea
    Quando vejo não deixo ele comer as fezes,
    Como posso resolver isso.

    • Cobasi disse:

      Oi Santiago, como vai? Pode ocorrer por vários motivo como vermes, problemas nutricionais ou tedio. Agende uma visita ao medico-veterinário 🙂

  3. Marcio Eduado Rodrigues da silva disse:

    Obrigado pelas infomaçoes coprofagi temos um filhote e ele esta desverminado corretamente come ração premio e esta comendo fezes pode ser que esteja escondendo

  4. Edmilson Deiró dos Santos disse:

    Achei excelente o cometário, mesmo a questão não sendo do meu Pet, foi de grande importância toda informação prestada.

  5. Mari disse:

    Muito boa explicação obrigada de muitas que li vcs foram quem explicarão melhor

  6. Keyla disse:

    Boa noite, tenho um Yorkshire de 9 anos fêmea , e ultimamente está comendo seu coco direto, ela tem barriga d’água, e dou uma ração nutricional clínica
    Hipoalergênico

    • Cobasi disse:

      Olá, Keyla! Tudo bem?
      O primeiro a se fazer quando o cachorro apresenta coprofagia é agendar uma consulta no médico-veterinário. Antes de visitar o médico, observe o comportamento do animal e levante as possíveis causas. Isso ajudará muito no diagnóstico do veterinário.

  7. Fátima disse:

    Boa noite. Meu cachorro está com idade de 4 meses, e tenho no convívio 3 gatas, e ele está nesta situação come o cocô da gata. Ele é mistura de labrador. Já está vacinado, e tomou vermifugo assim que chegou em casa, 45/50 duas, foi encontrado na rua e trouxemos p casa. Mês, depois dos 3meses percebemos esse mal costume e estamos preocupados. O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem? O comportamento de comer as fezes das gatas pode ser um problema de comportamento conhecido como coprofagia. Isso pode ter várias causas, incluindo tédio, ansiedade ou deficiências nutricionais. Seu cachorro já tomou vermífugo, mas o hábito persiste. Consultar um veterinário pode ajudar a abordar esse comportamento indesejado.

  8. Neuza Teixeira Froes disse:

    Tenho uma cachorra da raça Base , idosa que de uns dias pra cá começou a comer cocô. O que pode ser?

  9. Maria De Fátima Da Silva disse:

    Olá o meu shitzu filhote faz côco é come oque eu faço não sei oque fazer

    • Cobasi disse:

      Se o seu shih tzu filhote está comendo as fezes, recomendo consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento adequado.

  10. Maria Nuzeata disse:

    Gostei da explicação a minha pety
    Fez dois meses ontem dia 01/12/23
    Já foi vermifugada,tomou a primeira dose da vacina V8 come ração Premier,e toma o Pety Milk,e come meia banana
    Está em processo de educação
    A raça é shitsu brinca corre etc:

Deixe o seu comentário