Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vômito amarelo nos cães: é preocupante?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Causas mais comuns de vômito em pets

É normal o tutor ficar preocupando ao ver seu pet passando mal, principalmente quando estão vomitando. Mas nem sempre o vômito amarelo é um sinal que algo grave esteja acontecendo com o seu cão. 

Para ajudar a entender as possíveis razões que causam o vômito amarelo e o que você pode fazer nessas horas complicadas, acompanhe o nosso post!

Vômito amarelo nos cães, o que pode ser?

O vômito em si é uma situação preocupante ao tutor pois isso mostra que o organismo de seu animal de estimação não anda muito bem. Vale ficar atento ao aspecto do líquido expelido pelo cão, o que pode ser um indício do motivo dele vomitar. 

Importante dizer que não há apenas um motivo para o cachorro estar vomitando amarelo, mas na maioria dos casos, o vômito amarelo representa que o seu cão eliminou a bile. Isso significa que o cachorro está com o estômago vazio há algum tempo e ocorreu uma irritação no estômago pela ausência de alimento, levando a um refluxo. Desta forma, expele-se a bile.  

A bile é uma substância produzida no fígado com a função de ajudar a digerir os alimentos. Normalmente, a bile é liberada aos poucos através da vesícula biliar. Esta substância garante que a coloração seja amarelada. Se for isso, o vômito amarelo será uma espécie de gosma com saliva, sem qualquer conteúdo nele presente. 

Há, também, outras possíveis causas para o vômito amarelo: 

  • Doenças gastrointestinais; 
  • Doenças hepáticas;
  • Estresse e ansiedade; 
  • Intoxicação alimentar, como ingestão de alimentos inapropriados;
  • Mudança repentina na dieta. 

O que fazer quando o cachorro estiver com vômito amarelo?

O vômito amarelo pode vir acompanhado de outros sintomas, como febre, cansaço e falta de apetite. Além disso, outro sinal que o tutor deve estar de olho é a frequência com que acontecem os vômitos amarelos, caso venham a se repetir. 

Por isso, o recomendado é procurar um veterinário para investigar a causa do vômito amarelo. O profissional saberá o diagnóstico correto, além de dar as devidas recomendações do que se deve fazer e indicará a medicação mais apropriada. 

Neste momento, o tutor precisa estar munido do máximo de informações possíveis a respeito das condições de saúde do cão. Por exemplo: 

  • Quando iniciaram os vômitos amarelos?
  • Como é o aspecto do vômito amarelo?
  • Com que frequência estão acontecendo os vômitos? 
  • Há outros sintomas aparentes no cão? 
  • Houve alguma mudança na alimentação?

Mesmo que o motivo seja apenas o estômago vazio de seu pet, o que não é algo para entrar em desespero, não deixe de fazer uma visita ao veterinário. Ele pode auxiliar a corrigir os hábitos alimentares de seu bichinho. 

O que dar para cachorro passando mal?

Ao perceber que o seu cachorro está vomitando amarelo, troque a água dele com alguma frequência. Hidratar-se nessas horas é comum aos cães. Caso seja possível, alternativas como água de coco ou água gelada são válidas para ele beber. 

Outra dica que ajuda o seu amigo a enfrentar o mal-estar é fracionar a sua alimentação. Ou seja, divida as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Dessa forma ele comerá a ração em quantidades menores e não ficará em jejum por muito tempo, se alimentando mais lentamente. Para ajudar, use potes pequenos ou dosadores nesta situação. 

E não deixe de fazer companhia a ele. Estar presente, interagir e passear são formas de diminuir o estresse e ansiedade que podem ter causado o vômito amarelo. 

Quer saber outros cuidados para se ter com a saúde de seu cão? Confira mais conteúdos em nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Stefanny disse:

    As adoções são realizadas somente quando tem feiras? Ou tem algum site que eu consiga realizar a adoção?

  2. Ana Paula Giesbrecht Puggina disse:

    Quero cancelar essa assinatura
    Como faço?
    Não vejo botão de cancelamento
    Favor efetuar cancelamento

  3. Suelen davina santoro disse:

    Meu cachorro já faz 2 dias que não come e agora está vomitando amarelo

  4. Roberta disse:

    Olá já passei meu cachorro com a gastro e também com outra que e especialista em cirurgia onde ele retirou a vesícula.
    Já fiz um monte de exames e ninguém sabe o que eles tem. Ainda continua com vômitos amarelos.
    Qual especialistas vcs indicam?? Ou qual exame fazer tô desesperada

    • Cobasi disse:

      Oi, Roberta. É preocupante ver seu cachorro passando por isso. Recomendo buscar um especialista em medicina interna veterinária, pois eles têm um amplo conhecimento para avaliar casos complexos como esse. Lembre-se de compartilhar todos os detalhes com o veterinário para que eles possam chegar a um diagnóstico mais preciso. Espero que seu peludo melhore em breve!

Deixe o seu comentário