Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar dipirona para cachorro? Descubra a dosagem, risco e cuidados

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
medicamentos efeitos colaterais

Será que pode dar dipirona para cachorro? O remédio pode ser administrado, desde que seja prescrito por um médico-veterinário. Mesmo que seja comum, para humanos, em casos de dor, febre ou inflamação, você precisa saber tudo sobre a sua administração em cães.

Conversamos com a médica-veterinária Lysandra Barbieri, da Educação Corporativa da Cobasi. A especialista nos ajudou a responder tudo sobre dipirona para cachorro.

O que é e para que serve a dipirona?

3A dipirona é uma solução anti-inflamatória e analgésica. Em outras palavras, o medicamento tem ação antipirética (redução de temperatura) e analgésica (redução de dor).

Por conta da sua eficácia para controlar dores e febre em humanos, é comum tutores administrarem o remédio em cães. Mas, será que pode?

Pode dar dipirona para cachorro?

Em resumo, o medicamento pode ser administrado, porém, desde que seja prescrito por um médico-veterinário. Medicar o cachorro por conta própria pode causar diversos problemas de saúde ao animal, como também aumentar o risco de morte.

A dipirona é um medicamento de uso muito comum, costumeiramente é encontrada na caixinha de primeiros socorros de muitas pessoas. Porém, será que posso dar dipirona para cachorro? A veterinária Lysandra Barbieri esclarece:

“São dois pontos: o remédio dipirona para cachorro é recomendado por médicos-veterinários para casos de inflamações, dores ou febre. Mas, apesar de parecer inofensiva, seu uso indevido e prolongado pode causar sérios problemas de saúde”.

A veterinária ainda ressalta: “uma má indicação da dipirona para cachorro pode levar a hemorragias e a diminuição dos leucócitos – células responsáveis pela defesa do organismo”, comentou.

Portanto, é perigoso dar dipirona para cachorro sem a validação de um veterinário de confiança, apenas o especialista pode definir se é necessário o seu uso.

Como existem diversos tipos de medicamentos próprios para cães, o veterinário pode indicar um medicamento mais adequado para atender às necessidades do seu animal de estimação.

Dosagem de dipirona para cachorro

A quantidade de dipirona para cachorro é uma questão importante e que só pode ser respondida por um veterinário. Isso porque a dosagem depende da necessidade e peso do pet.

Vale ressaltar que a dipirona para humano tem uma concentração diferente da farmácia veterinária. Por isso, para saber as etapas do tratamento e dosagem, o tutor deve levar o pet ao veterinário para que a dose correta seja calculada.

Efeitos colaterais da dipirona em cachorros

posso dar dipirona para cachorro
Muitos tutores de cachorro se perguntam: será que posso dar dipirona para cachorro?

Humanos e animais apresentam diferentes reações a determinados medicamentos, por exemplo, alguns cães podem apresentar hipersensibilidade à dipirona, mesmo que não seja tão comum.

De modo geral, a curto prazo as chances de efeitos colaterais são menores. Porém, o uso prolongado da dipirona pode oferecer diversos riscos, principalmente na defesa do organismo. Os sintomas mais comuns são: 

  • vômitos;
  • diarreia;
  • gastrite;
  • cachorro demonstra estar triste e sem energia;
  • convulsões;
  • entre outros efeitos colaterais. 

Cuidados ao administrar dipirona para cachorro

Sobre como a dipirona funciona no organismo dos cães e os cuidados ao administrar o medicamento, a veterinária Lysandra Barbieri ainda alerta: “o remédio é metabolizado pelo fígado onde irá ‘procurar’ pelo local de ação por meio de receptores específicos para ele, e será eliminado pelos rins pela urina”.

Sendo assim, animais que possuem alterações no fígado, rins e bexiga, ou que já tomaram algum tipo de medicamento rotineiro, precisam de atenção redobrada.

Além disso, existem outras informações importantes que você precisa saber antes de administrar dipirona em cães:

Sintomas de intoxicação por dipirona em cachorro

Uma dose exagerada de dipirona pode causar intoxicação em cães, que pode resultar em problemas de saúde. Alguns dos sinais são:

  • cão apresenta um comportamento triste e sem energia;
  • convulsões em quadros mais graves;
  • salivação excessiva;
  • vômito;
  • febre.

No médio prazo, a dose exagerada de dipirona pode causar anemia hemolítica, que é a destruição das hemácias nos cães. Ao notar qualquer um dos sintomas, procure imediatamente um veterinário.

Raças de cachorros mais propensas à intoxicação por dipirona

Na verdade, a maior propensão de intoxicação está relacionada à idade e à saúde dos pets. Portanto, não é recomendado medicar filhotes, cães idosos e pets com patologias no fígado e rins, pois esses animais são considerados grupos de risco.

Existe dipirona para cachorro?

dipirona para cachorro
A dipirona é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), analgésico e antipirético indicado para combate à dor e febre.

Você sabia que existe dipirona para cães? Sim, na Cobasi, você encontra a dipirona veterinária, que é própria para uso e não oferece riscos para cachorros e gatos, desde que seja usada de acordo com a orientação do veterinário.

Pode dar Dorflex para cachorro?

Não. Vale ressaltar que os cães são animais que podem apresentar dificuldade em metabolizar alguns tipos de medicamentos, como paracetamol, ibuprofeno e o Dorflex. Portanto, não é indicado. 

“A depender do sintoma que seu animal está apresentando, o médico-veterinário pode indicar outros medicamentos que substituem a dipirona com outros princípios ativos, como anti-inflamatórios e analgésicos mais fortes, de acordo com a suspeita e o quadro clínico.”

Pode dar dipirona para gato?

cachorro pode tomar dipirona
Nunca medique seu pet por conta própria. Consulte um médico-veterinário para validar a administração de medicamentos.

A dipirona para gatos é um verdadeiro risco. “Esse medicamento pode levar à intoxicação de gatos e não deve ser utilizado jamais sem orientação veterinária“, acrescenta a especialista.

Agora, você sabe mais sobre dipirona para cães. Por isso, a orientação é sempre procurar um médico-veterinário, como comenta a especialista da Cobasi:

“Apesar de funcionar para alguns pets, cada organismo reage de uma forma ao medicamento e o tratamento é individual.”

O conteúdo te ajudou? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra dicas e muitas informações exclusivas sobre a saúde do seu cachorro. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário