Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar ibuprofeno para cachorro? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pode dar ibuprofeno para cachorro

Geralmente, quando estamos com febre e dores, recorremos a medicamentos como o Ibuprofeno para combater esses sintomas. Mas, caso seu animal também apresente esses sinais, será que pode dar ibuprofeno para cachorro?

De modo geral, não é recomendado oferecer para cães e gatos medicamentos fabricados para humanos, sem a validação de um médico-veterinário. Porém, esse tema não se limita apenas a essa resposta resumida. Por isso, neste conteúdo, vamos explicar com mais detalhes se cachorro pode tomar ibuprofeno. Confira!

Pode dar ibuprofeno para cachorro? 

Não, o Ibuprofeno é um medicamento tóxico para cães. Inclusive, se existe uma lista de remédios para humanos que devem ser totalmente proibidos para pets, esse anti-inflamatório está no topo do ranking. 

São muitos pontos que podemos destacar quando assunto é cuidados com animais domésticos. Por exemplo, desde uma troca de ração até o uso de um acessório precisa passar por uma série de análise e, de preferência, da aprovação de um profissional. 

Portanto, o uso de medicamentos indevidos e não indicados a animais pode gerar uma série de complicações e efeitos colaterais, no caso do Ibuprofeno, causando intoxicação. 

O Ibuprofeno, assim como o paracetamol, é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) para combater sintomas como dores e febre, em seres humanos. Trata-se de um princípio ativo que atua contra inflamações e age em até 30 minutos para agir, com duração  entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Ibuprofeno para cachorro: por que é um risco?

Muitas pessoas – até pelo ibuprofeno ser uma remédio comprado sem receita médica – acreditam que é um medicamento inofensivo e que pode ser a solução mais prática para cachorros com febre e dores, porém não é bem assim.

Essa é uma prática comum entre humanos. No entanto, fazer o mesmo com cães é altamente prejudicial, podendo até levar o animal a óbito, mesmo em doses pequenas. O risco acontece por que os cães não possuem as enzimas que são necessárias tanto para metabolizar o ibuprofeno e eliminar o remédio. 

cachorro pode tomar ibuprofeno
Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) para combater sinais de dores e febre, em seres humanos, não sendo indicado para cães.

Em outras palavras, o não pode dar ibuprofeno para cachorro, pois o medicamento não seguir o processo natural – resultantes de sua decomposição – acaba se acumulando no organismo do animal. É importante ressaltar que, quando ingerido por cães, o remédio se concentra nos rins, causando uma série de problemas em suas funções.

Dentre essas enfermidades estão os efeitos erosivos na mucosa gástrica, que geram condições nocivas, como as úlceras estomacais e vômitos, agravando ainda mais o funcionamento dos rins.

“Meu cachorro tomou remédio que não podia”: o que fazer?

Casos de intoxicações provocadas por fármacos, infelizmente, são mais comuns do que deviam e ocorrem com frequência em animais domésticos. Muitos desses casos, estão relacionados a medicamentos de uso humano, quando o tutor administra erroneamente esses em animais ou a falta de cuidado ao armazená-los. 

Meu cachorro comeu remédio!”, ao se deparar com essa situação, não hesite em procurar um veterinário. Identifique o medicamento consumido pelo animal e observe se o pet apresentou qualquer sintoma de intoxicação. Essas informações são fundamentais para ajudar nas ações que o profissional precisa ter para ajudar o seu amigo. 

Medicamentos para cachorros

Sabendo desses efeitos, você já sabe que o ibuprofeno não é indicado para cachorro. Mas, se o seu animal de estimação está com febre e dor, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o veterinário para que ele possa passar um diagnóstico, visto que esses sintomas são comuns para diversas doenças caninas.

Apenas o profissional pode indicar qual a solução ideal para atender as necessidades do seu amigo. Em seguida, alguns medicamentos para cachorros podem ser recomendados, como a dipirona para cães, que você encontra na Cobasi. 

ibuprofeno faz mal para cachorro
Seu cachorro está com febre e dores? Procure um médico-veterinário, apenas o profissional pode validar o uso de medicamentos.

Agora você sabe que ibuprofeno faz mal para cachorro. Existem diversos medicamentos que são pontualmente indicados para cuidar da saúde do seu animal de estimação. Consulte o veterinário de confiança para mais informações e para saber qual remédio pode dar para cachorro com dor e febre. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário