Doença em cachorros: confira as mais comuns

Compartilhar:


Desde pequenos, os animais precisam de um certo cuidado, como nas vacinas, vermífugos, entre outros produtos que servem para cuidar deles em seus primeiros meses de vida. Existem doenças em cachorros que são mais comuns do que nós imaginamos e elas precisam ser observadas de perto.

Neste conteúdo, vamos explicar um pouco sobre as doenças mais comuns nos animais, seguindo algumas dicas que podem te ajudar a tratá-las corretamente. Dessa forma, caso tenha alguma coisa errada com seu bichinho, vai ser mais fácil de identificar e cuidar o quanto antes.

Acompanhe o artigo e confira tudo sobre o assunto!

Doença em cachorros: alergia alimentar

A primeira de nossa lista é a alergia alimentar. Ela é uma resposta imunológica exagerada do organismo canino em relação a alguma substância que ele comeu. Em alguns casos, a ingestão de chocolate pode ser uma das causas desse problema.

Os ferimentos na pele causados pela unha do animal enquanto ele se coça sem parar é um dos sintomas que essa doença pode apresentar. Além disso, vômito e diarreia são outros dos sinais mais comuns.

Em primeiro lugar, para evitar essa doença em cachorros, não compre o alimento do animal de uma marca duvidosa. Existem corantes que podem fazer mal para ele, provocando alergia.

Outra medida é evitar os banhos em excesso. Isso retira a oleosidade que contém na pele do cachorro, que serve para a sua proteção.

Depressão

Ainda faltam muitos estudos que expliquem por completo o que se passa na cabeça dos animais, mas a depressão é uma doença que deve ser bem observada. Os animais ficam melancólicos e carentes, tornando-se um dos motivos para desencadear essa doença, que ataca diversas pessoas pelo mundo todo.

Doença em cachorros: confira as mais comuns

Ou seja, quando o animal passa a recusar comida e brincadeiras, pode ser uma forma de ele estar avisando a você que não está bem. Fique atento a esses detalhes antes que seja tarde.

Assim, o melhor remédio para a depressão na doença em cachorros é levá-lo para passear. Então, a atividade física é um ótimo benefício, pois ele passa a exercitar não apenas o corpo, mas também a mente. Isso cria um laço com o dono, que faz o animal se sentir melhor após um tempo.

Erlichiose (doença do carrapato)

Os carrapatos transmitem uma infecção gravíssima aos animais, visto que portam uma bactéria do gênero ehrlichia. Esses parasitas contaminam o animal ao ingerir seu sangue e transmitem a bactéria em cães saudáveis.

Tal doença em cachorros pode desencadear uma anemia, hemorragia, inflamações oculares, insuficiência renal e até alterações neurológicas de comportamento. Para ser tratada corretamente, o veterinário passa um tratamento com remédios para ectoparasita, que evitam a infecção dos carrapatos.

Portanto, é bom você ficar atento ao comportamento incomum de seu animal. Cuidar do seu cachorro é a tarefa mais importante do dono, para que ele viva bem, sem nenhuma doença.

Gostou do conteúdo? Separamos mais alguns artigos similares, para você aprender mais sobre a saúde animal. Confira:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário