Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doença de cachorro: conheça as 7 mais comuns

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro vomitando espuma branca
Conheça as principais doenças de cachorro e como tratá-las

Muito se ouve falar e há diversos mitos e dúvidas sobre doença de cachorro. Essas questões vão desde o que causa, qual a melhor forma de prevenir, se há tratamento, entre outras. Nesse processo, além de contar com o suporte de veterinário, a informação é essencial para auxiliar os tutores a lidar com tais situações.

Pai e mãe de pet são assim: visando a prevenção e diagnóstico precoce de diversas patologias, seja de origem infecciosa ou não, é essencial ficar bem atento aos sinais e sintomas do seu animal de estimação para ajudar a identificar possíveis enfermidades. Para te ajudar, listamos as 10 doenças de cachorros mais comuns. Confira!

7 doenças mais comuns em cachorro e como prevenir

Entenda cada uma das patologias caninas mais comuns e saiba como evitar que seu cachorro fique doente.

1. Sarna

Saiba como tratar sarna em cachorro
A sarna é uma doença na pele causada por ácaros e parasitas

A sarna é uma doença de pele que é causada por ácaros distintos que se alojam na pele ou nos pelos dos cães e passam a viver ali. Existem três tipos de sarna:

Sarcóptica ou escabiose

Uma enfermidade altamente contagiosa, que inclusive pode acometer outros animais e humanos, que se espalha por todo o corpo do animal, causando coceira e lesões.

Otodécica

Causada pelo ácaro Otodectes cynotis, a sarna otodécica, também conhecida como otocaríase ou como “ácaro não escavador”, é muito comum em cães e gatos. Essa afecção parasitária – possui coloração branca – habita os condutos auditivos e a superfície da pele, crescendo de maneira descontrolada. Os sintomas são: irritação, coceira, excesso de cera nas orelhas e outros sintomas.

Demodécica

Essa dermatopatia parasitária inflamatória é causada pela proliferação anormal de um ácaro do gênero Demodex canis. Esse tipo de doença – conhecida também como sarna negra – reside no corpo dos pets, principalmente quando o animal está com a imunidade baixa. Com isso, ácaros se multiplicam excessivamente, causando mudança na coloração da pele, deixando-a mais escura e espessa. A Demodécica não é contagiosa.

Como evitar sarna em cachorro

O tratamento está diretamente ligado ao tipo, estágio e a intensidade da doença. O primeiro passo é procurar um veterinário, caso note que seu animal de estimação está apresentando os sintomas dermatológicos.

Sobre a prevenção, uma rotina de cuidados com a higiene é eficaz. Nesse cenário, produtos próprios e de qualidade, como sabonete e shampoo especial, por exemplo. Além disso, vacinas em dia, alimentação adequada, higienizar comedouros, bebedouros,brinquedos e fazer acompanhamento com um veterinário são essenciais para proteger seu amigo. 

2. Erliquiose (doença do carrapato)

veneno para carrapato
Erliquiose é uma doença de cachorro grave

Em geral, os carrapatos transmitem uma infecção gravíssima aos animais. Do tipo Erliquiose, essa condição infecciosa grave é causada pela bactéria do gênero Ehrlichia, o vetor é o Rhipicephalus sanguineus, popularmente conhecido como o carrapato marrom. Muito comum em regiões com clima quente e úmido.

Após ser picado pelo carrapato hospedeiro, o cachorro pode desencadear apatia, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo, febre e até sangramento na urina ou pelo nariz.

Além da Erliquiose, existem outras doenças em cães que são causadas por carrapatos, como:

  • Febre maculosa
  • Babesiose canina;
  • Doença de Lyme;
  • Anaplasmose;
  • Tularemia.

Para saber mais sobre a doença do carrapato, assista ao vídeo exclusivo que preparamos para você na TV Cobasi:

Como prevenir a doença do carrapato

As ações preventivas indicadas para erliquiose canina são feitas todos os dias. Ou seja, um cronograma de cuidados com os ambientes da casa, higienizando os locais onde o animal fica, como a casinha, caminha e brinquedos do animal.

Algumas dicas especiais são utilizar pipetas e comprimidos antipulgas para ambientes internos como externos. Além disso, atenção com os pelos do animal, é fundamental que se mantenham sempre limpos e aparados. Dessa maneira você evita que carrapatos encontrem um lugar confortável para se esconder e contaminar o seu pet.

3. Alergia alimentar

Quadros de alergia alimentar é uma resposta imunológica do organismo canino em relação a alguma substância ingerida. Por exemplo, a ingestão de chocolate pode ser uma das causas desse problema. Mas, é possível que essa aversão à comida aconteça com diversos alimentos, basta ter algum ingrediente que cause alergia no animal.

Como saber se o cão está com alergia alimentar?

A alergia alimentar que resulta em reações de hipersensibilidade imediata ou tardia, que pode apresentar desde ferimentos na pele, coceira excessiva até vômito e diarreia, que são alguns dos sinais mais comuns.

Como prevenir alergia alimentar em cães?

Em primeiro lugar, alimentação é sempre um assunto delicado e que pode gerar dúvidas, ainda mais quando se trata de cães. Portanto, a ação preventiva mais eficaz é consultar um veterinário para criar um cronograma alimentar adequado a raça, porte e idade do seu pet.

4. Depressão

Macrogard pet
Depressão é uma doença de cachorro que merece atenção do tutor

A depressão é uma doença que deve ser bem observada. Os cães são seres sencientes, que possuem emoções e podem desenvolver problemas psicológicos. Sendo assim, podem apresentar sinais de melancolia, carência e prostração, tornando-se um dos motivos para desencadear outras enfermidades.

Ou seja, quando o animal passa a recusar comida e brincadeiras, pode ser uma forma de ele estar avisando a você que não está bem. Fique atento a esses detalhes antes que seja tarde. Vale ressaltar que algumas das causas mais comuns de depressão canina estão relacionadas a mudanças de ambiente, perda de um companheiro, distanciamento do tutor, entre outros.

Como evitar a depressão canina

A melhor prevenção para a depressão canina é ser um tutor participativo na vida do seu animal de estimação. Como fazer isso? Interagindo, dando carinho, atenção. Levá-lo para passear e estimular atividades físicas é uma ótima ação, pois além de ajudar a exercitar o corpo, também cuida da mente. Essas tarefas são uma forma de criar um laço com o tutor, que faz o animal se sentir melhor a cada dia.

5. Parasitas

Cachorro com pulgas no verão
Pulhas, carrapatos é uma doença comum de cachorro

Existem diversos tipos de parasitas de cães, os mais conhecidos são as pulgas, carrapatos, giárdia, ácaros da sarna e helmintos, que acometem mais animais em centros urbanos, principalmente aqueles que vivem em situação de rua.

As pulgas, por exemplo, os sinais indicativos da doença parasitária podem provocar anemia, hipersensibilidade na pele, coceiras, irritações e até perdas de pelo. Esse tipo de  parasita pode afetar os cães através do ambiente ou do contato com outros animais com infestação.

Como prevenir parasitas em cães?

Para o tratamento dos incômodos causados por parasitas, vai depender do tipo de doença do seu cachorro. Já a prevenção é feita com pequenas ações. O uso de vermífugos, pipetas e comprimidos orais antiparasitários vão ajudar a manter esses visitantes indesejados longe. No caso da giárdia, já até existe vacina para proteger seu amigo.

6. Alergias

Dentre os quadros de alergia canina, a maior parte das doenças se enquadram em um ou mais dos três tipos abaixo:

  • Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitos (DAPE);
  • Hipersensibilidade Alimentar (HA);
  • Dermatite Atópica (Atopia).

Os casos dermatológicos representam grande parte do atendimento de cães em clínicas veterinárias, o que requer uma demanda significativa de atenção a essas condições. 

Por exemplo, as alergias cutâneas são muito comuns em cachorros e podem acontecer por diversos motivos, incluindo contato com poeira, fungos e até alguns alimentos. Os sintomas vão desde coceiras, irritações, vermelhidão na pele até a queda excessiva de pelo.

Como prevenir alergias em cães?

O tratamento será indicado pelo profissional conforme o diagnóstico, mas a prevenção pode ser feita por meio de uma boa alimentação — sem adição de corantes, conservantes e ingredientes alergênicos — e utilização de produtos de higiene específicos para a pele do seu cão.

7. Cinomose

Como prevenir, diagnosticar e tratar a cinomose canina
Cinomose camina é uma doença de cachorro que se previne com vacinação

A cinomose é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus. Altamente contagiosa essa enfermidade é comum em animais que terminaram o esquema vacinal (filhotes), como também aqueles que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12).

Cães com cinomose, nos estágios iniciais, podem sofrer com diarreias. Já em fases mais complexas da doença, é comum os animais sofrerem com problemas respiratórios, com secreções amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.

Para saber mais sobre a Cinomose Canina, assista ao vídeo que preparamos exclusivamente sobre o assunto na TV Cobasi:

Como prevenir cinomose em cães?

Para evitar que seu cão pegue cinomose é super importante manter as vacinas do seu pet em dia. A vacina múltipla protege contra cinomose e diversas outras doenças, que deve ser tomada a primeira dose ainda quando filhote.

Gostou de saber mais sobre as doenças em cachorro? Desde pequenos, os animais precisam de um certo cuidado, como nas vacinas, vermífugos, entre outros produtos que servem para cuidar deles em seus primeiros meses de vida. Então atenção com seu amigo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário