Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como escovar os dentes do cachorro corretamente

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como escovar os dentes do cachorro
Escovar os dentes do cachorro é essencial para manter a saúde e a higiene bucal do pet em dia

Você sabe como escovar os dentes do seu cachorro corretamente? Fazer a higiene bucal do pet é essencial para evitar o surgimento de doenças e a deterioração da dentição. 

Para falar sobre a importância da saúde bucal e explicar como escovar os dentes do seu cachorro, nós convidamos Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi. Acompanhe!

A importância de cuidar dos dentes do cachorro

A higiene dental dos cães é tão importante quanto a nossa, os tutores. Além de deixar a dentição bonita, a prática evita o surgimento de diversas doenças, como explica Marcelo.

“Cuidar dos dentes significa evitar o surgimento de tártaro e outros problemas não só bucais, como sistêmicos, visto que a boca do animal é altamente vascularizada, podendo ser, se houver lesões, a porta de entrada de agentes patógenos para o organismo,” contou.

Com quantos meses pode escovar os dentes do cachorro?

A escovação dos dentes do cachorro pode começar a partir dos 2 meses de idade. A infância é o melhor momento para inserir esse cuidado na rotina do pet.

Nessa etapa da vida, quando ainda é filhote, o animal está mais disposto a aprender coisas novas. Entre elas, a escovação dos seus dentinhos.

Lembre-se: para cuidar dos dentes do cachorro, o recomendado é fazer a escovação três meses por semana, como explica o veterinário.

“Para muitos cães, uma vez que a escovação começa a fazer parte de sua rotina diária, eles começarão a esperar e se divertir. Escovar 3 vezes na semana é o mínimo aceitável para ajudar a remover placas e prevenir o acúmulo de tártaro”, disse Marcelo.

Como escovar o dente do cachorro?

tutor escovando os dentes do cachorro
Com alguns cuidados é muito simples manter os dentes do pet limpos e protegidos

Agora que você já sabe da importância da higiene bucal e quando começar a limpar os dentes do animal, saiba como escovar o dente do cachorro corretamente.

O primeiro passo é escolher momentos em que o pet está tranquilo. Aproveite quando estiver brincando ou fazendo carinho para começar a escovação.

É importante que o pet entenda a prática como rotineira e positiva. Em seguida, adote o seguinte passo a passo.  

  • realize movimentos leve e circulares; 
  • comece pelo lado externo de cima para baixo; 
  • faça a mesma movimentação com a escova, agora no lado interno;
  • na região da gengiva, escove massageando.

Importante: Para escovar os dentes do cachorro filhote, o indicado é utilizar gaze devido à sensibilidade da região.

Por fim, recompense o animal com o petisco favorito. Dessa maneira, ele irá associar a escovação dos dentes como uma prática positiva.

Gostou de saber como escovar os dentes do cachorro? Então, prepare a escova e a pasta de dentes para cães e comece hoje mesmo a cuidar do seu pet.

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário