Como escovar os dentes do cachorro?

4 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
cachorro esperando para escovar os dentes

Os cuidados mais frequentes com um pet vão desde banho e tosa a vacinas e uma boa alimentação, rica em nutrientes. Porém, o hábito de escovar os dentes do bichinho também é essencial para o bem-estar dele e deve ser inserida na rotina do pet assim que possível.

Um dos principais motivos da falta de cuidado é que doenças dentárias só aparecem a longo prazo, ou seja, deixar a escovação dos dentes do cachorro de lado não parece tão grave num primeiro momento. Porém, a situação pode se agravar após um tempo.

Descubra aqui como inserir este hábito no dia a dia do seu pet. E mais, como acostumá-lo com a tão temida escova de dentes? Vem descobrir.

É preciso escovar os dentes do cachorro?

O ideal seria escovar os dentes do cachorro diariamente, no entanto, escovar 3 vezes na semana já pode ajudar.

A prática impede o acúmulo de placas bacterianas, o famoso tártaro, que em grande quantidade causa mau hálito e pode levar à doença periodontal. A enfermidade, quando não tratada, traz outras complicações, como amolecimento dos dentes e até queda, além de impacto no osso de sustentação da dentição.

Outro ponto de atenção é para os casos graves das doenças dentárias que levam as bactérias para os vasos sanguíneos e aumentam as chances de contaminação de órgãos como coração, pulmão e rins.

Pode escovar os dentes do cachorro filhote?

A infância é um ótimo momento para criar o hábito da escovação nos pets. Os filhotes estão mais propensos a experimentarem coisas novas, mesmo que seja uma escovação. E melhor ainda quando recompensados com petiscos, por exemplo.

Meu cachorro não deixa escovar os dentes

cachorro depois de escovar os dentes

Lembre-se: nunca é tarde para iniciar a escovação no seu bichinho! Se ele se mostra impaciente diante das suas tentativas, vá com calma, é um processo lento.

A primeira dica para conseguir escovar os dentes do seu pet é escolher a melhor escova de dente para cachorro. O acessório será fundamental e precisa ter cerdas macias. Caso não dê certo, existem outras opções, como escovas do tipo dedeira.

Depois disso, é importante que você nunca use uma pasta de dente para humanos no seu cachorro. O animal vai ingerir o creme, por isso ele precisa ser próprio para cachorros.

As primeiras tentativas podem ser difíceis e demoradas. Para facilitar, comece passando uma gaze por toda a gengiva do cão, e após o processo, tente inserir a escova.

Dicas de como limpar dentes de cachorro com tártaro

O veterinário é o profissional indicado para cuidar dos dentes do seu bichinho e solucionar qualquer problema que possa surgir. Se o tártaro estiver acumulado, leve o animal para uma consulta e uma limpeza geral que costuma ser feita com o cão levemente sedado.

A sugestão em qualquer caso em que os dentes do cachorro não estejam com uma aparência boa é consultar um veterinário. Não deixe para lidar com a saúde dentária do seu pet em cima da hora, pois como falamos, as complicações podem ser graves.

E agora, qual assunto pet você gostaria de ler? Veja os conteúdos que selecionamos para você: