Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como escovar os dentes do cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro esperando para escovar os dentes

Os cuidados mais frequentes com um pet vão desde banho e tosa, vacinas e uma boa alimentação, rica em nutrientes. Porém, saber como escovar os dentes do cachorro também é essencial para o bem-estar dele e deve ser inserida na rotina do pet.

Um dos principais motivos da falta de cuidado é que doenças dentárias só aparecem a longo prazo, ou seja, deixar a escovação dos dentes do cachorro de lado não parece tão grave num primeiro momento. Porém, a situação pode se agravar no futuro.

Para ajudar você a entender tudo sobre esse assunto, nós convidamos o médico-veterinário da Cobasi, Marcelo Tacconi. Acompanhe!

O quão importante é essa ação na rotina dos cachorros?

A escovação dos dentes dos nossos cães é tão importante quanto nossa. Segundo o médico-veterinário Marcelo Tacconi: “mais do que garantir dentes bonitos, cuidar dos dentes significa evitar o surgimento de tártaro e outros problemas não só bucais, como sistêmicos, visto que a boca do animal é altamente vascularizada, podendo ser, se houver lesões, a porta de entrada de agentes patógenos para o organismo,” comenta. 

Dicas de como escovar dente de cachorro

Saiba como escovar dentes de cachorro
Escovar os dentes de cachorro é um tarefa muito importante a saúde dos cães.

Caso não saiba como escovar o dente do cachorro, vamos compartilhar algumas dicas para ajudar nesse cuidado. 

Naturalize a escovação dentária aos poucos

É importante mostrar ao pet que essa é uma ação normal. Por isso, é recomendado começar desde quando são filhotes. Assim,  o cão entenderá como uma prática comum, diminuindo qualquer tipo de resistência, até acostumá-lo totalmente. 

Escolha o momento certo para escovação dos dentes

Quando falamos no “momento certo” queremos dizer, situações tranquilas durante a rotina do bichinho. Afinal, uma das principais missões sobre como limpar os dentes do cachorro é criar o hábito. Então, prefira aquele instante em que ele estiver mais relaxado e calmo. 

Técnica de como cuidar dos dentes do cachorro

  • realize movimentos leve e circulares nos dentes; 
  • comece pelo lado externo de cima para baixo; 
  • faça a mesma movimentação com a escova, agora no lado interno;
  • na região da gengiva, escove massageando. Em filhotes, é indicado utilizar gaze por ser mais sensível, porém pode ser usada em adultos também. 

Utilize produtos próprios para cachorro

Escova de dente e a pasta de dente devem ser exclusivas para cachorro. Não utilize produtos para humanos, pois podem ter componentes tóxicos para os animais. 

Recompense o seu cachorro 

Seu amigo se comportou na hora de escovar os dentes? Recompense-o. Isso é uma forma de incentivo. Seja com petiscos, um abraço ou até chamando-o carinhosamente pelo seu nome. Desta maneira, ele vai associar a escovação como algo bom. 

É preciso escovar os dentes do cachorro?

Como nós, o ideal é escovar os dentes do cão pelo menos duas vezes ao dia. De acordo com o Marcelo Tacconi: “Para muitos cães, uma vez que a escovação começa a fazer parte de sua rotina diária, eles começarão a esperar e se divertir. Escovar 3 vezes na semana é o mínimo aceitável para ajudar a remover placas e prevenir o acúmulo de tártaro.”

cachorro depois de escovar os dentes

A prática impede o acúmulo de placas bacterianas, o famoso tártaro, que em grande quantidade causa mau hálito e pode levar à doença periodontal. A enfermidade, quando não tratada, traz outras complicações, como amolecimento dos dentes e até queda, além de impacto no osso de sustentação da dentição.

Outro ponto de atenção é para os casos graves das doenças dentárias que levam as bactérias para os vasos sanguíneos e aumentam as chances de contaminação de órgãos como coração, pulmão e rins.

Com quantos meses pode escovar os dentes do cachorro?

Com aproximadamente 7 meses de idade. A infância é um ótimo momento para criar o hábito da escovação dos pets. Os filhotes estão mais propensos a experimentarem coisas novas, mesmo que seja uma escovação.

Essas são algumas informações importantes para você nunca mais precisar falar “meu cachorro não deixa escovar os dentes”. Lembre-se de ter paciência e cuidado para realizar essa ação com tranquilidade.

Tudo o que você precisa saber sobre escovar dentes de cachorro

Gostou das dicas? Deixe nos comentários como está sendo escovar o dente do seu pet e ajude outros tutores. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário