Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro de aparelho: saiba tudo sobre aparelhos dentários para cães

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro de aparelho

Você já viu imagens e vídeos de cães usando aparelho ortodôntico? Sim, estamos falando de uma boca canina com sorriso metálico, braquete e fio. Vendo isso, você deve ter se perguntado se realmente é verdade. Idêntico àqueles usados pelos seres humanos, o cachorro de aparelho é um recurso que não tem finalidade estética, mas é usado para solucionar problemas nos dentes, que causam dor e desconforto aos cachorrinhos.

Essa informação desperta curiosidade, não é mesmo? Para nos ajudar, convidamos a  Joyce Aparecida, médica-veterinária da Educação Corporativa Cobasi, que vai nos explicar tudo sobre aparelho dental para cachorro. Confira!

Aparelho ortodôntico para cães: isso existe?

Dependendo do caso e da anatomia dos dentes, cachorro com aparelho pode ser uma solução fundamental para promover maior qualidade de vida ao animal. O aparelho de dente para cachorro chegou ao Brasil há quase duas décadas. A solução é originária dos Estados Unidos, onde é mais utilizada para corrigir a dentição dos cães.

Além do uso para o tratamento periodontal, o aparelho cuida da saúde bucal, removendo placa bacteriana, tártaro e ajuda a minimizar aqueles famoso bafo dos cães. Já existem tutores que estão procurando por veterinários para colocação de aparelhos dentários em cães, e o motivo tem uma resposta super direta: porque alguns animais realmente precisam.

A especialista da Cobasi explica: “Sim, existe aparelho dentário para cachorro. Embora não seja tão comum no Brasil, o aparelho canino é feito com resina ou fios metálicos, corrigindo a posição dos dentes dentro de um período de um a quatro meses de uso, dependendo do problema”.

A aplicação de aparelho em cachorros é bastante incomum, por isso as pessoas tendem a pensar que esse método é extremamente exagerado ou desnecessário. Mas, na verdade, no caso dos cães, a solução não tem o propósito estético de deixar os dentes mais bonitos.  Trata-se de uma necessidade para animais que sofrem da má oclusão dentária.

O que é a má oclusão dentária?

De forma resumida, trata-se de quando os dentes do pet não estão corretamente alinhados, fazendo com que ele tenha a mordida torta e, consequentemente, muita dificuldade para se alimentar e fechar a boca. A má oclusão dentária pode acarretar em sintomas como:

  • inflamação na gengiva;
  • salivação excessiva;
  • desgaste anormal dos dentes;
  • maior acúmulo de resíduo de alimentos;
  • formação excessiva de tártaro;
  • odor desagradável na boca;
  • mordidas na língua, bochechas ou ferimentos no céu da boca.

Em casos mais graves de má oclusão, o dente chega a ser tão torto que pode até perfurar a gengiva ou o céu da boca do cão. E isso, infelizmente, é bastante preocupante, porque a falta de correção da arcada dentária pode provocar, sim, lesões mais sérias.

cachorro de aparelho
No Brasil, o aparelho dentário para cachorro não é tão conhecido para o tratamento de correção da posição dos dentes dos cães.

De acordo com a veterinária Joyce: “os casos mais comuns em que se recomenda o uso de aparelho nos cães são quando os dentes estão posicionados de forma a impedir que a boca do animal feche e a mordida não se encaixe corretamente”, contou.

Portanto, o aparelho dentário é essencial na manutenção da saúde oral dos animais, promovendo o conforto necessário para apreensão e mastigação dos alimentos. Como também ajuda na auto-limpeza dos dentes através da mastigação e, desta forma, diminui a probabilidade de desenvolvimento de doença periodontal.

Como saber se o meu pet precisa de aparelho?

O principal motivo, como mencionamos, é quando há má-oclusão. Isso vai causar um comprometimento na função da preensão e mastigação, bem como traumatismos sobre os tecidos adjacentes e atrito dentário. Nestes casos, o tratamento ortodôntico é o mais indicado.

Portanto, analise com atenção se tem algum dente torto na boca de seu cão.Caso note alguma deformidade é preciso levá-lo ao veterinário. O especialista irá realizar o diagnóstico e orientá-lo sobre o uso do aparelho e a indicação de procurar por um dentista de cães.

Além disso, entre as principais causas em que o uso de aparelho ortodôntico em cães é necessário, estão: 

  • Linguoversão: malformação dos caninos inferiores, quando crescem voltados para dentro;
  • Caninos em lança: quando os caninos superiores crescerem projetados para a frente.

Os sintomas que listamos acima podem ser comuns em diversas doenças bucais. Por isso, caso o tutor perceba que o pet está apresentando algum deles, é necessário levá-lo ao veterinário imediatamente para que um exame físico seja realizado.

Quanto dura o tratamento com aparelho ortodôntico canino?

Realizado com resina ou fios metálicos, o tempo de tratamento varia de um a quatro meses, dependendo do problema.

Cachorro de aparelho dentário: quais cuidados são necessários?

cachorro com aparelho
O uso do aparelho dentário para cachorro é necessário para corrigir má-oclusão nas arcada dentários dos cães.

Durante o tratamento dentário canino, algumas etapas de cuidados são necessárias. Primeiramente, o tutor precisará ter uma atenção maior com a escovação dos dentes, passando a realizar a ação diariamente, como também passar um antisséptico para cães.

Esses cuidados são responsáveis por impedir o acúmulo de bactérias, doenças na gengiva e outros agravantes à saúde bucal. Consulte o seu veterinário para estabelecer um cronograma de cuidados durante o tratamento dentário.

Cachorro de aparelho dentário: é fácil a adaptação?

Apesar de não ser nenhum bicho-de-sete-cabeças, é preciso ter paciência. Afinal, cada caso é um caso e a adaptação depende de questões comportamentais do animal.  Quando se sentem desconfortáveis, algumas cães podem:

  • apresentar quadros de irritabilidade;
  • tentar remover o aparelho utilizando as patas;
  • não querer mais se alimentar;
  • ficar mordendo móveis ou objetos duros. 

Para evitar essas situações, o tutor pode ajudar amolecendo a ração, o que vai ajudar na mastigação. Uma boa dica é guardar objetos e brinquedos duros, e claro, manter um contato direto com o especialista para a manutenção e todas as outras etapas do tratamento.

Quanto custa um tratamento dentário com aparelho de cachorro?

Como ainda não é um tratamento comum no Brasil, a colocação de aparelho e cuidados podem gerar um custo mínimo, em média, de R$ 5 mil.

cão com aparelho

Gostou do conteúdo? No Blog da Cobasi você encontra diversos outros conteúdos exclusivos sobre saúde bucal e tudo relacionado a cães, gatos e do mundo animal.

Além disso, se estiver procurando por produtos para cuidar da saúde bucal do seu cachorro, no pet shop online da Cobasi tem escova de dente, dedal e as principais soluções práticas para a manutenção da higiene bucal dos cães. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário