Mitos e verdades sobre a higiene bucal do cachorro

4 de abril de 2019

Cachorros, Saúde e Cuidados
higiene bucal do cachorro sendo feita

Deveria ser comum, mas realizar a higiene bucal do cachorro ainda não é rotina para muitos tutores. No entanto, não ter cuidado com a saúde bucal dos cães pode resultar em doenças e ainda gerar despesas altas com o passar do tempo.

O tutor que tem um cachorro que permite que escovem seus dentes tranquilamente pode se considerar sortudo. Essa tarefa costuma ser estressante para ambos e, por isso, muitas vezes é deixada de lado.

Quando juntamos a dificuldade em realizar a higiene da boca do cachorro com a falta de consciência da importância da boa higiene bucal, os resultados não são nada bons: cachorros com a boca inchada, cachorro que não consegue mastigar, boca de cachorro fedida ou sangrando, entre tantos outros problemas.

Quer reduzir os riscos de doenças e acabar com o mau hálito? Continue a leitura e a conheça os mitos e as verdades sobre a higiene bucal do cachorro.

Fazer a higiene bucal do cachorro evita doenças

Verdade. Não realizar a escovação diariamente pode causar leves inflamações na gengiva que – se não tratadas – podem evoluir para gengivite grave, reabsorção do osso alveolar e até a perda de dentes. O acúmulo de bactérias pode também cair na corrente sanguínea e levar até a alterações sistêmicas.

É importante escovar os dentes do cachorro todos os dias

cachorro escovando os dentes para evitar o tártaro

Verdade. O ideal é escovar os dentes com frequência, pois a placa bacteriana pode se formar em apenas 12 horas. Recomenda-se a escovação pelo menos uma vez por dia, de preferência de noite. Isso porque o pet já terá realizado todas as refeições e brincado bastante, estando cansado e sonolento.

Para os cães que não permitem a escovação diária, ou quando isso não for possível, o tutor pode oferecer outras opções que auxiliam na limpeza dos dentes, como petiscos, ossinhos e enxaguante bucal, que deve ser colocado na própria água do cachorro. Mesmo com esses artifícios, mantenha a escovação com a maior frequência possível.

É mais fácil surpreender o cachorro na hora de fazer a higiene bucal

Mito. É muito importante criar uma rotina, escovando os dentes todos os dias no mesmo horário, assim o animal se acostumará com a atividade e a tarefa ficará cada vez mais fácil de ser realizada.

Usar produtos de uso humano de vez em quando não faz mal

Mito. Não se deve utilizar escova e pasta de dente de uso humano em hipótese alguma. As escovas para cachorro possuem cerdas mais suaves e especialmente anguladas, evitando que machuque a gengiva e a boca do pet, e garantindo um resultado melhor.

Ao contrário de nós, o cachorro ingere a pasta utilizada na hora da escovação e, por isso, utilizar o creme dental de uso humano é o que traz mais riscos. Isso porque a sua composição contém flúor, que pode ser tóxico para o animal e causar doenças graves. Além disso, as pastas humanas possuem sabão na sua composição, que pode causar também irritação da mucosa gástrica dos cães, levando a um desconforto abdominal e em casos mais graves, úlceras gástricas.

É normal o cachorro ter bafo

Mito. O mau hálito é sinal de que algo está errado e é preciso ficar atento! A falta de higiene bucal é uma das principais causas da halitose, que é o principal sinal da proliferação de bactérias que geram o odor desagradável.

Se a higiene bucal do cachorro estiver em dia e mesmo assim o mau hálito permanecer, é importante ir ao veterinário ,pois a halitose pode ser causada também por algum problema gástrico ou endócrino.

Preciso fazer a higiene bucal no cachorro desde filhote

Verdade. Apesar de ser possível iniciar a higiene bucal do cachorro já adulto, o mais indicado é iniciar quando ele ainda é um filhote. Além de manter os dentinhos sempre limpos, você também acostuma seu pet desde cedo.

Antes mesmo dele trocar a dentição de leite, separe alguns mitos por dia para a atividade, passando a escova de dentes para cachorro sem pasta nos dentes e na gengiva do animal. Com o tempo, a prática se tornará natural e o processo será mais fácil por toda a vida.

Caso seu cachorro seja adulto e você queira iniciar a escovação, a dica é fazer a associação positiva. Escolha um lugar calmo e faça muito carinho no pet. Comece colocando apenas a escova de dentes na boca do cachorro até ele se acostumar. Depois utilize a pasta e sempre recompense com carinho.

Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre a saúde do cachorro: