Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste: o que pode ser?

Compartilhar:


meu cachorro não quer comer

Ver o nosso cãozinho passando mal não é algo fácil e corta o coração de qualquer bom tutor. Ainda mais se você se vê diante de uma situação e percebe: “meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste“.

A presença de tantos sintomas de uma só vez pode levar ao desespero. Assim, é compreensível o tutor buscar qualquer tipo de ajuda imediata.

Isso ocorre mesmo sem ter nenhum diagnóstico, o que pode levar a atitudes impensadas que podem causar danos ao pet.

No entanto, é muito importante lembrar nessas horas que somente o médico-veterinário é o profissional qualificado para tirar dúvidas, fazer o diagnóstico, tratar do cachorro e prescrever medicamentos.

E para ajudar a informar e a acalmar os tutores enquanto aguardam por uma avaliação clínica do pet, preparamos este texto sobre as possíveis causas para o seu cãozinho estar apresentando os sintomas descritos acima.

Continue com a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto! Bom proveito!

Por que o meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste?

Assim como os seres humanos, os cães estão sujeitos a sofrer alterações no apetite ou, às vezes, ter má digestão.

Portanto, comer muito rápido ou ingerir alimentos diferentes dos habituais pode causar vômito e mal-estar temporários, dando uma aparência tristonha ao cachorro. Por isso, sempre utilize rações recomendadas para a idade, o tamanho e a raça do seu cão.

Aspectos psicológicos

O aspecto psicológico também pode trazer esses sintomas de forma pontual.

Mudanças na rotina, perda de um ente ou falta de atenção e de brincadeiras por parte do tutor podem ocasionar estresse extremo no cachorro a ponto de ele perder o apetite e ficar quieto e triste.

Chamar a atenção

Alguns cães também chegam a vomitar só para chamar a atenção do tutor para si.

Nesses casos mais pontuais, é muito importante identificar o elemento desencadeador do estresse e buscar todas as alternativas possíveis para eliminá-lo, já que a saúde mental impacta diretamente na saúde física.

Meu cachorro não quer comer, anda triste e vomita com frequência, e agora?

Se os sintomas mencionados acima acontecerem uma vez ou raramente, isso não é motivo de preocupação. 

Porém, se o vômito, a falta de apetite e o aspecto tristonho passarem a ocorrer com frequência, o ideal é marcar o quanto antes uma consulta com o médico-veterinário, pois os sintomas são comuns a diversas doenças conhecidas atualmente.

Além do fato de não comer e vomitar frequentemente causar desnutrição severa, as principais doenças que podem manifestar esses sintomas são as do tipo gastrointestinais, hepáticas, renais, virais e verminoses.

Apenas um veterinário pode dar um diagnóstico preciso e evitar a piora do quadro clínico.

Relate os com detalhes os sintomas

meu cachorro não quer comer

O tutor pode ajudar o profissional nessa tarefa ao relatar detalhadamente todos os sintomas e comportamentos que o cachorro apresentou. Isso porque, algumas vezes, o vômito e a falta de apetite podem vir acompanhados de diarreia, perda de peso, febre e dor, além da apatia constante.

Fique atento ao seu pet e nunca deixe para depois quando o assunto se trata de saúde! Dessa maneira, você terá um cachorro feliz em sua companhia por muito mais tempo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Edsom souza luz disse:

    Meu cachorro não come vomita direto que faço

Deixe o seu comentário