Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro vomitando espuma branca: o que fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro da raça Beagle deitado em tapete

Viu o seu cachorro vomitando espuma branca e não sabe o que fazer? Não precisa se preocupar, nós vamos contar para você os possíveis significados deste mal-estar e como cuidar do seu animal de estimação. Confira!

Cachorro está vomitando espuma branca: o que é?

cachorro vomitando espuma branca
Verifique se o vômito está ocorrendo com frequência

Quando um cachorro está vomitando espuma branca, pode significar que há alguma coisa errada com o organismo do animal. Pode ser tanto um pequeno mal-estar por falta de alimentação ou até mesmo algum problema sério. O que leva um  cachorro a vomitar  gosma branca é:

Cachorro com a barriga vazia

É isso mesmo! Uma das causas mais comuns que deixam o cachorro vomitando gosma branca é a falta de alimentação. Se o pet ficar muito tempo sem comer, é provável que ele acabe vomitando “espuma” branca, que é o resultado da combinação de saliva com o muco do estômago.

Problemas sérios de saúde

Porém, há situações em que o cachorro vomitando espuma branca, pode significar algo mais sério. Por exemplo, ele pode estar com tosse dos canis ou até mesmo pneumonia. Por isso, ao perceber algo anormal com o pet, procure ajuda de um médico-veterinário.

Cachorro vomitando branco: principais causas

Caso identifique que o cachorro não está bem: já para o veterinário
Caso identifique que o cachorro não está bem: já para o veterinário

Se o cachorro vomitar espuma branca, as causas podem ser variadas, das mais simples às mais complexas. Então, confira algumas doenças relacionadas ao vômito branco do pet.

  • verminose: quando o cão ingere ovos ou larvas de parasitas através da água, do solo ou ambiente;
  • indigestão: quando algo não cai bem e o organismo tenta expelir a substância.
  • alterações na alimentação: mudanças bruscas na dieta do pet podem causar vômitos, sobretudo quando o tutor oferece comidas gordurosas;
  • intoxicação alimentar: algumas substâncias de plantas e produtos de limpeza são nocivas aos animais;
  • torção gástrica: comum em cães de grande porte, acontece quando pets comem muito rápido, após um longo período sem comer;
  • refluxo: se o pet come rápido demais ou em quantidade exagerada, o alimento volta misturado com o suco gástrico. 
  • obstrução gastrointestinal: quando há alguma obstrução, o pet tenta vomitar com saliva acumulada.

infecções, inflamações estomacais ou intestinais: qualquer doença que afeta o trato gastrointestinal, como gastrite, cinomose e parvovirose.

Cachorro vomitando espuma branca: sintomas

Na maioria das vezes, o cachorro ficar vomitando espuma branca pode ser normal. Entretanto, se isso estiver acompanhado de alguns sintomas, é sinal de que há algo mais sério com o pet. Procure a ajuda de um especialista em caso de:

  • vômito acompanhado de diarreia com ou sem sangue;
  • inchaço e dor abdominal;
  • falta de apetite;
  • pouca vontade de brincar;
  • choro;
  • desidratação;
  • tremores e vômito com espuma branca;
  • alteração no odor da boca.

Meu cachorro está vomitando há alguns dias: o que será?

cachorro vomitando branco

Se você notar que o seu cachorro está vomitando espuma branca há alguns dias e está muito agitado, é bom ficar atento. Primeiro, tente acalmar o seu pet e observar suas reações. Procure também responder às seguintes perguntas:

  • o cão comeu algo diferente?
  • aconteceu alguma situação específica com ele, como mudança de rotina ou brigas?
  • o vômito apresenta algum outro componente ou coloração além da espuma branca? 

Caso as duas primeiras perguntas tenham respostas negativas e a terceira seja afirmativa, o recomendado é consultar um veterinário o mais rápido possível. Pois, isso é sinal de uma doença séria, que precisa de diagnóstico e medicação específica.

Afinal, o caso do cachorro vomitando espuma branca pode ser também uma doença séria e que precisa de acompanhamento.

O que fazer quando o cachorro está vomitando espuma branca?

1) Não interrompa o vômito

Vomitar é um processo natural. Ao invés de interromper, o tutor deve verificar se a espuma contém resíduos estranhos, sangue ou ração ingerida. Também é hora de verificar o aspecto do vômito para entender qual órgão do animal pode estar comprometido.

Importante: Tire fotos antes de limpar o vômito, dessa forma você facilita a análise do especialista e garante um diagnóstico mais preciso. Não se esqueça de levar a carteira de vacinação do pet na consulta, ela é essencial para o veterinário ter uma visão completa da saúde do animal.

2) Evite comida em excesso

Se o animal vomitar, não ofereça alimento em grande quantidade. O ideal é dar água gelada em pequenas doses, para acalmar o estômago do pet.

3) Não faça exercícios pesados

Exercícios intensos forçam o organismo, ao invés de mantê-lo em repouso para facilitar a recuperação. Além disso, o desconforto no pet também pode ser derivado da prática mal administrada de atividades.

4) Vá ao veterinário imediatamente

Ir ao veterinário é a melhor forma de cuidar do seu pet. Lembre-se: não existe remédio para cachorro vomitando espuma branca. Vá ao veterinário para descobrir o diagnóstico do animal e o melhor tratamento.

Diagnóstico e tratamento

cachorro vomitando branco

O médico-veterinário será responsável por examinar o animal, realizar avaliações clínicas e diversos exames: sangue, cultura antibiograma de fezes, urinálise, raio x e ultrassonografia. Assim, ele poderá ter um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o pet.  

Por exemplo, se o cachorro está vomitando devido a tumores ou ingestão de corpos estranhos, cirurgias serão necessárias. Em caso de parvovirose, internação e isolamento imediato são as melhores maneiras de garantir a pronta recuperação do pet.

Como evitar cachorro vomitando gosma branca?

Você sabia que, com alguns cuidados simples, é possível evitar que o cachorro fique vomitando gosma branca? É isso mesmo! Confira algumas dicas.

  • mantenha o calendário de vacinação em dia. As vacinas protegem o animal contra uma série de doenças, como a raiva e a parvovirose.
  • ração de qualidade deve ser a base da dieta. A escolha correta pode ser feita junto ao veterinário;
  • mantenha um bebedouro com água fresca sempre disponível para o pet;
  • divida a quantidade diária de ração do pet em, pelo menos, três porções, para evitar que o estômago fique vazio;
  • Consultas periódicas ao veterinário são indispensáveis. Realize check-ups anuais e exames de rotina.

Agora que você já sabe o que significa cachorro vomitando espuma branca e como evitar esse mal-estar, conte para gente como você faz para manter a saúde do pet em dia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário