Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com falta de apetite: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
falta de apetite
A falta de apetite pode ser causada por algumas doenças.

Infelizmente a cachorro com falta de apetite é um sintoma bem comum quando uma doença acomete o cão. Isso porque, nós sabemos o quanto o nosso amigão gosta de comer e quando nem isso ele quer fazer, pode ter certeza que tem algo acontecendo. 

Essa falta de apetite, inclusive, é algo bastante grave, já que acontece por uma doença e deixa o pet ainda mais fraco, por conta da não ingestão de nutrientes. Seu pet está apresentando esses sintomas? Veja o que pode ser feito! 

Causas pontuais de cachorro com falta de apetite

Não existe, por exemplo, um motivo direto que causa a falta de apetite nos cães. Por exemplo, eles podem simplesmente estarem sem fome naquele momento, ou ainda não gostando da ração. Sendo assim, perceba se houve alguma mudança na rotina do animal, por exemplo, troca de rações e comedouros. 

Outro ponto crucial para compreender a falta de apetite são as condições climáticas. Sim, os animais comem menos em dias de muito calor. Assim como em nós humanos, quando o tempo está muito quente, a refeição pode causar certo desconforto. Por isso, também vale analisar se é o caso.

Você sabia que o estresse também pode fazer com que o pet perca o apetite? Quando eles estão estressados, eles não querem nem saber de refeições. Por isso, se esse for o caso, é um sinal de que o seu pet está precisando de mais atividades físicas e brincadeiras. Invista em brinquedos que estimulem a queima de energia e garante passeios diários junto ao seu amigão. 

Doenças que podem tirar o apetite do animal

falta de apetite
Procure um veterinário em casos de falta de apetite do seu pet.

Em casos mais graves, porém, existem algumas doenças que eliminam a fome dos cães. Ao contrário dos humanos, quando mesmo doente, entendemos a importância da alimentação, isso difere com os cães. Eles simplesmente perdem o apetite e deixam de comer. Isso é uma ação muito grave, já que pode contribuir com a desnutrição. Veja algumas doenças que traz a falta de apetite como sintoma:

  • Doenças virais, a exemplo de coronavirose, parvinosa, cinomose;
  • Distúrbios no sistema digestivo;
  • Obstrução digestiva; 
  • Problemas gástricos;
  • Tumores;
  • Doença do carrapato;
  • Distúrbios alimentares;
  • Insuficiência renal.

Vale considerar que na maioria dessas enfermidades, também outros sintomas podem ocorrer, como a diarreia, o choro e a mudança no comportamento.

O que fazer nesses casos?

Ao ver nosso pet doente, queremos resolver o quanto antes, né? Mas, olha, não existe fórmula mágica. O mais indicado nesses momentos é a ida ao médico veterinário. Qualquer ação diferente dessa, pode ser muito grave para o animal. O veterinário poderá examinar todo o histórico do animal, com base em exames específicos e identificar o que esta motivando a falta de apetite. 

Em casos mais leves, por exemplo, pode ser indicado a substituição na ração, utilização de suplemente e entre outros modos de tratamento. Em casos mais severos, os remédios serão indicados. Mas independente de qual seja o tratamento, ele deve ser orientado por um profissional. Assim, o seu pet retomará a sua forma saudável o quanto antes e logo tudo isso será resolvido.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Simone disse:

    Minha pet tá muito ruim pra comer desde q ela ficou doente e desde então o hepatite dela não voltou mas. oq faço? come quando quer e isso tá me procurando, me ajuda por favor obg

    • Cobasi disse:

      Simone, o mais indicado nesses momentos é a ida ao médico-veterinário. O profissional poderá examinar todo o histórico do animal, com base em exames específicos e identificar o que esta motivando a falta de apetite.

  2. Edilene Maria disse:

    Minha cachorrinha está com com diarréia e sem apetite, o que devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Edilene, esses sintomas podem aparecer por uma série de motivos, vá ao médico-veterinário para que o pet seja diagnosticado e tratado corretamente.

Deixe o seu comentário