Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como limpar os brinquedos do cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro na frente de máquina de lavar

Os animais de estimação enchem a casa de alegria e são ótimas companhias. Porém, a presença de cães, gatos e outros pets implica em grandes responsabilidades. Levar para passear, dar comida e limpar a sujeira são as tarefas mais comuns, no entanto uma outra atividade muito importante às vezes é esquecida: limpar os brinquedos do cachorro e outros pertences

Continue a leitura e saiba como limpar brinquedos, potes, roupinhas e outros objetos do seu pet!

Dicas para limpar os brinquedos do cachorro

Ao limpar os brinquedos do cachorro, você deve usarcom produtos próprios de uso veterinário. Outra opção é o sabão neutro, como o sabão de coco, por exemplo. 

É comum, tutores cometerem erros como o de utilizar produtos de limpeza de uso doméstico nos cuidados com a higienização dos pertences dos pets. Eles podem causar algum tipo de alergia e até mesmo intoxicação nos animais de estimação. 

Limpeza do comedouro e bebedouro

Higienizar os potes de alimento e água do seu bichinho é uma tarefa muito importante e que demanda atenção e cuidado.

O contato direto dos animais com esses itens torna fundamental que o tutor faça a higienização do comedouro e do bebedouro uma vez ao dia. Pelos, saliva e restos de alimentos podem juntar bactérias e fungos, causando doenças no seu pet. Esses potes têm contato direto com essa água e alimento, então merecem atenção redobrada.

Nunca use desinfetantes que não sejam próprios para uso veterinário para limpar os brinquedos do cachorro e outros pertences. Outro erro comum é fazer a higienização apenas com água. Apesar de remover restos de alimentos, a água não esteriliza os objetos. 

Como higienizar os potes de água e comida do meu pet? Tenha uma esponja exclusiva para a atividade. Com o auxílio dela, lave os itens com sabão neutro removendo toda a sujeira. Enxágue e deixe-os secando em local arejado.

Como limpar os brinquedos do cachorro

brinquedos e roupas do pet no varal
Após lavar os pertences do seu pet, seque completamente antes de guardar

O processo de higienização dos brinquedos é muito parecido com o realizado nos comedouros e bebedouros. Principalmente os cães brincam de morder e enchem esses itens de saliva e pelos, sendo fundamental a higienização periódica.

Os brinquedos de plástico devem ser lavados com sabão neutro com a ajuda de uma esponja exclusiva para a atividade. Remova todos os resíduos e, se necessário, deixe o item de molho. Após a limpeza, enxague com água corrente e deixe secar. Guarde apenas brinquedos completamente secos. No caso de pelúcias, lave o item à mão ou na máquina de lavar com sabão neutro e sem amaciantes. Enxágue com bastante água e deixe secar em local arejado e, se possível, com sol.

A higienização dos brinquedos deve ser realizada semanalmente. Nunca guarde um item molhado ou sem realizar a limpeza para evitar a proliferação de germes e bactérias.

Caminhas e roupinhas

A frequência da limpeza das caminhas, cobertores e roupinhas pode ser um pouco maior e ser realizada de acordo com a necessidade. Camas, almofadadas e cobertas são locais muito propensos ao acúmulo de pelos e parasitas, como as pulgas, por exemplo. O primeiro passo é usar um aspirador ou escova própria para eliminar os pelos acumulados antes de fazer a desinfecção dos itens por meio da lavagem.

Se necessário, deixe camas, cobertores, roupinhas e outros itens têxteis de molho para remover toda a sujeira, além de garantir a eliminação de parasitas, como as pulgas e os carrapatos. Os desinfetantes próprios para uso uso pet ajudam nessa desinfecção e podem ser usados sem medo pelos tutores.

Caso o pet tenha feito xixi em um desses itens, após a higienização com o desinfetante, o tutor pode usar um pouco de vinagre branco com água e enxaguar. Assim será possível eliminar por completo o odor de urina. Esses itens podem ser lavados na máquina desde que não exista nenhuma contraindicação na etiqueta. Lembre-se de usar sabão neutro e não aplicar amaciante para roupas.

Algumas caminhas para cachorro possuem zíper para remover o enchimento, que pode ser lavado com menos frequência também de acordo com a necessidade. Após a lavagem, guarde as roupas ou caminhas apenas após estarem completamente secas. Evite armazenar em locais úmidos ou sem a circulação de ar.

Higienização da caixa de areia

Caixa de areia para gatos
Higienize a caixa de areia do seu gato a cada dois dias

Os tutores de gatos devem lavar e desinfetar a caixa de areia a cada dois dias. Jogue toda a areia fora, despeje água e um pouco de desinfetante e esfregue o recipiente com uma esponja exclusiva para a atividade. Antes de colocar a areia nova, certifique-se que a caixa está completamente seca.

Além de limpar os brinquedos do cachorro e os cuidados com a higienização dos pertences dos pets, outras atividades ajudam a manter a saúde e o bem-estar do seu bichinho. Separamos alguns posts que vão ajudá-lo a ser um tutor cada dia mais atento com a saúde do seu pet. Confira:

Ficou com alguma dúvida sobre a importância de higienizar os brinquedos dos pets? Escreva para nós nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário