Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Passeio na quarentena: cuidados com seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tutor de cachorro higieniza as mãos
Higienize suas mãos com álcool em gel após o passeio na quarentena.

A pandemia da COVID-19 deixou as famílias em isolamento social. Lavar as mãos, usar álcool em gel e retirar os sapatos ao chegar em casa são orientações que vemos em todos os lugares para evitar o contágio pelo vírus. Você sabe quais os cuidados necessários com seu cachorro após um passeio na quarentena?

Separamos as orientações para manter você, sua família e seus pets protegidos.

Cães e gatos não transmitem COVID-19

Antes das orientações de higiene, é importante ressaltar que não existem evidências científicas concretas sobre a infecção e transmissão da COVID-19 em cães, gatos ou outros pets. No entanto, é recomendado que pacientes com diagnóstico positivo para o novo Coronavírus evitem beijar e abraçar seus pets. Pacientes confirmados com a doença devem lavar as mãos antes de brincar com seus pets e usar máscara.

Agora que já está esclarecido que pets não transmitem a COVID-19 e não oferecem riscos aos seus donos, vamos aos cuidados?!

Conheça as ações da Cobasi para preservar a saúde de seus colaboradores e clientes, além de garantir o acesso aos produtos necessários para nutrição, saúde e bem-estar dos animais de estimação durante a pandemia da COVID-19.

Cuidados com o passeio na quarentena

Tutor utiliza um lenço para higienizar seu cachorro
Utilize shampoo para cachorro e água para higienizar seu pet após o passeio na quarentena.

Cães e gatos não contraem e não transmitem o novo coronavírus, mas também precisam de cuidados especiais com a higiene. A pelagem de cães e gatos pode ser contaminada com o vírus da COVID-19 através do contato. Funciona exatamente igual com celulares, maçanetas e roupas. O vírus pode ficar na superfície.

A orientação é evitar saídas na rua. Caso seu gato tenha acesso à rua, instale telas de proteção ou mantenha portas e janelas fechadas. Gatos com acesso à rua são expostos à doenças, brigas com outros animais e maus-tratos. Durante o isolamento, os passeios ainda podem fazer com que ele carregue o vírus na pelagem ao encostar em superfícies contaminadas.

Cães também devem ficar em casa. Caso não seja possível evitar o passeio na quarentena, pois ele está costumado a fazer as necessidades apenas na rua, higienize-o ao chegar em casa. O álcool em gel não é indicado para uso veterinário. Confira o passo a passo de cuidado com seu cachorro no isolamento. 

Você vai precisar de shampoo ou sabonete para cachorro um recipiente com tampa ou bico dosador, água e lenços umedecidos para pets.

Passo 1

Misture o sabonete ou shampoo para cachorro e com água no recipiente. Use a medida de 1 de shampoo para 9 de água.

Passo 2

Prepare o espaço! Posicione o pote com a mistura e os lenços umedecidos para pet próximos à entrada da casa.

Passo 3

Hora de sair! Faça passeios rápidos e evite que seu cachorro encoste em muros, árvores e outras superfícies. 

Passo 4

Ao chegar em casa, higienize suas mãos com a mistura e limpe com o lenço umedecido.

Passo 5

Umedeça mais um lenço com a mistura de água e shampoo e higienize as patas do animal com atenção entre as almofadas e unhas.

Passo 6

Borrife a mistura em um lenço umedecido e passe por toda a pelagem do animal. Priorizando áreas de contato com o ambiente. Evite o contato com os olhos e a boca.

Passo 7

Use lenços umedecidos e a mistura para limpar o local em que o animal pisou.

Passo 8

Lave as mãos com água e sabão. 

Além desses cuidados após o passeio na quarentena, é aconselhável dar banho no cachorro toda semana. 

Mas, por que shampoos e sabonetes são ideais para proteger contra a COVID-19? O vírus da doença possui uma camada de gordura e, com os sabonetes, conseguimos eliminá-la facilmente. Mantenha seu pet sempre limpo e lave as mãos com frequência!

Saiba como dar banho no seu cachorro sem sair de casa.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no tapete higiênico?

cachorro e tutora
Ensine seu cãozinho a fazer as necessidades dentro de casa.

Evitar o passeio na quarentena é algo muito difícil para cães que fazem as necessidades apenas na rua. Por isso, ensinar o cachorro a fazer xixi no tapete higiênico é algo importante neste momento.

Vamos às dicas?

Primeiro escolha um lugar e coloque o tapete higiênico. Evite a proximidade da cama, do comedouro e bebedouro do animal. O ideal é deixar mais de um tapetinho à disposição em locais diferentes. Coloque gotas do educador sanitário no tapete. Ele demarca o lugar onde seu cachorro deve fazer as necessidades fisiológicas.

Quando ele fizer xixi no tapete higiênico, faça carinho e ofereça petiscos para reforçar positivamente o comportamento adequado. Caso o cãozinho faça fora do tapete, ignore e limpe sem repreender. 

Meu cachorro não faz xixi no tapete higiênico

Mulher passeia com cachorro na rua
Faça passeios mais curtos e rápidos durante a quarentena.

A aprendizagem pode levar alguns dias e o processo exige paciência e persistência. Mas, se mesmo com as orientações seu cãozinho não usar o tapete higiênico, existem algumas formas de estimular o uso.

Leve o animal várias vezes ao dia no tapetinho. Aguarde por alguns minutos junto com ele. Faça isso principalmente nos horários em que o cãozinho costuma passear, após as refeições e ao acordar de uma soneca. Fique atento ao comportamento e sempre que identificar mudanças leve-o até o tapetinho. Ele pode estar apertado!

Higienize o ambiente

Além de manter seu pet higienizado após o passeio na quarentena, alguns cuidados se estendem ao ambiente e até aos nossos artigos pessoais, como os sapatos. Os desinfetantes a base de amônia quaternária são ideais para a função. Antes de comprar, verifique a descrição do produto!

Você pode utilizar o produto de duas formas. A primeira opção, é diluir 1 ml do produto em 500 ml de água. Essa mistura pode ser e borrifada em sapatos e superfícies para higienização.

Para uma limpeza mais intensa de calçados, deposite a mesma solução em uma bandeja rasa. Ao chegar em casa, deixe os sapatos sobre a mistura por alguns minutos.

Desinfetantes a base de amônia quaternária e outros produtos de limpeza não devem nunca ser usados diretamente no seu pet. Além de alergias, podem intoxicar o animal.

Confira mais informações sobre a saúde e o bem-estar do seu pet:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário