Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vermífugo para cães e gatos: guia completo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vermífugo para filhote

Os parasitas são inimigos dos animais de estimação e não é só das pulgas e dos carrapatos que estamos falando. Os endoparasitas são aqueles que atacam o sistema digestivo e intestinal, além de outros órgãos, como coração, e devem ser combatidos e prevenidos com o vermífugo.

Os vermífugos são remédios que combatem diversos tipos de vermes de cachorro e gato. Eles podem ser de amplo espectro, ou seja, aqueles que agem contra diversos parasitas, ou específicos para determinados organismos. Qual e quando usar? Com que frequência? Como administrar?

Responderemos essas e outras perguntas a seguir.

Tipos de verme de cachorro

Os parasitas de cachorro ou vermes, como também são chamados, se aproveitam do seu pet para sobreviver e causam problemas de saúde nele. Para combater os vermes intestinais, seu animal precisa ingerir o vermífugo indicado por seu médico veterinário. Se uma infestação não for tratada, o pet pode sofrer com problemas digestivos, imunológicos e também contaminar outros animais, inclusive seres humanos.

Existem vários tipos de vermes de cachorro, mas alguns são mais comuns e, por isso, a maioria dos medicamentos que agem como vermífugo para cães combatem alguns parasitas em especial. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

A lombriga possui um nome bem conhecido e chega aos 5 centímetros de comprimento. Sua presença deixa a barriga do pet distendida e rígida, e esse verme pode ser transmitido da mãe para o filhote. O ancilóstomo também tem a transmissão por meio do útero ou leite materno, no entanto, ao contrário da lombriga, ele é pequeno e fino.

O verme chicote, diferente dos anteriores, não sai nas fezes do animal infectado, pois fica restrito ao intestino grosso. A indicação da presença dele é o muco no cocô. Outros dois parasitas são comuns em cães: a tênia e a giárdia. A giárdia deixa o animal muito debilitado e exige vermífugo específico para seu tratamento.

Todos os vermes deixam os animais debilitados e podem levá-los ao óbito. Apesar disso, cada um exige um tratamento diferente e apenas um médico veterinário pode indicar qual o vermífugo eficaz.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de vermífugos e como ajudar o seu veterinário no diagnóstico?

Remédio para verme de cachorro

Como mencionamos acima, o vermífugo é um medicamento que combate e previne contra endoparasitas. Também chamado de vermicida, esse remédio de verme para cachorro deve ser dado de forma recorrente ao pet.

Os cães podem contrair vermes em um simples passeio na rua, por isso, é muito difícil protegê-los. A melhor opção é o uso de vermífugo a cada 3 ou 4 meses. Cada medicamento possui um tempo de ação e o reforço indicado na bula. A marca do medicamento e a posologia devem ser indicados por seu veterinário de confiança.

O motivo para isso é muito simples. Cada vermífugo combate uma série de endoparasitas e apenas um veterinário poderá identificar e indicar qual o ideal. Além disso, cada verme possui um ciclo de vida e a posologia corresponde a isso. Pode ser que uma vez você faça um ciclo de 3 dias de medicação e, outra vez, apenas 1 dia.

Entretanto, o tutor pode ajudar o veterinário a fechar o diagnóstico. Se seu pet tiver diarreia ou você ver vermes nas fezes, fotografe! A imagem pode ajudar o profissional a determinar qual o vermífugo mais adequado.

Além do vermífugo, o uso de antipulgas também é recorrente para manter seu cão ou gato sempre protegido.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre vermífugos para gatos no CobasiCast, o podcast da Cobasi:

Posso dar vermífugo e antipulgas no mesmo dia?

Enquanto os vermífugos protegem contra endoparasitas, os antipulgas e anticarrapatos eliminam os ectoparasitas. Todos são igualmente perigosos e podem gerar várias doenças no pet. A administração de ambos deve ser regular.

No caso de antipulgas para cães e gatos, existem diferentes modos de administração e, sendo assim, alguns podem ser dados juntos e outros não. Nós explicamos!

Por exemplo, existem coleiras com produtos que afastam os ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e mosquitos. A coleira antipulga pode ser colocada no pet no mesmo dia em que ele tomar o vermífugo sem nenhum risco. O mesmo vale para medicamentos de uso tópico, como pipetas e talcos.

Os vermífugos costumam ser administrados via oral em comprimidos ou líquidos. Quando o antipulgas também é via oral, é mais indicado esperar algumas horas entre um e outro. O motivo é muito simples: o animal pode rejeitar o comprimido e tentar vomitar. Assim você perderá dois medicamentos.

A escolha do vermífugo e do antipulgas deve ser feita junto com o seu médico veterinário. No entanto, alguns compostos químicos devem ser evitados:

  • Tetrachlorvinphos: é um inseticida que pode causar náusea, tontura e, em casos extremos, até morte;
  • Piretróides: pode causar problemas até em seres humanos, como coceiras, sensação de queimação etc;
  • Piretrina: um inseticida natural que é relativamente seguro para humanos e cachorros, mas pode causar problemas em gatos. Melhor evitar.

Quando dar vermífugo para o pet?

Você deve dar o vermífugo de acordo com a orientação do seu veterinário? Normalmente entre 3 e 4 meses. No entanto, alguns sintomas antecipam a necessidade da medicação. Vamos conhecer quais são eles?

  • Diarreia
  • Falta de apetite ou apetite excessiva
  • Vômito
  • Perda de peso
  • Fraqueza
  • Prostração
  • Barriga distendida e rígida
  • Vermes nas fezes

Caso seu pet apresente algum desses sintomas, procure um médico veterinário.

Saiba mais sobre vermífugos no canal da Cobasi no YouTube:

Quer mais dicas de saúde? Veja os posts que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

27 Comentários

  1. Eduarda disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida !
    Uma colega minha, foi comprar o bravecto em outra loja que iria vencer 1 semana depois, e falaram pra ela que não teria problema nenhum e venderam por um preço mais baixo, teria algum problema ela utilizar esse medicamento na cachorrinha dela por vencer em 1 semana ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Eduarda! Como vai? Não é recomendada a utilização de produtos vencidos. Na Cobasi, só realizamos a venda de produtos com pelo menos 6 meses de validade para garantir a segurança e saúde dos bichinhos.

  2. Thanny disse:

    Olá, eu acabei de dar vermífugo para minhas gatas eu posso dar anti pulga depois de alguns dias?
    Capstar é a base de Nitempiram, um inseticida pertencente ao grupo das Nitroenaminas, é um adulticida indicado para o controle de pulgas. A algum caso de alergia em gatos?
    No momento estou sem emprego, por isso não consegui levar para o veterinário..
    Vocês podem me ajudar?
    Estou com um bebê em casa e minhas gatas foram passear na casa da minha tia e voltou com algumas pulgas.

  3. Luciane Zeggio disse:

    Meu gato está com verme saindo pelo ânus. Apliquei revolution. Tenho q dar vermifogo via oral?

  4. Cristiane disse:

    Olá dei o simparic para pulga e carrapato ao meu cão posso dar no mesmo dia remédio de verme?

    • Cobasi disse:

      Oi, Cristiane! Como vai? Apenas o médico-veterinário do seu pet pode dizer se é seguro oferecer os medicamentos no mesmo dia.

    • Lucinha disse:

      Bom dia, vermifugo ao meu pet uma semana depois dei o simparic para pulga e carrapato ao meu, teve diarreia a veterinária disse que pode ter sido pelo espaço de tempo e como ele já tem histórico de anemia ele e ficou com pouco apetite. Mas se alimenta, porém ele põe pra fora nas fezes diarréia.

  5. Izabel Cristina gomes Barbosa Silva disse:

    Minha cadelinha idosa, ficou com a barriga grande, estava colocando vermes parecida com uma traça, dei remédio de verme, ela parou de colocar verme, mas continua com a barriga grande, perdeu peso e só fica dormindo. Falta ainda ela toma o segundo comprimido de verme. Vcs podem me ajudá? Gostaria de saber o q pode ser

    • Cobasi disse:

      Izabel, como vai? É recomendável fazer uma visita ao seu médico-veterinário de confiança. Ele poderá realizar exames e a avaliação clínica para indicar o tratamento adequado para a sua cadelinha.

  6. Kaike disse:

    Meu cachorro tem 35 dias, porém ele está com pulgas qual remédio ou o que posso passar nele você me indica

  7. Silvano Teixeira rodrigues disse:

    Muito obrigado pois trabalho em loja que vende produto produto para animais estou me ajuda muito no meu dia dia tenho certeza que poço melhorar muito e garantir meu emprego mais uma vez muito obrigado de coracao

  8. Anderson disse:

    BOM DIA,ESTOU CONHECENDO VOCÊS AGORA E ESTOU MUITO CONTENTE PELOS COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DADAS POR VOCÊS DA COBASI. ESTÃO DÊ PARABÉNS

  9. Liana de Souza disse:

    Estou cuidando de um cachorro de rua que foi atropelado esta tomando anti-inflamatório e antibiotico .
    Posso dar vermifogo junto?

    • Cobasi disse:

      Olá, Liana. Como vai? Muito legal você ajudar um cãozinho que precisa. Parabéns pela atitude! Apenas um médico-veterinário pode orientar sobre interação medicamentosa. Recomendamos que procure um profissional para um tratamento eficaz e sem riscos.

  10. Claudia Ap De Angeli disse:

    Qual outro vermifugo, parecido com o Milbemax de dose unica, posso dar aos meus chihuahuas. Vermifugo eles de 6 em 6 meses, como indicação do veterinário deles. Eles passeiam so de fim de semana e não tem contato com outros cachorros.Sempre dei o Milbemax, gosto muito dele, o veterinário deles indicou o Blu comprimido,mas não gostei, tem que dar 2 dose,e é muito dificil dar remédio para eles, ainda mais em comprimido

  11. Carine miotto disse:

    Boa noite! Tenho um cachorro de 1 mês e 10 dias, ele esta com diarréia, barriga muito grande, nao quer comer ração, apenas mamando, e esta bem fraco, acredito que seja verme, comprei o remedio pra ele, mas quando cheguei em casa minha mãe disse que deu remédio de verme pra ele porém era o remédio de verme da minha prima, gostaria de saber se pode prejudicar ele, ou se posso da o remedio de verme pra cachorro que comprei, ou tenho que esperar alguns dias? Aguardo respostas. Obrigada

  12. Juliana disse:

    Olá, boa noite! Gostaria de saber o quanto seria eficaz administrar o Nex Gard comum durante 3 meses e o Spectra no 4° mês, sempre seguindo esse padrão. Não sei se os vermifugos funcionam com efeito prolongado…

    • Cobasi disse:

      Oi, Juliana. Como vai?
      De acordo com o fabricante o NexGard pode começar a ser aplicado em qualquer época do ano. Nas áreas onde pulgas e/ou carrapatos.
      O tratamento mensal deve ser mantido no período de um ano, sem interrupções. 😊

  13. Alicia Silveira disse:

    Ganhei um filhote de 2 meses sem muitas informações sobre vacinas e vermífugos porém chegou aqui com diarréia,fui a uma loja de bichinhos aqui perto e o atendente disse pra dar a ele antes um chamado vermex por 3 dias seguidos,estou no segundo dia e estou achando ele com os batimentos muito rápido e também bem cansado ,acho que não é uma boa ideia dar uma terceira dose vocês concordam?

    • Cobasi disse:

      Se o filhote está apresentando sintomas como batimentos rápidos e cansaço, pare a administração do vermífugo e consulte imediatamente um veterinário para avaliação.

  14. Elida disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se posso dar remédio p verme p minhas gatas ,umas vez q já coloquei pipeta de advocate e qual melhor remédio p verme? Muito obrigada.

    • Cobasi disse:

      Olá, como existem vários vermífugos no mercado, somente o veterinário pode recomendar o mais adequado para suas gatas, principalmente com essas especificações. Certifique-se de seguir as dosagens corretas e as orientações do profissional.

Deixe o seu comentário