Remédio de verme para gato: qual é o melhor?

Compartilhar:


remédio de verme para gato

A vermifugação é um fator indispensável para os animais, sejam eles filhotes ou adultos. Dessa forma, os parasitas não conseguem prejudicar os pets, que terão uma vida muito mais saudável. Sendo assim, saber qual remédio de verme para gato é o mais indicado pode ser essencial nos cuidados com seu pet.

Por isso, neste artigo te contaremos tudo sobre o assunto. E então, vamos lá?!

Quais espécies de vermes podem prejudicar o gato?

  • Ascarídeos: essas espécies podem infectar até mesmo os seres humanos, atingindo pulmões e intestinos. Se instalados nos pulmões, causam febre, tosse, bronquite e dor torácica. Nos intestinos, diarreia, náuseas, dor abdominal, vômitos, falta de apetite e perda de peso.

Sendo assim, os cachorros e gatos podem ser acometidos por algumas espécies de ascarídeos, e o gênero mais comum nesses animais é o Toxocara.

  • Cestódeos: também conhecidos como tênias, a transmissão ocorre pelas pulgas, nos cães e gatos. Além disso, também podem atingir os seres humanos, provocando irritação e perda de apetite, ou até ataques epiléticos nos casos mais extremos.
remédio de verme para gato

O que saber sobre remédio de verme para gato

Existem vários tipos de vermífugos, cada um com uma indicação para situações específicas. Sendo assim, somente o veterinário poderá indicar qual é o melhor para o seu pet. Para isso, ele poderá solicitar exames laboratoriais de sangue e de fezes.

Quais são os sintomas de gatos com verme?

Como existem várias espécies diferentes do parasita, os sintomas variam muito. No entanto, como os vermes como se alojam no intestino e prejudicam a saúde do animal como um todo, fique atento em pontos como:

  • pelo seco ou áspero; 
  • diarreia; 
  • vômito; 
  • sangue nas fezes; 
  • perda de peso;
  • abdômen inchado,
  • letargia.

Os sintomas nos gatos filhotes ou adultos surgem independentemente do tipo de contaminação, mas é necessário contar com um diagnóstico detalhado para encontrar e tratar o problema com muita precisão.

Como é feito o diagnóstico?

Ao receber um gatinho com suspeita de vermes em seu consultório, o profissional responsável irá realizar testes para o diagnóstico. O principal deles é o exame de fezes, mas analisar os sintomas do bichano também pode auxiliar. 

O tratamento inclui o uso de vermífugos e remédio para vermes em gatos, contudo, a administração deve ocorrer de acordo com a orientação do especialista. O Dr. Ítalo explica que há dois tipos de remédios: os comprimidos e as pipetas. No entanto, o veterinário é o único responsável para escolher o melhor, dependendo de cada situação. 

É importante não esquecer que a higiene é fundamental no tratamento de parasitas. Como as larvas podem viver nas superfícies por muito tempo, muitos pets se contaminam novamente. Levando isso em consideração, limpe bem não só a caixinha de areia, como todo o espaço onde o animal vive.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário