Amoxicilina para gato: pode dar o medicamento para o pet?

Compartilhar:


amoxicilina para gato

A amoxicilina para gato é um antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas. No entanto, a administração do remédio deve ocorrer com cautela, sendo assim, o tutor não pode automedicar o felino.

Na verdade, embora o medicamento exija cuidados na medicina humana, ele também requer muita atenção quando o assunto é a saúde do pet.

Então caso você esteja se perguntando se é seguro dar amoxicilina para gato, o artigo do Blog da Cobasi pode te ajudar! Vamos lá?!

Pode dar amoxicilina para gato?

O tutor pode dar amoxicilina para gato, mas com recomendações especiais. Ou seja, a indicação do remédio deve partir de um profissional. Dessa forma, é certo que você administrará o medicamento corretamente.

A médica-veterinária Joyce Lima, da Educação Corporativa Cobasi, explica que, para garantir a segurança do bichinho, a recomendação para o uso do medicamento deve vir de um especialista.

“A amoxicilina pode ser utilizada com segurança para gatos em quadros infecciosos, desde que seja sob recomendações estritas e supervisionadas por um médico-veterinário”, declara.  

Joyce ainda conta que o profissional irá ajustar a dose do antibiótico e a duração do tratamento de acordo com o quadro de saúde do gatinho.

“No mercado pet, existem opções disponíveis apenas na associação de amoxicilina com clavulanato de potássio, cuja dose, duração e concentração devem ser ajustadas pelo médico-veterinário de acordo com o quadro clínico e exames laboratoriais do animal”, complementa.

Para que serve a amoxicilina para gato e quais são os riscos da automedicação?

A amoxicilina para gato ajuda a combater infecções bacterianas e também ajuda a tratar feridas. Além disso, o veterinário também pode indicá-la contra doenças respiratórias e incômodos gastrointestinais.

A avaliação por um profissional é indispensável, pois qualquer erro na administração do medicamento pode gerar uma piora no quadro de saúde do seu amiguinho.

O felino pode sofrer intoxicação e, em caso de superdosagem, pode até ir a óbito. Por isso, é muito importante procurar um especialista antes de dar amoxicilina para gato.

Como utilizar o medicamento?

O médico-veterinário deve orientar o tutor sobre como utilizar o remédio corretamente. É essencial administrar o antibiótico na quantidade exata indicada pelo profissional, a fim de garantir a saúde do animal.

Além disso, o gatinho não pode fazer uso do medicamento se for alérgico aos componentes da amoxicilina.

Amoxicilina para gato

Quais remédios são proibidos para gatos?

Ao contrário da amoxicilina para gato, há alguns remédios que você não deve oferecer ao seu pet de forma alguma. Entre eles, estão:

  • anti-inflamatórios;
  • não esteroidais à base de Ibuprofeno e Naproxeno;
  • Paracetamol;
  • antidepressivos;
  • medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade;
  • benzodiazepínicos e soníferos;
  • betabloqueadores;
  • hormônios tireoidianos;
  • medicamentos para controle de colesterol;
  • pílulas anticoncepcionais;
  • ácido acetilsalicílico (AAS).

Além de ter sempre em mente que não devemos nunca oferecer um medicamento ao pet sem indicação do veterinário, também é fundamental ficar longe de tratamentos caseiros. Portanto, não se esqueça: se o seu bichinho tiver algum problema, procure um profissional de confiança. Afinal, ele te indicará a melhor forma de deixar seu pet bem o mais rápido possível.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria do socorro disse:

    Oi Boa noite os 9 que eu tenho além de gostar muito de cxs gostam de sofá e etc mas só que aqui é tudo telado e todos castrados.

Deixe o seu comentário