Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com barriga inchada: o que será?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com a barriga inchada
Gato com barriga inchada por ser sintoma das mais variadas doenças.

Você sabia que um gato com barriga inchada pode ser sintoma de problemas simples como gases ou até, em casos mais graves, parasitas no organismo? Se o seu felino se encontra nessa situação, conheça maneiras de ajudá-lo a se tratar e ficar saudável novamente.

Como saber que meu gato está com a barriga inchada?

Um dos primeiros passos para aliviar o sofrimento do animal é saber quando o gato está com a barriga inchada. Por isso, é importante que o tutor consiga diferenciar o que é um pequeno volume no abdômen de um inchaço causado por problemas de saúde.  

A melhor maneira de ter certeza sobre o estado clínico do animal é realizando uma consulta com um veterinário. Muitas vezes pode não ser nada, mas é melhor se precaver, não é mesmo?

Entretanto, caso o tutor perceba que o abdômen do felino está bastante arredondado, apesar dele manter o peso ideal, atenção. Essa combinação sugere que o gato possa estar com sérios problemas gástricos. 

Além disso, verifique a forma como esse inchaço se apresenta, se a barriga dele está mole ou dura. Qualquer sinal é muito importante para determinar as possíveis causas desse desconforto em seu gato.

Conheça as causas do gato com barriga inchada

Um gato com a barriga inchada pode significar uma série de coisas, que vão desde pequenos incômodos na região até  problemas mais sérios de saúde. Confira as causas mais comuns.

1. Gato com gases

gato com a barriga inchada
Gases podem ser os responsáveis pela barriga inchada do gato

Uma das principais causas para gatos com a barriga inchada são gases, que normalmente afetam animais ansiosos ou ainda filhotes. Isso acontece por eles comerem a ração rápido demais e acabam ingerindo ar nesse processo. E isso deixa a barriguinha deles com volume.

Um jeito de prevenir que ele coma depressa e absorva ar em excesso é apostar em comedouros interativos. De uma maneira lúdica, eles estimulam o animal a brincar e tornam a mastigação mais lenta. Uma alternativa é oferecer petiscos entre as refeições para evitar que o animal fique muito tempo com fome e fique ansioso no momento da refeição.

2. Parasitas e vermes

Outro responsável por gatos com barriga inchada são os vermes e parasitas. Esse tipo de situação acontece quando os felinos são alimentados com comida não indicada como, por exemplo, carnes cruas.

Nesse caso, o problema é mais sério. Pois, o volume no abdômen do animal pode significar a presença de lombrigas e tênias. A solução é fazer uma visita urgente ao médico-veterinário que, provavelmente, iniciará um tratamento à base de vermífugo para deixar o animal livre dos parasitas.

3. Peritonite Infecciosa Felina

A peritonite infecciosa felina é, entre os motivos que levam o gato a ficar com a barriga inchada, o mais grave. Ela se trata de uma doença extremamente contagiosa e pode levar o felino a óbito.

A doença é conhecida por atacar o peritônio, a parte interna do abdômen. A forma de contágio acontece por meio do contato do felino com a saliva, urina e fezes de outros animais contaminados que servem como hospedeiros. 

Além do inchaço da barriga, a Peritonite Infecciosa Felina pode ser diagnosticada por outros sinais como, por exemplo, acessos de vômitos, febre, apatia e diarreia. Apesar de ser uma enfermidade sem cura, um tratamento prolongado com antibióticos e outros medicamentos ajudam a manter o bem-estar do animal ao longo da vida.

4. Ascite

Uma doença bastante comum em felinos é a ascite. Ela é causada pelo acúmulo de água na barriga do animal, sendo popularmente chamada de barriga d’água nos gatos. Por ser uma enfermidade que demora para ser percebida, ela pode causar dificuldades de respiração e hemorragia abdominal no felino.

Em virtude disso, ao menor sinal de que seu gato possa estar com barriga d’água, o indicado é procurar o auxílio de um veterinário. O tratamento varia de acordo com o estado clínico do animal, que pode precisar apenas de antibióticos ou, em cenários mais graves, cirurgia no abdômen.

5. Síndrome de Cushing

O hiperadrenocorticismo, também chamado de Síndrome de Cushing, é uma doença que pode deixar seu gato com a barriga inchada. Apesar de ser mais comum em cachorros, o aparecimento em felinos está associado a tumores na região das glândulas hipófise e adrenal.

Caso seja confirmada a presença desses tumores no organismo do animal, o tratamento fica restrito à cirurgia para remoção dos nódulos e quimioterapia

Como evitar o gato com barriga inchada?

Apesar do gato com a barriga inchada ter causas diferentes, é possível, com alguns pequenos hábitos, evitar maiores problemas. O primeiro deles é não oferecer alimentos com sal para o animal, pois o mineral contribui para a retenção de líquidos.

Cuidados com a alimentação são uma maneira bem simples de manter o bem-estar e a saúde do animal em dia. Por isso, ofereça sempre rações de qualidade e ricas em nutrientes para o felino, além de evitar alimentos crus.

Para aqueles tutores que adoram passear com os gatos em locais abertos ou contam com jardins em casa, realizar a vacinação do pet é um ótimo modo de prevenção. Dessa maneira, ele ficará protegido contra a presença de parasitas, vermes e outras doenças.

Não se esqueça de realizar visitas periódicas a um médico-veterinário de confiança. Afinal de contas, a saúde dos nossos felinos está sempre em primeiro lugar, não é mesmo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. André Romualdo da Silva disse:

    Bom dia doutor o meu gato fura pneu está com barriga d’água bastante volumosa o que devo faze

  2. Marleide santana disse:

    Boa noite,tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida castrei uma gata tem 2 meses ela está aparentemente bem mas andei observando que a barriga dela está inchada.O que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Marleide! como vai?

      Como ela está recém operada, o recomendado que você faça um retorno ao veterinário para que ela seja avaliada de perto.

      Desejamos boa recuperação a sua gata! 🧡

Deixe o seu comentário