Gato com barriga inchada: saiba resolver este problema

Compartilhar:


gato com a barriga inchada

Um gato com barriga inchada pode ter várias causas: vai desde os gases no estômago até a presença de parasitas no organismo do seu felino.

Assim, é preciso ter bastante atenção para entender melhor o que está influenciando negativamente no inchaço abdominal do seu bicho.

Aliás, existem várias soluções tanto para evitar quanto para tratar a barriga do gato inchada. Portanto, fique ligado nas dicas deste artigo que lhe trará informações importantes sobre como solucionar esse problema. 

No entanto, um aviso: nunca se esqueça de procurar um veterinário para observar mais de perto e definir melhor o diagnóstico. Dito isso, venha conosco e boa leitura!

Como identificar o meu gato com barriga inchada?

Nem sempre um gato com uma barriga mais avolumada significa que ele esteja com inchaço na região.

Por isso, é importante verificar o seu gato com barriga inchada com um profissional de confiança do seu bicho, porque às vezes o animal pode estar um pouco acima do peso e, dessa forma, com uma aparência mais inchada do que o normal.

No entanto, se o seu gato apresentar um peso dentro do ideal, mas a barriga em si mais arredondada, ligue o sinal amarelo, pois o seu pet realmente pode estar com alguns problemas gástricos.

Além disso, verifique a forma como esse inchaço se apresenta, se a barriga dele estará mais mole ou dura. Isso será muito importante para determinar as possíveis causas desse problema no seu gato, o que veremos adiante.

Possíveis causas do gato com barriga inchada

Várias são as causas que definem um gato com barriga inchada. Assim, confira quais podem ser nos próximos tópicos e cuide bem do seu felino!

Gato com gases

gato com a barriga inchada

Os gases são bastante comuns em gatos ansiosos ou em filhotes, que comem muito rápido as suas rações, o que acaba fazendo com que engulam muito ar durante o processo de mastigação delas.

Portanto, um gato com gases consequentemente possui uma barriga inchada.

Uma excelente forma de evitar o acúmulo desses gases é o tutor fornecer as rações em intervalos mais curtos, para que o seu gato não fique com tanta fome e muito ansioso quando for comer, o que será eficiente para diminuir o inchaço na barriga do seu bicho.

Parasitas e vermes

Outra influência negativa é a presença de parasitas e vermes. Eles são bastante comuns quando se dá comida de baixa procedência – como carnes cruas – ao seu gato, por exemplo. 

Assim, sempre preste atenção na alimentação do seu felino, já que lombrigas e tênias podem se instalar na parede intestinal e se reproduzem facilmente.

Dessa forma, para tratar esse problema, o veterinário irá propor o uso de um vermífugo, o qual você pode encontrar em qualquer loja física ou online da Cobasi.

Peritonite Infecciosa Felina

Uma outra causa que daremos destaque é a peritonite infecciosa felina, que é uma doença extremamente contagiosa e que pode levar o seu gato a óbito.

Ela é causada por vírus e responsável pela inflamação dos peritônios intestinais, deixando a barriga do seu gato cada vez mais inchada e dura. 

Infelizmente, não há cura para essa doença. Assim, o seu tratamento consiste em alguns antibióticos, antiinflamatórios e outros remédios que o veterinário possa indicar ao seu gato.

No entanto, o melhor a se fazer é prevenir essa doença através de vacina e impedir que o seu gato saia na rua.

Ascite

Um gato com barriga inchada certamente pode estar com ascite, que é uma doença bastante comum em felinos.

Ela causa a famosa barriga d’água nos gatos, ocasionada por um acúmulo anormal de líquido no abdômen do seu animal.

Esse problema é bastante grave e, por isso, tão logo percebido, a consulta a um veterinário de sua confiança deve ser imediata! A doença pode ocasionar dificuldades de respiração e hemorragia abdominal

Além disso, o tratamento a essa doença pode ser variado de acordo com as causas dela. Isso depende completamente da avaliação do profissional, que pode medicar alguns antibióticos ou indicar uma cirurgia no local do inchaço

Apesar disso, o que é bastante recomendado nessa situação é que os gatos tenham uma dieta com baixíssimo teor de sal, para que eles possam eliminar com facilidade os líquidos abdominais.

Como evitar o gato com barriga inchada?

Apesar das diversas causas existentes, é possível evitar o sintoma de inchaço. Para isso, sempre fique de olho na alimentação do seu gato, principalmente na procedência da sua ração, que é sempre segura aqui na Cobasi. 

Outra dica importante é sempre levar o seu gato a um veterinário para checar a saúde dele constantemente.

Além disso, veja se as vacinações do seu gato estão em dia, verifique se o seu animal está acima do peso ou se está com algum parasita em seu organismo.

Isso será suficiente para ver com antecedência se algo está irregular em seu gato.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário