PIF: prevenção da Peritonite Infecciosa Felina

PIF ou Peritonite Infecciosa Felina, é uma doença causada por um vírus. Ela afeta gatos no mundo inteiro e pode levar à morte. Quer saber como prevenir esta doença no seu gatinho? Continue a leitura.
O que é a PIF?
A PIF é uma doença causada pelo coronavírus felino. Como a maioria das doenças virais, ela é altamente contagiosa. No entanto, esse vírus é bastante comum. O curioso é que apenas uma pequena porcentagem de gatos que entram em contato com ele desenvolvem a doença. Nesses casos, a PIF age de maneira progressiva e pode até matar. Por isso, é importante prevenir e identificar a doença cedo.
A Peritonite Infecciosa Felina ataca o sistema digestivo dos gatos. Ela possui duas variações: PIF seca e PIF úmida.
Enquanto na Peritonite Infecciosa úmida acontece o acúmulo de líquido no peritônio, na Peritonite Infecciosa seca se desenvolve através de nódulos.
Como a Peritonite Infecciosa Felina é transmitida?

O coronavírus felino pode infectar gatos de qualquer idade, mas animais mais jovens, que tenham FeLV ou idosos têm mais chances de desenvolver a doença. Ela não afeta cães e nem humanos.
Essa doença grave é transmitida através de saliva, secreção nasal, urina e das fezes de gatos contaminados. Isso que dizer, que gatos contaminados não podem dividir a caixa de areia, o comedouro ou bebedouro. O mais indicado é não ter um gato com PIF e um sem no mesmo ambiente.
A PIF é mais comum em locais com muitos animais, como abrigos e na rua. Além disso, a PIF pode ser transmitida pela mãe infectada para filhote durante a gestação ou amamentação.
Quais o sintomas da PIF?
Gatos que desenvolvem a PIF podem apresentar falta de apetite, depressão, diarreia e febre persistente. Alguns animais apresentam acúmulo de líquidos na barriga, que pode chegar a causar dificuldades na respiração. Outros podem ter insuficiência hepática e renal, paralisia, vômitos e infecções oculares.
Os sintomas são variados e o diagnóstico difícil, mas feito através de exames de sangue e observação dos sintomas por um veterinário. Uma biópsia e análise de líquidos acumulados também pode ajudar no diagnóstico.
O processo inflamatório causado pela doença eventualmente pode levar à morte do animal. Fazer o acompanhamento veterinário do seu pet, pode salvar a sua vida!
Qual é o tratamento da PIF?
Infelizmente, não há cura para a doença, que pode ser fatal. O tratamento, então, costuma ser indicado para tornar a vida do gato infectado mais confortável e inclui antibióticos, antiinflamatórios, entre outros medicamentos.
Além disso, podem ser recomendados procedimentos para retirar líquidos da região do tórax e da barriga.
Com a medicina veterinária cada vez mais avançada, é possível que um gato com PIF tenha saúde e bem-estar. No entanto, o mais indicado é cuidar do seu pet para que ele não contraia a doença.
Prevenção contra Peritonite Infecciosa Felina
A PIF é uma doença muito agressiva e a melhor forma de cuidar do seu gato é prevenir a doença. A vacina para PIF é pouco recomendada por veterinários, pois, apesar de não ser arriscada, não previne 100% o desenvolvimento dela.
Uma atitude que pode colaborar para prevenção da PIF é manter o espaço dos seus gatos higienizado e deixar a comida e água distantes da caixa de areia. Além disso, a caixa da areia do seu pet precisa ser limpa e desinfectada com frequência.
A melhor forma de prevenir a PIF é restringir o acesso do seu gato à rua. Ao sair para dar uma voltinha, ele pode interagir com outros gatos ou objetos infectados e contrair a doença. Além da Peritonite Infecciosa Felina, gatos que tem acesso à rua ficam suscetíveis às doenças transmissíveis, brigas com outros animais, atropelamento e até maus-tratos.
Gato dentro de casa é gato saudável e feliz!
Quer mais dicas para cuidar do seu gatinho? Confira os posts abaixo:
Olá! Tenha uma gatinha já três anos e recentemente resgatei uma gatinha ainda filhote na rua e acabei descobrindo sua letal doença PIF. Hj está praticamente na reta final com muito sofrimento e veio a perguntar: porque não há pesquisa para uma vacina? Porque no meio veterinário procura desenvolver um estudo mais aprofundado? É lamentável ver os bichanos morrerem assim.
TENHO 3 Q SÃO FELV POSITIVOS PQ À MEDICINA VETERINÁRIA NÃO DESCOBRIU NENHUMA VACINA OU REMÉDIO FOI DESENVOLVIDO PRA GATOS JÁ POSITIVADOS PRA FELV?
Oi, Marcia! Como vai? Temos um conteúdo que tem mais informações sobre a FeLV. Confira: https://blog.cobasi.com.br/fiv-e-felv-o-que-sao/
Tive uma gata que apareceu em meu quintal com a doença pif, infelizmente ela morreu. Como desinfetar o local por onde ela passou? Tenho outros gatos e fica a preocupação deles estar contaminados pelo mesmo vírus. Tem alguma medicação preventiva ou vacina?
Obrigada desde já pela atenção.
Mara, como vai? Sugerimos que procure um médico veterinário para avaliar seus gatinhos e orientar sobre a melhor forma de mantê-los protegidos.