Olho de gato: curiosidades e cuidados

Compartilhar:


Olho de gato: curiosidades e cuidados

Você certamente já reparou que o olho de gato é diferente do olho de outros pets, como os cachorros, e também de nós mesmos, seres humanos. Mas você sabe os motivos relacionados a essas diferenças?

Basicamente, podemos dizer que o olho de gato muda de acordo com a situação em que ele se encontra, pois as pupilas do gato reagem ao ambiente e às circunstâncias.

Curioso para saber como isso funciona? Neste artigo vamos te contar mais sobre o olho de gato para você conhecer ainda melhor esses felinos incríveis. Vem com a gente!

Olho de gato com a pupila retraída, ou seja, bem fininha

Olho de gato com pupila retraída

Para começar, vale lembrar que a pupila é aquela parte escura que fica no centro do olho; ela pode ser dilatada ou contraída de acordo com o que acontece no organismo.

O olho de gato que apresenta a pupila retraída indica um animal que está filtrando a quantidade de luz que entra pelos seus olhos. Quase como nós fazemos, sem nem pensar muito, quando há muito sol ou uma luz bem na direção do nosso rosto.

Olho de gato com pupila dilatada

Olho de gato com pupila dilatada

A clássica cena do personagem Gato de Botas, no desenho “Shrek”, deixou muita gente apaixonada pelo olho de gato com pupilas bem grandes e dilatadas.

A carinha de pidão, na verdade, pode indicar que o animal está buscando captar o máximo de luz possível do ambiente, caso esteja escuro.

Além disso, um olho de gato com a pupila dilatada também pode significar que ele está bem animado e brincalhão! Em alguns casos, a pupila fica tão grande que toma conta de praticamente todo o globo ocular do pet.

Se você estiver brincando com o seu felino de quatro patas e ele olhar pra você assim, preste bem atenção: em pouco tempo ele vai pular em você, como faria com uma caça se estivesse na natureza.

Olho de gato piscando devagarinho

Se você já se interessou por alguém e recebeu uma piscadela como sinal de paquera, saiba que os gatinhos fazem algo bem semelhante para demonstrar seu afeto. Olho de gato piscando lentamente é uma demonstração incrível de afeto e confiança.

Se o seu gatinho fizer isso com você, retribua! Além dos afagos, beijos e colinho, esse gesto vai chegar até ele na língua dos felinos, e seu amigo vai agradecer.

Cuidados de higiene e saúde com o olho de gato

Você pode fazer uma limpeza periódica no seu pet com produtos adequados e seguindo recomendações do médico veterinário.

No geral, podemos dizer que gaze ou algodão embebidos em soro fisiológico ou um colírio próprio para gatos podem ajudar muito a manter o olho de gato saudável e sem sujeirinhas incômodas. Evitando, assim, futuros problemas na região para o felino.

Disponibilize um arranhador para o gato gastar suas unhas, pois assim você evita que ele se machuque sem querer ao passar as patas no rosto. Se você tiver mais de um gato, o ideal é que cada um tenha seu próprio arranhador.

Outros cuidados com a saúde de gato!

Ofereça rações de qualidade que ajudam a manter a saúde do organismo como um todo, inclusive do olho de gato, além de petiscos adequados à idade, peso e fase da vida do animal.

Mantenha o bebedouro, o comedouro e o banheiro higiênico do gato sempre limpos, pois a sujeira pode atrair insetos e oferecer riscos à saúde do seu pet, e não deixe de dar as vacinas indicadas pelo veterinário.

Se por acaso seu gatinho apresentar pupilas com dilatações diferentes, ou seja, uma está fininha enquanto a outra está bem dilatada, procure ajuda do médico veterinário o quanto antes.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário