Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Olho de gato: curiosidades e cuidados sobre a visão dos felinos

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Olho de gato: curiosidades e cuidados

O olho de gato é uma região que definitivamente chama a atenção de qualquer pessoa, seja pelas cores ou porque sua pupila consegue mudar de formato. Mas, não é apenas isso. Já se perguntou como é a visão dos felinos?

Você certamente já reparou que os olhos de gato são diferentes de outros pets, como os cachorros, e também de nós mesmos, seres humanos. Mas você sabe os motivos relacionados a essas diferenças? É o que vamos responder nesse artigo.

Confira a entrevista com a médica-veterinária Joyce Lima, da Educação Corporativa da Cobasi, respondendo as principais dúvidas sobre o tema. Vem com a gente!

Por que o olho do gato fica fininho?

Sabe quando você observa que a parte mais escura do olho do seu gatinho está fininha? Essa parte é denominada de pupila e o gato possui a capacidade de controlar a quão “aberta” ou “fechada” ela está de acordo com a luminosidade do ambiente.

Segundo a especialista Joyce Lima: “Em ambientes muito claros, o olho não precisa captar essa claridade excessiva e a pupila se fecha, dando essa sensação de olho fininho; já quando estão em ambientes mais escuros, a pupila se dilata e fica bem aberta e arredondada para permitir que os olhos captem a pouca luminosidade presente.”

Olho de gato com pupila retraída
Os olhos de gato dizem muito sobre o comportamento e o que o pet está sentindo.

Além disso, os gatos também nos dão indícios do seu comportamento através da abertura de suas pupilas! Normalmente, quando ele está mais bravinho e pronto para atacar a sua presa, a pupila tende a estar mais fechada, e quando ele está empolgado e ansioso as pupilas tendem a estar mais abertas.

Os gatos conseguem enxergar no escuro?

Sim! Os gatos, como bons caçadores que são, possuem essa característica evolutiva de conseguirem enxergar no escuro. Inclusive, isso faz parte do seu instinto natural, pois a noite é o período em que a maior parte de suas presas estará descansando e será mais fácil atacar.

Pesquisas indicam que eles enxergam cerca de sete vezes melhor no escuro do que os humanos. Isso se deve à capacidade que as suas células da retina (que estão em maior número no olho dos gatos do que em outras espécies).

Sendo assim, os felinos conseguem absorver mais luz, facilitando para que consigam captar mais informações visuais em ambientes mais escuros.

Qual é a cor que o gato enxerga? Em preto e branco ou colorido?

Saiba tudo sobre olho de gato
Você já ouviu que os gatos enxergam em preto e branco? Será um mito ou verdade?

Os gatos não enxergam em preto e branco como muitos pensam, na realidade eles enxergam variações dos tons azul e vermelho. Isso acontece pois nós, humanos, temos 3 tipos de células fotorreceptoras (os cones), que captam as cores azul, vermelho, verde e suas nuances.

Já os gatos possuem apenas 2, captando apenas as colorações azul, vermelho e as suas nuances. Assim, se um gato ver um objeto da cor verde, por exemplo, para ele o tom será algo próximo a um acinzentado, e não verde.

A visão dos gatos é boa?

Quando comparada com a nossa visão, a dos gatos é bem diferente, então é complicado dizer se ela é boa ou não. Eles possuem visão noturna e um campo de visão maior do que o nosso: enquanto nós conseguimos ver objetos dentro de um ângulo de até 180°, os gatos conseguem atingir os 200°.

Porém eles não conseguem enxergar em grandes distâncias e nem observar todas as cores da mesma forma que nós conseguimos. Entretanto, a soma dos outros sentidos é muito mais importante e se soma à visão. Assim, o seu olfato e audição entram com grande destaque somando-se à “visão do animal”.

Os olhos dos gatos funcionam como uma forma deles se comunicarem?

Exato! Os gatos conseguem passar diversos sinais através do seu olhar. Por exemplo, quando os felinos piscam lentamente (seja para pessoas ou para outros gatinhos), isso sinaliza que eles estão confortáveis e se sentindo seguros. Por outro lado, quando a pupila se fecha repentinamente, significa que ele viu uma presa ou provavelmente entrará em modo de ataque.

Olho de gato com pupila dilatada
Olho de gato pode se modificar conforme o ambiente, a iluminação e até o estado de humor do pet.

Se você notar os olhos deles bem estreitos ou quase fechados, e somado a isso, também abaixar suas orelhas, isso é um sinal claro para “se manter longe”, pois eles estão em modo de autodefesa, pois estão assustados ou se sentindo intimidados.

Esses são alguns dos vários exemplos e sinais que os gatinhos podem nos passar através dos seus olhos, combinado a sua atitude e postura corporal. Os animais não falam, mas o seu comportamento com certeza nos dizem o que eles estão sentindo.

Você pode fazer uma limpeza periódica no seu pet com produtos adequados e seguindo recomendações do médico-veterinário.

Por que as pupilas dos gatos mudam de formato?

A pupila é formada por músculos que têm a capacidade de fechar ou abrir de acordo com a luminosidade do ambiente, como também de acordo com a reação às situações do cotidiano do animal.

Por que existem gatos com olhos de duas cores diferentes?

Como será que os gatos enxergam?
Uma das principais características dos olhos de gatos são as cores fortes e vibrantes.

Os gatinhos com essa característica possuem o que chamamos tecnicamente de “heterocromia”. Essa é uma alteração genética que muda a produção de melanina nos olhos, gerando cores diferentes nos olhos dos animais.

É importante ressaltar que essa alteração não é de forma alguma prejudicial ao animal, e muito pelo contrário, garante ainda mais charme aos nossos pets.

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Alguns animais, como os gatos, cães e raposas, possuem uma estrutura no fundo dos seus olhos. O chamado Tapetum lucidum, funciona como uma espécie de espelho refletindo a luz de volta, dando a impressão de que o olho “está brilhando”.

Isso, além de proteger a visão desses animais, também aumenta a captação de luz em locais muito escuros, favorecendo a visão noturna.

Cuidados de higiene e saúde com o olho de gato

Você pode fazer uma limpeza periódica no seu pet com produtos adequados e seguindo recomendações do médico veterinário, para evitar olho de gato inflamado, por exemplo.

No geral, podemos dizer que gaze ou algodão embebidos em soro fisiológico ou um colírio próprio para gatos podem ajudar muito a manter o olho de gato saudável e sem sujeirinhas incômodas. Evitando, assim, futuros problemas na região para o felino.

cuidados com a visão dos gatos
Existem produtos, como colírios específicos para gatos , que ajudam nos cuidados com a visão dos felinos.

Disponibilize um arranhador para o gato gastar suas unhas, pois assim você evita que ele se machuque sem querer ao passar as patas no rosto. Se você tiver mais de um gato, o ideal é que cada um tenha seu próprio acessório.

Para realizar esses cuidados, consulte antes um veterinário. Isso é importante para escolher qual as melhores soluções para o seu animal de estimação e evitar condições como gato com olho embaçado ou esbranquiçado.

Gostou de saber mais sobre os olhos dos gatos? A médica-veterinária Joyce Lima respondeu algumas das dúvidas mais comuns sobre a visão dos felinos. Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra muita informação e tudo o que é essencial para a vida do seu gato.

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Milton disse:

    Obrigado pelas informações.

  2. Cris kellis disse:

    Eu não lembro do Cris kellis gato branco preto

Deixe o seu comentário