Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mordida de gato: saiba o que fazer se isso acontecer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mordida de gato

Acidentes com mordida de gato não são situações incomuns e podem acontecer por uma série de motivos. Essa condição deve ser tratada com cuidado para evitar riscos à saúde das pessoas. 

Você foi mordido por um gato? A seguir, saiba o que fazer, quais cuidados tomar, riscos à sua saúde e muito mais.

Mordida de gato: por que isso acontece?

Se você já notou esse comportamento, deve ficar em dúvida sobre o que significa quando seu gato te morde ou por que os gatos mordem?

Em geral, existem algumas explicações que podem indicar o porquê desse comportamento, que vão desde brincadeiras até medo ou dor.

Conheça alguns dos motivos para os gatos morder:

Medo

É normal gato morder o tutor? Sim, e isso pode acontecer por estarem com medo. Por exemplo, fogos de artifício, barulhos, cheiros, outros animais e pessoas podem causar essa sensação aos felinos, o que resulta em uma possível mordida.

Nesses casos, o ideal é estar próximo, mas esperar até que o seu pet se acalme antes de tocar nele. Outra ideia é oferecer um lugar seguro para ele se aninhar, como caminhas e tocas

Estresse

Os gatinhos gostam de ter uma rotina. Por isso, em situações que saem da normalidade, como idas ao médico veterinário ou visita de pessoas estranhas, eles podem ficar estressados. 

Um sinal de que o seu pet está estressado é quando ele tenta desviar do seu carinho e colo, grunhindo ou mordendo. 

Para lidar com essas situações, você pode tentar evitar esses estímulos estressantes. 

Assim, prefira usar caixinhas de transporte para passar segurança ao pet nas idas ao veterinário e procurar um adestrador. Esses profissionais podem te ajudar a minimizar esses comportamento e quadros de estresse.

Doença

O seu gato não tem costume de morder, mas agora ele está te mordendo? Pode ser que ele esteja doente.

Por estar com dor ou até mesmo algum incômodo, o gato pode morder para demonstrar que não está bem. 

Além disso, observe se há outros hábitos estranhos, como perda de apetite, apatia ou não querer interagir.

Caso note mudanças no comportamento, não deixe de consultar um médico veterinário para certificar-se que esteja tudo bem com o seu pet.

Demonstração de carinho

Um gato mordendo pode ter várias significados, como a demonstração de carinho, mas é importante ter atenção com o comportamento.

Além das brincadeiras, alguns gatos podem morder para demonstrar carinho. Portanto, a mordida pode funcionar como um tipo de comunicação amorosa. 

Brincadeiras

Sobre comportamentos naturais, quando os gatos são filhotes, eles aprendem a brincar mordendo, com a mãe gata e os outros filhotes. Então, para eles é normal as brincadeiras com mordidas.

Uma das formas de frear esse comportamento é não recompensar o gato após as mordidas. Assim, ele vai entender que esse costume não pode continuar. 

Outra solução é usar brinquedos para o gato morder, como ratinhos ou varinhas, evitando que ele tenha vontade de te morder. 

Quando se preocupar com mordida de gato?

Sim, é perigoso a mordida de gato.

Como os felinos podem transmitir doenças aos humanos (zoonoses), o risco está no fato de que os gatos carregam germes nocivos na sua saliva.

O problema se torna ainda mais preocupante por conta da presença de dentes, que podem perfurar as camadas da pele.

Em outras palavras, a mordida do gato pode ter possíveis patógenos (vírus, bactérias e fungos) que ao adentrar no organismo da pessoa mordida, pode causar diversos problemas. 

As principais consequências de mordida de gato –  se não tratada – são causar inflamação na região ou infecções, que podem causar dor, lesões e doenças graves. Por exemplo, com a mordida de gato há risco de você contrair raiva.

Mordida de gato transmite doenças?

mordida de gato é perigoso
A mordida de gato pode perfurar a pele e causar machucados, que podem causar doenças inflamatórias ou infecções.

Sim, você pode contrair doenças. As mais comuns transmitidas por mordidas de gatos a humanos são:

  • Esporotricose;
  • Infecções bacterianas;
  • Micoses de pele;
  • Raiva;
  • Toxoplasmose.

Seja um animal domesticado ou de rua, todos eles demandam o mesmo nível de cuidado após uma mordida.

Claro que, por não ter controle sobre a saúde do animal, os gatos de rua apresentam um risco maior na transmissão de patógenos.

O que fazer no caso de mordida de gato?

Para evitar inflamações e infecções, tome alguns cuidados, pois a boca do seu gatinho, assim como a nossa, também possui bactérias.

Saiba quais cuidados tomar após a mordida de gato

Lave o local

O primeiro passo após a mordida, é higienizar o local. Utilize sabonete e água em abundância, limpando o máximo que der, para retirar sujeiras e as bactérias. 

Procure ajuda médica

Depois de o local da mordida ser devidamente higienizado, cubra-o com uma gaze e procure um centro médico. Lá, informe o médico do que aconteceu para que ele possa fazer o tratamento correto.

Mordida de gatos: medidas preventivas para evitar estas doenças

sintomas de infecção por mordida de gato
Atenção aos consequentementes sintomas da mordida de gato: vermelhidão, dor de cabeça, febre, calafrios e outros.

Além dos cuidados quando já aconteceu a mordida de gato, existem também medidas preventivas que ajudam a promover a saúde tanto do pet quanto de quem está por perto.

  • mantenha as vacinas do seu gato em dia;
  • não deixe  o pet ficar lambendo uma ferida, sua comida ou seu rosto;
  • se recebeu um carinho com lambidas, lave bem a região;
  • mantenha seu pet dentro de casa, evitando passeios e que fuja.

Qual é o tratamento para a mordida de gato?

Quando pensamos no tratamento de mordidas de cachorro, automaticamente associamos a vacinação antirrábica. Mas, é quando é mordida de gato: o que fazer ?

Após realizar o cuidado de higienizar o local e ir ao hospital, geralmente, o médico irá cuidar ainda mais da limpeza na ferida e depois disso passará alguma medicação.

Além disso, é possível que você precise tomar a vacina antirrábica. Caso você tenha sido mordido pelo seu gato e comprove que ele está com as vacinas em dia, você será orientado a observar o felino por 10 dias. 

gatos

Outro tratamento recomendado em casos de mordida de gato é o uso de antibióticos. Esses remédios são usados para prevenir que as bactérias se proliferam no ferimento, impedindo uma inflamação. 

Agora você sabe quais são os riscos da mordida de gato. Caso aconteça, não hesite em procurar um médico.

Se o seu pet estiver apresentando um comportamento agressivo e continuar com as mordidas, procure um veterinário. Serviços de adestramento para felinos também é uma ótima solução.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria da Conceição disse:

    Obrigada por esclarecer essa informação pois nós temos uma felina e está acontecendo esses sintomas ela está começando a morder e brincar e quer interagir com agente aqui pessoas que brincam com ela e ela começou a morder as mesmas agente conversa sobre o assunto sempre.

  2. Idenizia da silva disse:

    O conteúdo me Ajudou muito obrigado

Deixe o seu comentário