Quais cuidados tomar com a mordida de gato?

Compartilhar:


A mordida de gato pode acontecer em um momento de estresse do felino, quando ele se sente assustado ou com dor. 

Além disso, ela também ocorre em outros casos, quando o pet pode estar tentando brincar ou demonstrar carinho, igual ele faz com a mãe gata quando filhote. 

Mas para evitar problemas no futuro deve-se ter alguns cuidados após tomar a mordida. Confira abaixo no nosso guia o que fazer e como se cuidar. Boa leitura!

Quais cuidados tomar após a mordida de gato?

Nas brincadeiras de morder, quando o gato não machuca, apenas raspa os dentes, sem haver perfuração, não é preciso tomar nenhuma precaução

Nos casos em que houver perfuração, a pessoa deve ter alguns cuidados para evitar inflamações e infecções, pois a boca do seu gatinho, assim como a nossa, também possui bactérias. Os cuidados após mordida de gato devem ser:

Lave o local

Utilize sabonete e água em abundância, limpando o máximo que der, retirando assim a sujeira e as bactérias. 

Procure ajuda médica

Depois de o local estar limpo, cubra-o com uma gaze e procure um centro médico. Lá, informe o médico do que aconteceu para que ele possa fazer o tratamento correto.

Como funciona o tratamento para a mordida de gato?

No hospital, o médico fará uma limpeza na ferida e depois disso passará alguma medicação. Além disso, ele poderá pedir que a pessoa tome a vacina antirrábica.

Caso você tenha sido mordido pelo seu gato, e comprove que ele está com as vacinas em dia, você será orientado a observar o felino por 10 dias, nos casos de comportamentos estranhos, você deverá se vacinar.

Outro tratamento médico utilizado em casos de mordida de gato é o uso de antibióticos. Esses remédios são usados para prevenir que as bactérias se proliferem no local, impedindo uma inflamação. 

A mordida de gato transmite doenças?

Sim, você pode contrair doenças caso não limpe o local da mordida e procure ajuda médica. 

As principais consequências que você pode ter após uma mordida de gato não tratada são o local inflamar ou infeccionar, podendo causar dor e até mesmo lesões graves. 

Além disso, há risco de você contrair raiva, uma doença que ainda não possui cura. A raiva é uma zoonose, ou seja, transmitida de animais para seres humanos, e ela também é viral. 

Por que os gatos mordem?

Há diversas razões para os felinos morderem, desde brincadeiras até o fato dele estar com medo ou dor. 

Geralmente, antes de morder os gatos dão alguns sinais de que vão fazer isso, por isso é importante você conhecer e saber reconhecer esses avisos. Abaixo você conhece alguns motivos que levam os gatos a morderem:

Medo

Como dito antes, diversas vezes que os gatos mordem, fazem isso por estarem com medo. 

Os felinos podem estar com medo de fogos de artifício, barulhos, cheiros, outros animais e pessoas.

Nesses casos, o ideal é esperar o seu pet se acalmar antes de tocar nele. Outra ideia é oferecer um lugar seguro para ele se aninhar, como caminhas e tocas. 

Estresse

Os gatinhos gostam de ter uma rotina, por isso, em situações que saem da normalidade, como idas ao médico veterinário ou visita de pessoas estranhas, eles ficam estressados

Um sinal de que o seu pet está estressado é quando ele tenta se desviar do seu carinho e colo, grunhindo ou mordendo. 

Para lidar com essas situações, você pode tentar evitar esses estímulos estressantes. 

Assim, prefira usar caixinhas de transporte para passar segurança ao pet nas idas ao veterinário e procure um adestrador para te ajudar, caso o seu gato esteja muito estressado.

Doença

Se o seu felino não tem o costume de morder, mas agora ele está te mordendo, pode ser que ele esteja doente.

Ele pode estar com dor, machucados na pele ou até mesmo incômodos intestinais. 

Para garantir que esteja tudo bem, observe se há outros hábitos estranhos, como perda de apetite, apatia ou não querer interagir.

Caso note algo estranho, não deixe de consultar um médico veterinário para certificar-se que esteja tudo bem com o seu pet.

Brincadeiras

Conforme foi dito antes, quando os gatos são filhotes, eles aprendem a brincar com a mãe gata e os outros filhotes mordendo, então para ele pode ser normal as brincadeiras com mordidas. 

Uma das formas de frear esse comportamento é não recompensar o gato após as mordidas, assim ele vai entender que esse costume não pode continuar. 

Outra solução é usar brinquedos para o gato morder, como ratinhos ou varinhas, evitando assim com que ele tenha vontade de te morder. 

No nosso blog você encontra mais conteúdo sobre os felinos. Veja nossa lista de recomendação:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário