Doença da arranhadura do gato: o que é?

Compartilhar:


doença da arranhadura do gato

Bichinhos de estimação fazem qualquer família mais feliz, pois são capazes de nos proporcionar momentos maravilhosos de muito companheirismo e carinho. Porém, infelizmente, às vezes os pets podem ser portadores de algum tipo de parasita ou bactéria, e acabam transmitindo certas doenças aos seres humanos, tais como a doença da arranhadura do gato.

Já ouviu falar desse problema? Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre a doença, principalmente sobre os sintomas e tratamento. Confira!

O que é a doença da arranhadura do gato?

Segundo Joyce Aparecida, médica-veterinária da Educação Corporativa Cobasi, a doença da arranhadura do gato é uma infecção causada pela bactéria Bartonella henselae. “Essa doença é transmitida para os gatos através de vetores, como pulgas, piolhos e carrapatos que carregam a bactéria, e em seguida, transmitida através da arranhadura, mordida ou escoriação dos gatos para os humanos”. 

Apesar de os gatos transmitirem a doença, nem todos os pets possuem essa bactéria. Porém, como não é possível identificar se o felino é ou não portador, é de extrema importância que o tutor leve o animal regularmente às consultas com veterinários, onde serão feitos os exames. Caso necessário, também pode ser feita a desparasitação, prevenindo essa e muitas outras doenças.

Quais são os sintomas da doença?

Para os gatos, praticamente não há sintomas. Já para os humanos, é possível listar alguns. De acordo com Joyce, “os gatos convivem normalmente com a bactéria sem demonstrar nenhum sinal clínico. No entanto, nos humanos, os sinais mais comuns da doença são vermelhidão, dor e rigidez no local da lesão, linfonodos inflamados e inchados, e febre”.

Quando a pessoa é acometida pela doença da arranhadura do gato, é muito recorrente que ela apresente bolhas vermelhas ao redor do local que sofreu o arranhão. Ainda pode ocorrer febre alta, variando de 38 a 40ºC, ardência nos olhos, visão embaçada, irritabilidade. Além disso, outro sintoma é a falta de apetite e, consequentemente, perda de peso.

Qual é o tratamento?

doença da arranhadura do gato

Primeiramente, assim que identificar os sintomas da doença, o tutor deve encaminhar o animal ao veterinário, e a pessoa que apresentou os sintomas deve ir ao médico. Ou seja, ambos precisam recorrer a uma ajuda profissional com urgência.

O profissional irá avaliar o tratamento da doença da arranhadura do gato de acordo com a gravidade do caso, e é possível que ocorra a prescrição de algum antibiótico para eliminar a bactéria de forma mais eficiente. Além disso, para alívio da dor, os gânglios linfáticos inchados e com líquido podem ser drenados com agulhas.

Mas vamos combinar que melhor do que remediar, seria prevenir, não é mesmo? E sim, é possível manter o seu pet longe de bactérias e doenças. Segundo a veterinária, manter o gato livre de parasitas, como as pulgas, piolhos e carrapatos, com uso de coleiras, shampoos ou produtos de uso tópico ou oral, é uma importante forma de prevenção contra a doença. “Além disso, caso ocorra a mordida ou arranhadura, é importante que o local seja imediatamente lavado com água e sabão”, informa Joyce.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário