Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doença da arranhadura do gato: saiba o que é e como se tratar

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doença da arranhadura do gato
A doença é transmitida a partir de arranhões e mordedura dos felinos

Você já ouviu falar da doença da arranhadura do gato e como ela afeta os seres humanos? Para contar tudo sobre essa zoonose provocada por bactérias e parasitas, nós contamos com a ajuda da Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi. Acompanhe e saiba como prevenir e tratar da doença.

Doença da arranhadura do gato: o que é?

A doença da arranhadura do gato é uma infecção bacteriana transmitida pelos felinos, conforme detalha Joyce. “Essa doença é transmitida para os gatos por meio de vetores, como pulgas, piolhos e carrapatos que carregam a bactéria e, em seguida, transmitida por arranhadura, mordedura ou escoriação dos gatos para os humanos”, contou.

Essa enfermidade é causada pela Bartonella henselae, porém nem todos os gatos são hospedeiros e transmissores da doença. O grande problema é que essa infecção só é detectável por exames complexos como, por exemplo, hemogramas, o que dificulta o diagnóstico da doença da arranhadura do gato, já que o pet não apresenta sintomas.

Como o gato contrai a Bartonella henselae?

Um felino saudável pode ser contaminado com a Bartonella henselae e desenvolver a doença da arranhadura do gato de duas maneiras. A primeira delas é por meio da picada de pulgas, por mordida ou arranhão de um gato que esteja infectado com ela. Animais com menos de 1 ano de vida são mais suscetíveis à infecção bacteriana.

Uma vez com a bactéria hospedada no organismo, ela pode ser transmitida para os humanos não apenas pelo arranhão de um gato contaminado. Outro modo de contágio é com mordeduras de animais infectados que estejam com ferimentos nas gengivas, pois o sangue contaminado do felino entra em contato com o sangue humano.

Os sintomas da doença da arranhadura do gato?

Você sabia que apenas os humanos desenvolvem sintomas da doença? “Os gatos convivem normalmente com a bactéria sem demonstrar nenhum sinal clínico. No entanto, nos humanos, os sinais mais comuns da doença são vermelhidão, dor e rigidez no local da lesão, linfonodos inflamados e inchados, e febre”, afirmou Joyce.

Além disso, um humano com doença da arranhadura do gato pode apresentar outros sintomas como febre alta, ardência nos olhos, visão embaçada, irritabilidade e perda de peso. Ao perceber um desses sinais, procure a ajuda de um médico-veterinário de confiança para a realização de exames de sorologia, PCR ou até mesmo biópsia da região do ferimento.

Qual é o tratamento para a doença?

doença da arranhadura do gato
O tratamento da doença começa com a consulta a um médico-veterinário

Ao perceber que você pode estar com a doença da arranhadura do gato, o melhor a fazer é buscar a orientação de um especialista, inclusive para o seu animal de estimação. Dessa maneira, você e o felino poderão iniciar o tratamento para arranhadura do gato e restabelecer a saúde o mais rápido possível.

O tratamento para a doença da arranhadura do gato consiste na administração de antibióticos de amplo espectro para a eliminação das bactérias. Em humanos, é possível que sejam realizadas punções para a drenagem do líquido concentrados no local do ferimento e nos gânglios linfáticos, que costumam apresentar inchaço.

Doença da arranhadura do gato: prevenção

O modo de prevenção da doença é bastante simples, como explica a veterinária. “Manter o gato livre de parasitas, como as pulgas, piolhos e carrapatos, com o uso de coleiras e produtos de uso tópico ou oral, é uma importante forma de prevenção contra a doença”, disse Joyce.

Além de antipulgas e carrapatos, uma boa maneira de prevenir a transmissão da arranhadura de gato é evitar brincadeiras que estimulem mordidas e arranhões. Ah, não se esqueça de manter as unhas do felino sempre aparadas.

Gostou de saber mais sobre a doença da arranhadura do gato e os métodos de prevenção e tratamento? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe a pergunta no espaço de comentários para que possamos ajudar.

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário