Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Platinosomose felina: conheça a doença da lagartixa

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
platinosomose
Platinosomose felina é uma doença que causa inflamações e lesões do órgãos internos do gato

A Platinosomose felina é conhecida popularmente como a doença da lagartixa, pois o animal é o principal vetor da enfermidade que infecta o organismo do gato com vermes. Se o animal de estimação tem o hábito de caçar insetos, lagartixas e outros animais, você precisa saber como prevenir e tratar da Platinosomose felina.

O que é a platinosomose felina?

A platinosomose felina é uma doença causada pelo verme trematódeo chamado Platynosomum fastosum, presente no organismo das lagartixas e sapos infectados. Ao entrar em contato com o felino, ela pode causar uma série de problemas de saúde, como explica Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi.

“No gato, os vermes habitam o fígado, ductos biliares, vesícula biliar e, raramente, o intestino delgado. A doença apresenta mais riscos à vida do animal de forma proporcional ao número de vermes adultos no gato, pois os parasitas começam a migrar, causando lesões e inflamações”, contou.

Os principais sintomas da Platinosomose felina

A gravidade e os sintomas da Platinosomose felina variam de acordo com a quantidade de vermes ingerida pelo seu animal de estimação. Por causa disso, a Joyce ensina quais são os sinais que o tutor deve ficar atento caso o pet tenha contato com alguma lagartixa.

“Os sinais mais comuns são falta de apetite, apatia, perda de peso, vômitos e diarreia. Quando o gato está com muitos parasitas pode ocorrer anemia, aumento do volume do fígado e abdômen, icterícia (pele e mucosas amareladas) e até a morte”, relatou.

Como saber se meu gato tem Platinosomose felina?

A única maneira de saber se o seu gato tem Platinosomose felina é por meio do diagnóstico realizado por um médico-veterinário. Primeiro o especialista irá fazer algumas perguntas para entender o comportamento do animal e sua possível exposição ao parasita.

Em seguida, alguns exames serão solicitados como, por exemplo, exames para a detecção de ovos de vermes nas fezes do animal, além de hemograma e leucograma completo. Ultrassom e radiografia podem ser realizados para entender a extensão da doença no organismo do animal e definir qual é o melhor tratamento a seguir.

Platinosomose felina tem tratamento?

Sim, a Platinosomose felina tem tratamento. O primeiro passo é, após perceber os sintomas da doença, buscar a orientação de um médico-veterinário de confiança para a realização de exames e o diagnóstico correto. É importante lembrar que, quanto antes iniciar o tratamento, mais rápida será a recuperação do seu animal de estimação.

Após a confirmação do diagnóstico de platinosomose felina, é possível que o veterinário opte por prescrever um antiparasitário. Além disso, pode ser necessário administrar antibióticos para combater o surgimento de outras bactérias oportunistas.

Como prevenir a doença Platinosomose felina?

platinosomose
A melhor maneira de prevenir a Platinosomose felina é manter o animal longe de lagartixas e sapos

De acordo com a veterinária, a melhor forma de prevenção é manter os gatinhos longe de pequenos vertebrados, como lagartixas e sapos. “Isso é mais fácil de ser realizado com gatos domiciliados. O tutor pode adquirir brinquedos para que o gato exerça seu instinto caçador de forma segura.”, disse.

Dessa forma, é importante manter o seu gatinho dentro de casa para que ele não tenha contato com animais infectados. Além disso, o tutor deve adquirir brinquedos e investir em gatificação para estimular instinto de caça. Além disso, essa combinação ajuda o pet a gastar toda energia acumulada e evita que ele fique exposto ao parasita em áreas externas.

Por fim, Joyce indica: “Além disso, a realização de vermifugações com medicamentos específicos de tempos em tempos é uma excelente forma de prevenção, sempre sob orientação de um médico-veterinário”, contou.

Agora que você já sabe o que é a Platinosomose felina e as maneiras adequadas para prevenção da doença, nada melhor do que começar a proteger o seu pet hoje mesmo! Ficou com alguma dúvida? Deixe a pergunta na caixa de comentários.

Joyce Lima | Médica-veterinária

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Márcia Rejane Lopes de Moraes disse:

    Achei bastante interessante, crio gatos a muitos anos e desconhecia está doença @

  2. Maria do Socorro Cunha disse:

    Gostaria de saber, se só o contato do gatinho com a lagartixa, pode adoecer? Tenho um gatinho que gosta de caçar lagartixas, mas, ele não come , só brinca .

    • Cobasi disse:

      Olá! O contato do seu gatinho com a lagartixa pode sim adoecê-lo. A Platinosomose, também conhecida como “doença da lagartixa”, é uma parasitose comum em felinos, resultante do hábito natural de caça.

Deixe o seu comentário