Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Micoplasmose felina: o que é e como proteger seu gato

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Grande parte das doenças em gatos só são notadas quando os animais apresentam mudanças no comportamento ou sintomas, e sabemos bem que os gatinhos dificilmente demonstram o que estão sentindo. Por exemplo, nosso tema de hoje é a Micoplasmose felina, uma doença muitas vezes invisível e que nem sempre se manifesta nos bichanos infectados.

Você já ouviu falar sobre a Micoplasmose felina? A também conhecida como doença da pulga em gatos, se não tratada adequadamente pode causar graves consequências para os felinos. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa enfermidade:  

Os gatinhos podem desenvolver diversas doenças durante a vida e a micoplasmose felina é uma delas. Essa doença é uma anemia causada por um parasita pela picada de pulgas.

O que é a micoplasmose felina?

A micoplasmose hemotrópica felina (MHF) é uma das principais doenças infectocontagiosas em gatos domésticos. A afecção é transmitida por ectoparasitas, causada pelo Mycoplasma haemofelis. Esse parasita, ao entrar em contato com o animal, pode apresentar caráter crônico ou agudo, causando, entre diversas complicações, a anemia hemolítica grave.

Explicando a ação do Mycoplasma haemofelis: após morder a pele do gato, é depositada uma bactéria que afeta o organismo. Em outras palavras, o parasita age nos glóbulos vermelhos, o que gera a destruição dessas células, ocasionando quadros de anemia hemolítica.

Essa diminuição das células vermelhas pode variar de um simples desconforto até casos mais graves, como a anemia e também em situações onde o animal pode não sobreviver. A micoplasmose pode atingir gatos com idade até seis anos, a probabilidade de infecção diminui em animais acima dessa idade. Além disso, são considerados grupo de risco:

  • Felinos machos e adultos, com acesso à rua;
  • histórico de mordeduras ou abcessos;
  • Imunossuprimidos por doenças retrovirais como vírus da leucemia felina, vírus da imunodeficiência felina ou esplenectomizados. 

Micoplasmose felina: como é feita a transmissão?

Saiba mais sobre esse tipo de doença
A micoplasmose felina é causada por um parasita, transmitido pela picada de pulga. Por isso também é conhecido como a doença da pulga.

O que causa a bactéria Mycoplasma? A Mycoplasma haemofelis, antes chamada de Haemobartonella felis, é uma bactéria e o patógeno causador da micoplasmose felina. As principais formas de contágio da afecção ocorre por meio de artrópodes:

  • pulgas (C. felis);
  • carrapatos (R.sanguineus);
  • contato social entre os felinos;
  • de forma iatrogênica (pela transfusão de sangue).

Assim, a transmissão acontece por causa da mordida do parasita infectado. A saliva em contato com o sangue do pet, começa a transmitir a bactéria, acometendo o organismo do gato, atacando os glóbulos vermelhos.

Um ponto de atenção é com as gatas prenhas, da mãe para o filhote: seja no parto, hora da amamentação e até mesmo durante a gestação, são outras formas de transmissão.

Como saber se meu gato está com micoplasmose?

Sobre os sintomas da micoplasmose felina, estamos falando de uma doença silenciosa, que nem sempre se manifesta de forma clara e notável pelos tutores. Além disso, os sintomas dessa doença podem ser confundidos com o de outras doenças.

Existe um outro cenário, onde os gatos podem ficar seriamente debilitados, apresentando os sinais comuns da anemia, com isso os sintomas mais comuns dessa doença, são: 

  • apatia;
  • falta de apetite;
  • fraqueza;
  • perda de peso;
  • palidez de mucosas;
  • quadro de anorexia;
  • desidratação;
  • febre.

Se o tutor observar qualquer um dos sintomas mencionados, leve o animal até um veterinário para diagnóstico correto da doença e melhor tratamento. Essa é a única forma possível de diagnosticar a doença: com os exames e consulta de um profissional.

Como é feito o diagnóstico da micoplasmose em gatos?

micoplasmose felina tratamento
A Micoplasmose felina é uma doença muitas vezes invisível, por isso é fundamental consultar um médico-veterinário para cuidar do seu pet.

Quando o veterinário recebe um gato com anemia, ele faz todos os exames necessários para diagnosticar se é a micoplasmose. Trata-se de um processo difícil, que costuma ser identificado pelo veterinário, analisando o quadro clínico do animal e a realização de exames.

O esfregaço sanguíneo, por meio da técnica molecular de PCR, é um dos procedimentos mais comuns para esses casos.

Como tratar micoplasmose em gatos?

De modo geral, o tratamento é realizado com antibióticos e outros medicamentos que são importantes para reduzir o número de bactérias, como também minimizar os sintomas e melhorar os sinais clínicos. Em situações mais graves, a transfusão de sangue pode ser necessária.

O tratamento da doença é realizado por meio do reforço de vitaminas e hidratação. A doença tem cura, mas é importante diagnosticar o quanto antes para não se agravar ou resultar em complicações.

Todos esses processos de tratamento não necessariamente irão matar a bactéria presente no corpo do gatinho. Portanto, o tratamento consiste em fortalecer o sistema imunológico do gato. Assim, o veterinário irá estabelecer uma série de cuidados, como indicação de medicamentos e alimentos para garantir o suporte nutricional que o pet precisa.

Como prevenir a micoplasmose felina?

Para ajudar na saúde do seu gato, ações preventivas são fundamentais. Primeiramente, é sempre recomendado levar o pet com frequência ao veterinário para realizar o check-up de rotina.

micoplasmose em gatos
A prevenção é a melhor solução para evitar a micoplasmose felina. Portanto, o principal desafio é manter seu pet longe de parasitas.

Além disso, os tutores precisam ter atenção para manter em dia o controle dos parasitas (pulgas e carrapatos), como também evitar que os gatos saiam de casa. Esses são os principais métodos para diminuir as chances do seu gato ser acometido pela micoplasmose felina e outras doenças.

Então, entre as soluções que são importantes na prevenção e para manter a imunidade do pet sempre alta, estão: 

No pet shop online da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para cuidar da saúde do seu gato. Agora, você já sabe o que é micoplasmose e como proteger seu animal de estimação dessa doença.  Então, não perca tempo e visite nosso site, aplicativo ou vá até uma das lojas físicas para garantir tudo que seu gato precisa. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rosane Baptista cabral disse:

    Queria saber se o itraconazol para gatos de 3 kilos daria 10mg por kilo daria 30 mg mas tem donos dando 100 mg…o que acontece com dose excessiva…
    Queria saber se existe medicação injetável para gato da rua ???

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosane! tudo bem?
      A dosagem correta de medicação para gatos deve ser determinada por um veterinário. Doses excessivas podem ser prejudiciais, por isso é fundamental consultar um especialista para garantir o bem-estar do seu pet. Quanto à medicação injetável para gatos de rua, é importante que um veterinário avalie a situação e recomende apropriadamente.

Deixe o seu comentário