Gatificação: o que é e porque seu gato merece

14 de maio de 2020

Comportamento Animal, Gatos
Gato descansa em prateleiras
As prateleiras para gatos são itens fundamentais para a gatificação

Você sabe o que é gatificação? O termo se refere ao enriquecimento ambiental específico para gatos, ou seja, adequar sua casa para oferecer uma rotina mais saudável e prazerosa para seu gatinho. A gatificação cria um ambiente repleto de estímulos naturais para os felinos. Permitindo que eles tenham comportamentos instintivos de forma saudável.

Além de criar uma rotina mais rica para seu gatinho, a gatificação também colabora para eliminar comportamentos indesejados. Seu gato sobe na estante e derruba todos os livros? Arranha o sofá? Ou então não sai de cima da mesa? A gatificação oferece alternativas e desvia o foco do gatinho.

Benefícios da gatificação

Filhote de gato escondido na estante de livros
A gatificação cria ambientes para os gatos, deixando seus móveis e objetivos a salvo.

A casa é o ambiente do gato e torná-la mais interessante, produtiva, desafiadora e agradável é a melhor forma de enriquecer a rotina do animal. Promovendo isso, você também oferece mais saúde e bem-estar para seu bichinho. Confira os benefícios:

  • Promove a prática de exercício
  • Evita e auxilia problemas comportamentais
  • Reduz estresse, ansiedade e agressividade
  • Ajuda no convívio entre gatos e cães
  • Estimula o raciocínio e a aprendizagem
  • Evita que gatos arranhem e subam em móveis

Além de todos esses benefícios para seu gatinho, você também dá toques especiais a sua decoração. Prepare seu kit gatificação e mãos a obra!

Verticalização

Gato salta de uma prateleira para outra
A verticalização ou gatificação estimula o exercício e proporciona bem-estar.

Um outro nome usado para falar em gatificação é verticalização. Ele se refere apenas a uma parte do enriquecimento ambiental, mas é uma parcela muito importante. Na natureza, gatos estão acostumados a escalar arvores para fazer exercícios e se proteger.

Apesar da segurança do lar, seu gato ainda adora prateleiras altas ou a geladeira para tirar um cochilo, não é mesmo?! Você pode usar alguns móveis para gatos e preparar espaços para eles. Tudo integrado com a decoração!

As prateleiras para gatos são ótimas para criar caminhos verticais para o animal se divertir nas alturas. Preparamos um passo a passo para ajudar você a criar um ambiente integrado, bonito e funcional. Confira:

Passo 1

Avalie a rotina do seu gato. Onde ele gosta de subir? Por onde ele inicia a escalada? Aproveite para ser crítico e avaliar se você quer que ele tenha acesso à estante, por exemplo, ou se prefere evitar. Com o caminho vertical, você pode direcionar as atividades do gatinho.

Passo 2

Escolha a parede ou o canto que vai destinar para as prateleiras do gato. Você pode criar caminhos que percorram toda a casa ou então escolher apenas uma parede.

Passo 3

Pegue a caneta, o papel e a fita métrica. Avalie a altura ideal para seu gato saltar em segurança e escolha onde fixar as prateleiras. Brinque com distância, espaços e alturas. Seu gato vai adorar!

Passo 4

Instale as prateleiras certificando-se que estão bem fixadas para a segurança do seu gatinho.

Além das prateleiras, você pode usar nichos, arranhadores, torres e redes para compor o caminho do gato. Se quiser, os móveis da sua casa também podem fazer parte.

Torres e tocas

Gato brinca na torre
Torres para gatos também são itens essenciais para a gatificação de ambientes.

Entre os móveis para gatos, as torres estão entre as preferidas. Elas são usadas para o gato tirar cochilos, escalar e também podem compor o caminho vertical.

São diversos modelos que permitem que o gato escale e se esconda em nichos e tocas. Algumas delas possuem arranhadores ou são produzidas com materiais que proporcionam superfícies atrativas para o gato se coçar. Eles adoram!

As tocas também ajudam no enriquecimento ambiental. Gatos adoram se esconder e elas proporcionam um espaço tranquilo e seguro só para eles.

Arranhadores

Outro item essencial para a gatificação, o arranhador para gatos traz muitos benefícios. Eles mantêm as unhas afiadas e limpas. Além disso, são usados para marcar território e deixam sofás, poltronas e outros móveis a salvo. O arranhador também é usado para o gato praticar atividades física e se alongar. 

Todos esses comportamentos colaboram para que o gato fique tranquilo, mais relaxado e saudável.

Saiba mais sobre arranhadores para gatos.

Redes e camas suspensas

As camas suspensas para gatos são ótimas opções para seu bichinho relaxar nas alturas. Elas podem ser fixadas em janelas e trazer ainda mais distração, enriquecendo a rotina do gatinho.

Elas também são perfeitas para seu gatinho tomar sol após o almoço. Eles adoram relaxar no calor! Tenha sempre uma caminha estrategicamente posicionada no local de maior incidência de sol ou no ponto mais quente da casa.

Adaptação com outros animais

Gato descansa em prateleira

Ter um ambiente preparado para o gato também é importante quando recebemos pessoas na casa. Gatos gostam de estar em posição de dominância e ficar protegidos observando tudo de cima. Quando recebemos visitas, o gato pode observar a novidade de longe até sentir-se confortável para avaliar o novato cara a cara.

Além das visitas, ter um espaço seguro para seu gatinho é fundamental na adaptação de um novo bichinho na casa. No caso dos cães, é importante que o gato consiga se esconder e ficar em lugares que o cachorro não alcança. As prateleiras, torres e redes são ótimas para isso. Elas dão segurança e permitem que os gatos tenham o espaço próprio.

Fonte de água e outros itens

Outros itens remetem aos comportamentos instintivos e enriquecem a rotina do felino. Alguns gatos não gostam de se hidratar no pote de água. Instale uma fonte para oferecer água sempre fresca e atrativa para ele. 

A caixa de areia é outro item fundamental. Escolha um modelo que seu gato consiga entrar e sair com facilidade e posicione em um lugar reservado e acessível. Mantenha a areia higiênica sempre limpar. As necessidades fora do lugar devem parar!

Gato descansa em suporte para vasos
Itens da casa também podem ser integrados na gatificação

Gostou das ideias? Quer tal investir na gatificação e deixar sua casa perfeita para você e seu gato.

Também separamos alguns outros materiais sobre comportamento e bem-estar para gatos. Confira!