Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato filhote:  Saiba cuidar do seu gato recém-nascido

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de gato filhote

Cuidar bem gato de filhote é uma das principiais preocupações dos tutores que tem felinos recém-nascidos. Por isso, nós preparamos um material completo que ensinará você a cuidar do seu pet filhote com todo o carinho. Aproveite!

O que é preciso para cuidar de filhote de gato?

Os gatos filhotes são animais muito fofos, porém para se desenvolverem com saúde e livre de doenças, elas necessitam de cuidados especiais. E tudo começa com uma série de considerações. Confira!

  • É a hora certa de ter um animal em casa? A família está preparada para um pet?
  • Adote gato filhote com mais de 2 meses de idade. Respeite a fase de amamentação;
  • Saiba como adaptar a casa com os acessórios para gatos de acordo com a idade do felino;

O ambiente ideal para um gato filhote

O primeiro passo para adotar um pet filhote começa pela preparação do ambiente para receber o gato recém-nascido. Conheça os itens básicos que não podem faltar em sua casa.

1. Caixa de Areia

A caixa de areia é o item básico para quem deseja ter gatinhos bebês em casa. Ela o local ideal para que o seu pet faça as suas necessidades. A grande vantagem de tê-la em casa é que concentrar a urina e as fezes do animal, facilitando a limpeza por parte do tutor.

2. Bebedouro para gatos

O bebedouro para gatos é outro item essencial para quem deseja ter um pet filhote em casa. Há opções de tigelas e bebedouros para água corrente que proporcionam a hidratação que todo gato pequeno merece.

3. Caminha ou casinhas

Não adianta nada ter um gato filhote em casa, se ele não tiver um local confortável para descansar, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de investir em caminha e casinha para transporte do pet. Afinal, todo animal recém-nascido precisa de conforto.

4. Arranhadores e brinquedos

Como todo animal, os gatos precisam de momentos de diversão e exercitar os seus instintos. Por isso, apostar em brinquedos para afastar o tédio e arranhadores são uma boa escolha para deixar o pet bem à vontade.

5. Alimentação do gato filhote

Tão importante quanto os itens acima é o cuidado com a alimentação do gato filho. Uma boa opção é a coleção de rações para gato filhote da Royal Canin, que contém os nutrientes necessários para o seu pet. Se possível, opte por alimentos ricos em vitaminas e minerais para garantir um desenvolvimento saudável. Conheça algumas sugestões.

6. Gatificação do ambiente

Gatificação ou enriquecimento ambiental nada mais é do que criar um ambiente que estimule e ajude o felino a saciar os instintos. Por isso, nada melhor do que tocas, plataformas ou brinquedos escaláveis para que ele possa agir como se estivesse no seu habitat natural.  

Felino brincando em ambiente gatificado
Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos para o enriquecimento ambiental do seu felino.

7. Redes de proteção

Essa dica é especial para tutores que moram em apartamentos ou casa com varanda. Por ser um gato filhote, é normal que ele explore o ambiente para deixar o seu território marcado. Então, nada melhor para evitar acidentes do que colocar redes de proteção nas janelas e varandas.

Cuidados com a saúde do gato filhote

Além de preparar o ambiente e criar uma dieta regrada e rica em nutrientes, outro cuidado com a saúde do filhote é a vacinação. Confira quais não podem faltar na carteirinha de vacinação do pet após os dois primeiros meses de vida.

  • V5 (vacina múltipla), que protege contra rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e panleucopenia;
  • FeLV (combate leucemia felina);
  • Vacina contra a raiva (indicada após 4 meses de vida do animal).

Importante: Não se esqueça de levar o seu gato filhote a visitas regulares ao veterinário. Assim, é possível mantê-lo sempre com saúde. Outro ponto que merece atenção é a castração do animal, já que previne câncer e evita o surgimento de ninhadas indesejadas.

Como cuidar de um filhote de gato abandonado?

como cuidar de filhote de gato

De maneira geral, os cuidados ao cuidar de um filhote de gato abandonado são os mesmos do que os dos felinos adotados. Porém, é recomendado realizar uma série de exames com um médico-veterinário de confiança para saber as condições de saúde e higiene do animal e, se necessário administrar antiparasitários e antipulgas como prevenção.

Além disso, o tutor deve ter paciência e uma atenção maior ao comportamento do gato bebê abandonado que acaba de adotar. Isso porque, infelizmente, na maior parte dos casos, pet abandonados costumam ter um histórico de maus tratos, o que o torna desconfiado e atrasa a sua adaptação ao novo ambiente.  

Você adotou um gato filhote recentemente? Contra para gente nos comentários como foi essa experiência. Vamos adorar saber.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Valeria disse:

    Adoro quero um gato

Deixe o seu comentário