Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
com quantos dias os gatos abrem os olhos

Caso você tenha adotado um filhote felino, saber com quantos dias os gatos abrem os olhos pode ser uma informação muito útil. Estima-se que pode demorar de 9 a 15 dias após o nascimento.

No entanto, se esse tempo se prolongar, leve o animal ao veterinário. Nesse caso, o profissional irá verificar a saúde ocular do pet.

Veja com quantos dias os gatos abrem os olhos

Outra característica interessante sobre os olhos do pet é a cor. Esse fator nos deixa ainda mais instigados sobre a pergunta: com quantos dias os gatos abrem os olhos? Todos os filhotes nascem com os olhos azuis e a mudança na coloração pode indicar que o gato já está com seis ou sete semanas.

Isso acontece porque há ausência de um pigmento nos olhos quando nascem. Eles só produzem a pigmentação após esse período, com a presença da melanina. Se o gato continuar com os olhos azuis em longo prazo, é porque essa é a tonalidade definitiva.

Matou a sua curiosidade sobre com quantos dias os gatos abrem os olhos? Agora, confira alguns cuidados que você deve ter com o pet após isso ocorrer. 

Limpeza depois que os gatos abrem os olhos

A região dos olhos é muito delicada para qualquer bichinho. Após constatar com quanto tempo os gatos abrem os olhos, é importante seguir os procedimentos adequados de limpeza.

Primeiramente, higienize muito bem suas mãos. Depois umidifique uma gaze com solução fisiológica e limpe os olhos do filhote. Fique atento ao excesso de secreção, pois isso pode exigir uma visita ao veterinário.

A limpeza dos olhos dos animais não ocorre somente após eles abrirem. Esse é um hábito regular que deve ser feito mesmo após a vida adulta. Com o passar do tempo, o acúmulo de sujeira nessa região pode ocasionar infecções e problemas oculares, levando à cegueira.

Por esse motivo, é importante se perguntar com quantos dias os gatos abrem os olhos. A limpeza da região ocular tem grande impacto para a saúde do seu pet.

Cuidados com gatos recém-nascidos

Saber com quanto tempo os gatinhos abrem os olhos não é a única preocupação que um tutor de gatos recém-nascidos deve ter. Há outros fatores que contribuem para a saúde do bichinho em longo prazo.

Logo após o nascimento, é importante que o gato passe um período com a mãe. Ela fornecerá a nutrição necessária para os filhotes, que só se alimentarão de leite. O período recomendado para esse contato é de 2 a 3 meses, tempo suficiente para que os pequenos felinos se desenvolvam e criem anticorpos.

Caso o seu animal de estimação não esteja perto da mãe, compre o leite específico para filhotes que pode ser encontrado em lojas especializadas.

A utilização do leite bovino tradicional não é recomendada para esse fim. Isso porque ele não possui os componentes necessários para o filhote. O uso desse alimento pode provocar problemas gastrointestinais.

Alimentação

Agora que você já sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos, é hora de cuidar da alimentação do seu amiguinho de quatro patas.

Comece a introduzir a ração na alimentação do gato após o desmame, que pode ocorrer cerca de 50 dias depois do nascimento. Há produtos específicos para os filhotes, ricos em cálcio e com outros nutrientes essenciais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário