Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com raiva: conheça os sintomas e tratamento desta zoonose

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sintomas de raiva em gatos

Você sabia que gato com raiva é uma zoonose séria que afeta tanto os felinos quanto os seus tutores? Descubra quais são os principais sintomas, diagnósticos, tratamento e prevenção dessa doença de gatos que, se não foi prevenida, é fatal para o seu animal de estimação. Confira!

Gato com raiva: que doença é essa?

A raiva felina é uma zoonose (antropozoonose) causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae e afeta o sistema nervoso central do animal. Após infectar o pet, ela demora de 2 a 4 meses para apresentar os sintomas e, pouco tempo depois, leva o felino a óbito. 

A raiva do gato é considerada uma zoonose porque é transmissível não apenas entre animais, mas também entre os tutores e seu animal de estimação. É isso mesmo! Se o seu pet estiver hospedando o vírus, basta uma mordida e o contato com a saliva para você contrair o Lyssavirus.

Gato com raiva: como acontece a transmissão?

A raiva felina é uma doença que tem, basicamente, dois modos de transmissão. Um gato pode ficar com raiva após entrar em contato com o vírus por meio da mordedura, arranhadura ou contato com a saliva de um animal infectado, o que geralmente acontece quando há brigas na rua.

Outro tipo de transmissão da raiva é o contato com animais silvestres como, por exemplo, morcegos e guaxinins. Esses animais podem ser hospedeiros do vírus da zoonose e transmiti-lo ao pet quando recebe uma mordida ou arranhão do gato. 

Quais os sintomas de gato com raiva?

gato com raiva
A raiva em gato é uma doença grave, com um alta taxa de letalidade, atingindo quase 100% dos casos.

A melhor maneira de saber que o seu gato está com raiva é prestar atenção aos possíveis sintomas de raiva felina. Além da mudança comportamental que deixa o pet mais arisco e agressivo, os sinais da doença são:

  • salivação em excesso;
  • estrabismo;
  • espasmos;
  • tremores;
  • convulsões;
  • febre;
  • perda do apetite;
  • fotofobia;
  • desorientação;
  • redução dos reflexos da pálpebra;
  • miados anormais;
  •  mandíbula caída;
  • isolamento.      

Ainda sobre os sintomas de um gato com raiva, é importante lembrar que o vírus pode ficar incubado no organismo do pet de dois a quatro meses antes dos sintomas aparecerem. A partir da manifestação dos sintomas, o felino pode vir a óbito dentro do período de uma semana.                   

Raiva felina: tratamento

A raiva felina é uma zoonose que não possui tratamento, inclusive o diagnóstico preciso da doença só pode ser feito após o falecimento do animal.  Por causa disso, a melhor maneira de manter a saúde do seu animal de estimação em dia é apostar na prevenção, conforme veremos a seguir. 

Como prevenir um gato com raiva?

Por não haver tratamento para gato com raiva, a maneira ideal de garantir a saúde e o bem-estar do seu felino é atuar na prevenção. A primeira coisa a se fazer é manter a vacinação do gatinho em dia, com reforço anual, pois elas são essenciais para protegê-los de uma grande variedade de doenças. 

Outro ponto importante é investir na gatificação do ambiente e colocar telas de proteção em possíveis rotas de fuga para evitar que ele escape. Um gato, ao ter um ambiente enriquecido para escalar, pular, correr e brincar, além de manter a saúde mental em dia, tem uma tendência menor de se interessar pela rua.  

raiva em gatos

Agora que você já sabe o que significa um gato com raiva e como protegê-lo da zoonose, qual tal criar um ambiente lúdico com petiscos e rações? Se você ficou com alguma dúvida sobre essa doença, deixe sua pergunta nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Ivete disse:

    Amei essa Matéria.

Deixe o seu comentário