Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sarna em gato: saiba tudo sobre essa doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sarna em gatos: confira tudo sobre a doença
A sarna em gatos é doença de pele comum e que precisa de um tratamento para evitar maiores complicações.

Ainda que seja mais conhecida por acometer cães, a sarna em gato é uma condição  bastante comum e pode acontecer com felinos de todas as idades, portes e fases da vida. Apesar de não ser uma enfermidade considerada grave, gera muito incômodo ao pet.

Neste post, você entenderá o que é, sintomas, características e como tratar sarna de gato. Tudo o que você precisa saber para o seu pet não sofrer com coceiras e problemas na pele. Confira!

O que é sarna em gato? 

A sarna felina, conhecida também como peladeira de gato, é uma dermatose parasitária, ou seja, uma doença de pele provocada por vários tipos de ácaros que se alojam na derme dos animais.

A ação desses parasitas ocorre pelo contato direto com o pet, principalmente os que estão com as defesas do corpo fragilizadas, tendo mais chances de desenvolver essa condição. Existem quatro tipos de sarna:

Sarna Otodécica

Conhecida como sarna de ouvido, o ácaro Otodectes cynotis atinge as orelhas dos gatos, provocando intensas coceiras e aumento de cera grossa e escura na região. A sua contaminação acontece pelo contato direto, indireto com outros animais e até por objetos. Inclusive, os humanos também são sensíveis ao risco.

Então, se o seu gato está coçando as orelhas de maneira frequente, muita atenção pode ser a sarna otodécica. Verifique se existem sinais de inflamação ou feridas, resíduos de cera de ouvido também é um dos sintomas. Caso note, consulte um médico-veterinário para confirmar o diagnóstico e seguir com o tratamento.

Lembre-se que esse tipo de sarna é contagioso, então isole-o dos outros animais e restante de toda a família. 

Sarna Demodécica

O que é sarna em gato?
A sarna em gatos é causada por parasitas que podem acometer pontos localizados e assimétricos dos felinos.

A sarna demodécica, ou sarna negra, não é transmissível aos humanos. Geralmente, atinge gatinhos nascidos nas ruas e que estão com a imunidade comprometida. Essa condição é causada por dois ácaros: demodex cati ou demodex gatoi. Os sinais mais comuns são manchas escuras e feridas nas orelhas, patas e cabeça.

Sarna Notoédrica

Essa é uma sarna exclusiva dos felinos e, embora seja menos comum, essa é uma zoonose altamente transmissível. O ácaro notoedres cati pode gerar lesões gravíssimas, como “cavar” túneis na pele e destruir o tecido, deixando crostas, escoriações, entre outras lesões. 

Sarna Sarcóptica

Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. canis pertencente à família Sarcoptidae, a sarna sarcóptica é uma doença acarretada por parasitas que provocam coceira, feridas e queda de pelo no corpo todo. É extremamente contagiosa, podendo ser transmitida dos gatos e cachorros para os seres humanos.

Como saber se seu gato está com sarna?

O médico-veterinário é o profissional indicado para diagnosticar gato com sarna, como também  determinar qual o tipo e orientar com o melhor tratamento. Mas você, como tutor, pode e deve observar mudanças no comportamento do seu animal, isso é muito importante para auxiliar no diagnóstico.

Como perceber a sarna em gatos?
O sintoma mais evidente de gato com sarna é a coceira intensa.

A sarna em gato costuma ser identificada pela presença de coceira constante, principalmente  nas orelhas, mas pode acometer qualquer parte do corpo. Alguns pets, além de se coçar utilizando as patas, podem morder a si mesmos buscando aliviar esse sintoma.

A queda de pelo e o aparecimento de manchas na pele também são sinais de sarna em gato. Não espere que o quadro se agrave, leve-o ao médico-veterinário ao notar esses sinais e comportamentos. 

É possível pegar sarna de gato?

O que muitas pessoas sabem é que sarna de gato pega em humanos. Trata-se de uma zoonose, que pode ser transmitida para os tutores ou quem tiver contato com animais infectados.

Como prevenir e tratar sarna em gato

Caso seja confirmado o diagnóstico, é imprescindível seguir as orientações do médico-veterinário quanto ao remédio para sarna de gato e cuidados específicos. Além disso, pode ser recomendado algumas ações preventivas que passam por vários aspectos, como:

  • Caso tenha mais de um pet na casa, é preciso separar o gato doente dos demais até que ele esteja bem de saúde de novo.
  • Garanta um ambiente seguro e agradável em casa, onde o pet tenha acesso a alimentos de qualidade, água limpa e fresca e local adequado para fazer suas necessidades fisiológicas.
  • Atenção quanto aos cuidados básicos de higienização. Invista em soluções de  proteção para a cama, cobertores e brinquedos do gato. A utilização de antiparasitário adequado à idade, peso e fase da vida do seu gato pode ser indicada pelo médico-veterinário.
  • Mantenha uma rotina de visitas ao médico-veterinário.

A sarna em gatos tem tratamento, então não busque por soluções caseiras e jamais administre medicamentos por conta própria. Seja para sarna em gato ou outras doenças.

Saiba como tratar sarna em gatos
A sarna em gatos tem tratamentos e soluções para deixar o seu pet sempre saudável.

Para uma recuperação rápida e eficaz, conte com a Cobasi, seja para encontrar tudo o que é essencial para vida do seu gato, como também para saber mais informações sobre comportamento, doenças, alimentação e muito mais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Geisa Nunes Santos disse:

    Ótima matéria, muito e esclracedora.

Deixe o seu comentário