
Ainda que seja mais conhecida por acometer cães, a sarna em gato também é bastante comum, e pode acontecer com animais de todas as idades, portes e fases da vida. Mas você sabe mesmo o que é a sarna, e como ela se manifesta nos felinos?
A sarna em gato é uma doença de pele, provocada por parasitas que se alojam na derme dos animais. Existem quatro tipos de sarna:
O médico veterinário é a pessoa mais indicada tanto para fazer o diagnóstico de sarna em gato, quanto para determinar que tipo de sarna o felino tem, orientando assim seu tratamento. Mas você, como tutor, pode e deve observar mudanças no comportamento do seu gato para auxiliar nesse diagnóstico, levando o pet para uma consulta assim que verificar algo de diferente.
A sarna em gato costuma ser identificada pela presença de coceira constante. A coceira geralmente se concentra nas orelhas e no focinho do gato, mas pode acometer qualquer parte do corpo. Alguns animais, além de se coçar utilizando as patas, podem morder a si mesmos buscando aliviar esse sintoma.
A queda de pelo e o aparecimento de manchas na pele também são sinais de sarna em gato. Não espere que o quadro se agrave, leve o pet ao médico veterinário o quanto antes.
A prevenção da sarna em gato passa por vários aspectos: tanto um ambiente seguro e agradável em casa, onde o animalzinho tenha acesso a alimentos de qualidade, um local adequado para fazer suas necessidades fisiológicas, água limpa e fresca e muito afeto do tutor, quanto cuidados básicos de prevenção à doença.
É fundamental garantir a proteção com um antiparasitário adequado à idade, peso e fase da vida do seu gato. A higiene da cama, cobertores e brinquedos do bichano, com produtos adequados ao uso veterinário, também é fundamental.
Caso seja confirmado o diagnóstico de sarna em gato, é imprescindível seguir as orientações do médico veterinário quanto aos medicamentos, dosagem e duração do tratamento. Se houver mais de um pet na casa, é preciso separar o bichinho doente dos demais até que ele esteja bem de saúde de novo.
Jamais medique o seu gatinho por conta própria, seja para sarna em gato ou outras doenças. Assim você evita intoxicações e preserva o bem estar do seu companheirinho peludo.
Continue sua leitura com outros artigos selecionados para você: