Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive um gato? Saiba tudo sobre as fase da vida dos felinos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos anos vive um gato

Não é fácil dizer com exatidão quantos anos vive um gato, isso porque, a longevidade desses pets varia de acordo com diversos fatores, como: estilo de vida que levam, ambiente em que vivem, tipo da raça e os cuidados que recebem.

Antes de mais nada, esqueça aquela história de que os gatos têm 7 vidas. A verdade é que os bichanos são fortes e resistentes, mas a vida deles é uma só e precisa ser bem vivida para que consigam chegar à velhice com saúde.

No nosso artigo, vamos conversar sobre:

Afinal, quantos anos vive um gato?

De modo geral, em média, um gato com uma vida razoavelmente saudável pode chegar a viver entre 12 a 18 anos. Porém, se observarmos a média de vida dos gatos pelas raças, veremos alguma variação. Por exemplo, enquanto a raça Ragdoll vive em média 12 anos, os persas e Maine Coon chegam aos 13. A raça Sphynx vive em média 14 anos, enquanto o Himalaio e o Angorá chegam aos 15.

Existem alguns mitos em torno de quanto tempo vive um gato. Por exemplo, tem pessoas que acreditam que os gatos SRDs, também conhecidos como vira-latas – são mais resistentes, porém, não é especificamente a raça que define a expectativa de vida, mas sim o estilo de vida que vai impactar no tempo médio de vida do gato.

Nesse cenário, gatos domésticos saudáveis, que recebem todos os cuidados essenciais e não têm acesso à rua, têm uma tendência a serem mais longevos. 

Faixa etária dos gatos: entenda as 6 fases da vida dos felinos

Quando o assunto é quantos anos o gato vive, é preciso também entender sobre a faixa etária dos felinos. Confira a classificação das fases da vida de gato e a idade correspondente:

Filhote0 a 12 meses
Junior (adolescência)12 meses a 2 anos
Adulto3 a 6 anos
Maduro7 a 10 anos
Senior11 a 14 anos
Super Senior (geriátrica)15 + anos

Agora que você sabe como funciona a faixa etária dos gatos, é importante destacar que cada fase da vida demanda uma atenção especial do tutor, principalmente no que se refere à questões como a saúde, lazer, alimentação, entre outros. A seguir, temos algumas dicas muito importantes.

Expectativa de vida: quantos anos vive um gato saudável?

Se é verdade que os gatos que têm uma boa alimentação, seguem um cronograma de visitas ao veterinário e recebem os cuidados necessários vivem mais saudáveis, por outro lado os gatos abandonados ou que nascem e crescem na rua se beneficiam pouco com esses avanços.

Por exemplo, enquanto alguns gatos domésticos podem viver até 20 anos de idade ou mais, aqueles que vivem nas ruas, normalmente, não sobrevivem além do terceiro ano de vida. Com muita sorte chegam aos 6 anos, em média.

Questões como a vacinação, cuidados específicos, nutrição adequada e castração, são alguns dos fatores que contribuem muito para a longevidade dos gatos. Por exemplo, você já se perguntou: quanto tempo de vida tem um gato castrado? Em média, de 14 a 20 anos. Mas, existem registros de animais que podem ter uma longevidade maior e alcançar a casa dos 30.

Esses fatores interferem e mostram a importância e o peso que os cuidados veterinários, nutricionais e ambientais têm na expectativa de vida dos felinos.

Como fazer seu gato viver melhor?

Muito bem, agora já sabemos que alguns fatores podem influenciar na expectativa de vida dos gatos, por isso selecionamos dois pontos fundamentais nesse processo: alimentação e acompanhamento veterinário. Vamos juntos saber mais dicas de como cuidar de gatos? Confira!

Quantos anos vive um gato: alimentação saudável, crescimento saudável

quantos anos vive um gato
Os hábitos alimentares dos felinos interferem na longevidade e na saúde.

A vida de gato precisa ser nutrida por uma alimentação saudável, balanceada e de alta qualidade. Os hábitos alimentares dos felinos interferem diretamente na sua longevidade e saúde. A boa alimentação também é uma importante aliada para evitar que seu gato fique doente, combatendo problemas como obesidade, doenças renais, hepáticas, entre outras.

Não se esqueça de que é importante garantir que o seu companheiro receba os valores nutricionais de acordo com as suas necessidades. Então, na hora de escolher a ração adequada para o seu felino leve em consideração fatores, como:

  • níveis ideais de proteínas e nutrientes essenciais; 
  • variados sabores e aromas; 
  • alta digestibilidade;
  • diferentes formatos de grãos da ração;
  • combinação de vitaminas e minerais para promover uma vida mais saudável. 

Neste sentido, uma ótima sugestão é oferecer para o seu gato rações e petiscos pensados para as características e necessidades do pet. E o que não faltam são opções! Na Cobasi você encontra uma ampla variedade de alimentos nutricionalmente completos, desenvolvidos para estimular a vida saudável do seu amigo. São rações úmidas e secas, para gatos de todas as idades, tamanhos e raças.

Quantos anos vive um gato: o acompanhamento veterinário é muito importante

Para tutores experientes ou de primeira viagem, conviver com felinos é extraordinário, porém em alguns momentos é difícil decifrá-lo, sobretudo com relação a sua saúde. Os gatos, por instinto, escondem quando não estão bem. Então, pode acontecer dos tutores não notarem mudanças de comportamento e os primeiros sinais de algum problema.

Desta forma, as visitas periódicas ao médico-veterinário se tornam tão imprescindíveis para a saúde do seu gatinho, como ressalta a Médica-Veterinária Letícia Tortola, da Royal Canin:

“O veterinário é mais do que aquele que você procura quando seu gatinho não está bem. Ele é o principal aliado na saúde do seu gato, para assegurar uma vida longa e de qualidade. E quando você mantém uma rotina de check-up regulares, você pode ficar tranquila sabendo que tem outra pessoa que conhece seu gatinho tão bem quanto você”, comentou.

Por exemplo, você sabia que 42% dos tutores de gato adiam a visita ao médico-veterinário? Os principais motivos estão relacionados a evitar o estresse no gato ou quando os sintomas não são perceptíveis para o tutor.

quantos anos vive um gato?
Seja para vacinação ou para uma rotina de exames, visitas ao veterinário vai ajudar detectar mais facilmente algo que esteja errado com seu pet.

Neste contexto, o projeto Meu Gato No Vet, uma campanha global da Royal Canin®, atua justamente na conscientização e incentivo às visitas ao médico-veterinário. Uma ação que transmite aos tutores a importância de ficar atento sobre a saúde e bem-estar dos animais.

O Meu Gato No Vet não só reforça a importância de levar o gato ao veterinário, como apresenta soluções para que essa ação não seja vista como complicada. Com muita informação, o projeto busca impactar por meio do aprendizado, tornando o processo mais amigável, bem como facilitar a vida de tutores e pets que passam pelos mesmos desafios.

Quando o tutor sabe a importância de ir ao veterinário e está atento aos sinais, a expectativa e qualidade de vida dos gatos aumentam consideravelmente.

5 cuidados essenciais para ajudar o gato a viver mais

Tutor, os cuidados que você promove para o seu pet são fundamentais quando o assunto é longevidade. Pensando nisso, separamos 5 dicas especiais para te ajudar a promover tudo o que é essencial para uma vida longa e saudável do seu gato.

1. Estimular o instinto felino com atividades para o pet exercer seu comportamento natural;
2. Ter atenção com o calendário de vacinação felina;
3. Realizar a castração do animal;
4. Disponibilize brinquedos específicos para gatos e também faça a gatificação;
5. Conhecer o comportamento felino é essencial para entender e estreitar a relação entre gato e tutor. 

Quantos anos um gato vive: perguntas frequentes

Entre os principais cuidados para promover uma maior longevidade ao pet são visitas frequentes ao médico-veterinário.

Confira algumas informações e perguntas frequentes sobre a longevidade dos gatos.

Um gato castrado vive quantos anos?

Como mencionamos ao longo do artigo, existem diversos fatores que interferem na vida dos gatos, inclusive a castração. Vale lembrar, o procedimento é benéfico para o animal, com a expectativa de vida entre 14 a 20 anos, pois é uma medida preventiva para o pet não contrair alguns tipos de doenças.

Quantos anos vive um gato doméstico?

Os gatos domésticos, caseiros ou “indoor” são aqueles que vivem dentro de casa. Com todos os cuidados necessários, como alimentação, visitas frequentes ao veterinário, ambiente saudável, entre outras recomendações, esse animais de estimação são mais suscetíveis a viver mais.

Qual é a expectativa de vida de um gato de rua?

Em linhas gerais, a rua não é o ambiente ideal para gatos viverem e isso diminui drasticamente a qualidade de vida do bichano. Alguns riscos, como: maus-tratos, atropelamentos e envenenamento, são fatores que colocam a expectativa de vida para gatos que vivem na rua por mais ou menos 3 a 6 anos.

Quantos anos vive um gato vira-lata?

Um gato sem raça, conhecido como vira-lata, pode viver por média até 20 anos. Sempre levando em consideração a qualidade de vida e cuidados com o pet.

Quanto vale 1 ano de vida do gato?

Quer fazer um comparativo entre a sua idade e a do seu gato? Vamos lá! A matemática é a seguinte: some 15 anos para o primeiro ano de vida do felino. Já no segundo ano de vida a soma é 10 anos para o gatinho. A partir do terceiro aniversário em diante do seu animal de estimação em diante, acrescente quatro anos.

Exemplo sobre como calcular a idade do seu gato: Se o seu pet tem um ano, então ele tem 15 em relação aos humanos. No segundo aniversário, tem 25 anos de idade, no terceiro, 29, no quarto, 33 e assim por diante.

longevidades dos pets

Gostou de saber mais sobre quantos anos um gato vive? Então, não deixe de anotar nossas dicas sobre como cuidar do seu pet e se tiver dúvidas sobre os cuidados com gatos idosos, temos um conteúdo exclusivo sobre para otimizar a qualidade de vida do seu amigo. Combinado? Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário