Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o coletivo de gatos? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coletivo de gatos curiosidades

Como somos apaixonados por nossos gatinhos, fazemos questão de demonstrar todo nosso amor e carinho, não é mesmo? Gostamos de saber tudo referente aos pets, como os cuidados, alimentos, características comportamentais, entre outros. Mas, em relação às curiosidades, será que você sabe qual o coletivo de gatos

A população de gatos criados em casa segue em constante crescimento, assim como a busca por tudo relacionado aos felinos. Então, se você também é um apaixonado por gatinhos, vai amar as curiosidades incríveis que separamos. Confira!

5 curiosidades sobre gatos

Conheça algumas curiosidades, mitos e verdades de gatos:

1. Qual o coletivo de gatos?

coletivo de gatos
Coletivo de gatos é sinônimo de fofura.

Para referir-se a um grupo de dois ou mais gatos, os termos corretos são: gataria, bando, cambada e bichanada, o último é com “n” mesmo. Acredita-se que a nomenclatura mais indicada para representar um conjunto de gatos, seja gataria. Embora seja a mais, os outros substantivos usados também estão corretos.

No dicionário, o significado de gataria é “grande quantidade de gatos”. Em outras consultas,  a resposta para o termo é “grande quantidade de gatos” ou “porção de gatos”. Agora que você sabe qual o coletivo de gatos, conheça outras curiosidades sobre os felinos.

2. Gatos odeiam água?

Um dos enigmas mais duradouros sobre os gatos está na sua relação com a água. Essa é uma crença que já foi representada em filmes e desenhos animados. Mas, a questão não está muito relacionada a odiar, são mais preferências individuais de cada bichinho.

coletivo de gatos água
Falar que gato não gosta de água é mito!

Por exemplo, por instinto natural, os felinos são caçadores, seres dominantes. Por isso, se tomarem banho, a água deixa o animal mais pesado, dificultando a sua locomoção. Além disso, a aversão instintiva à água, também está relacionada aos ancestrais dos gatos domésticos que habitavam regiões áridas, como desertos e savanas, onde a água era escassa.

Também tem alguns felinos que evitam a água porque se sentem encurralados. Mas, como mencionamos, é questão de preferência, provavelmente enquanto você lê esse texto, deve está pensando: “mas, o meu gato ama água”. Normal, cada gatinho é único e suas preferências podem variar.

3. Gatos não podem ser adestrados?

como treinar o seu gato
Os felinos domésticos podem aprender certos comportamentos e até alguns truques.

Falando em mitos sobre gatos, aqui está mais um. O felino doméstico pode sim ser adestrado. Eles podem ser educados e até aprender alguns truques, desde que o treinamento e o tutor respeitem as características do pet.  Com a técnica certa é possível: 

  • aumentar o nível de habilidades;
  • auxiliar no comportamento;
  • ensinar um comando;
  • promover maior conexão entre pet e tutor;
  • otimizar as formas de comunicação com o animal; 
  • promover uma convivência mais tranquila, divertida e próxima.

Mas, lembre-se: o adestramento de gatos é totalmente diferente do feito para os cães. Dedicação, paciência e respeito às características e comportamentos dos felinos são a chave para um bom cronograma de ensinamentos.

Inclusive, vale reforçar que o adestramento do gato é voltado para treinamentos funcionais. Em outras palavras, acostumar o pet a situações rotineiras, como cortar unha, entrar na caixa de transporte e visitar o veterinário. 

4. Miar é a formas de comunicação dos gatos

gato miando curiosidades
Você já pensou no significado do miado de gato?

Aqui vai uma verdade. Os gatos, geralmente, são mais quietos, usam o ronronar e miado para se comunicar com os humanos. Muitos felinos aprendem a vocalização é a forma de chamar atenção ou serem atendidos.

Mas, não pense que os gatinhos ficam por aí miando o tempo inteiro, na verdade, eles raramente miam. Então, se por acaso notar que o seu amigo está miando, certamente ele deve ter algo importante para dizer. Nessa hora, tutores, será preciso decifrar o que a vocalização significa. Para te ajudar, aqui estão os principais motivos do porquê os gatos miam:

1. para o cumprimentar;
2. para chamar a sua atenção;
3. para conseguir comida;
4. para dizer que eles não estão a sentir-se bem;
5. para indicar stress.

Outras formas que o gato tem para se comunicar é através das expressões faciais e corporais que, apesar de serem sutis, pode significar que estão solicitando carinho, alimento ou brincadeiras. Além disso, não podemos deixar de falar do ronronar, que é mais comum quando eles se sentem mais relaxados.

5. A visão dos gatos é boa?

Vamos fazer um comparativo com a nossa visão, que tal? Os gatos possuem visão noturna e um campo de visão maior do que o dos humanos. Nós conseguimos dentro de um ângulo de até 180°, já os felinos conseguem atingir os 200°. Porém, quando o assunto é enxergar em grandes distâncias e visualizar todas as cores, os gatinhos apresentam limitações.

coletivo gato
Uma das habilidades dos gatos, como bons caçadores que são, é a característica evolutiva de conseguirem enxergar no escuro.

Realmente os gatos são animais muito interessantes e cheios de curiosidades, não é mesmo? Agora você sabe qual o coletivo de gato e ainda confirmou ou desmistificou algumas informações. Se quiser saber mais sobre o mundo dos animais, continue a visita ao Blog da Cobasi. O que não faltam são conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Além disso, no pet shop online da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para gatos, como: rações, petiscos, areias, comedouros, produtos de gatificação e muito mais. Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

22 Comentários

  1. Itamires de castro Oliveira disse:

    Amei obrigado.gatos são fofos

  2. Raimundo Francisco de Araujo disse:

    Gostei de ler essas informações sobre gatos, gostaria de mais conteúdo sobre o assunto

  3. Eduardo De Moura disse:

    Há mais de oito décadas crio gatos com total desvelo, sou amigo deles e eles de mim, mas não tolero nem me considero “tutor” nem “gerente” dos meus gatos, que de resto não são meus “clientes” nem muito menos “visitantes”. Meus gatos são MINHA POSSE e além disto eu e eles nos acostumamos, mutuamente, a sermos AMIGOS FIEIS E DEDICADOS. Simples assim!

    • Cobasi disse:

      É ótimo ouvir sobre a sua dedicação aos gatos. Cada pessoa tem sua própria abordagem para cuidar de seus animais de estimação, e é importante encontrar o que funciona melhor para você e seus gatos.

  4. Ade disse:

    Mas o coletivo de gata está na música do Saltimbancos cantada por Lucinha Lins, ( Mas agora meu dia a dia, é junto da garantia, pelas ruas virando lata eu sou mais eu mais gata, numa longa serenata, que de noite sai cantando assim, Nós gatos já nascemos pobre, porém já nascemos livre, senhor senhora senhoria, Unidos não reconhecerão…)

  5. Maria do Amparo disse:

    Tenho um gatinho quando deve castrar

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! tudo bem?

      O procedimento de castração pode ser realizado a partir de 2 meses, até aproximadamente 5 meses para machos. Já com as fêmeas, o indicado é antes do primeiro cio, que geralmente também acontece nesse período. Realizando a castração mais cedo, as vantagens são melhores observadas.

  6. Maria Josineide disse:

    Só q amo mto! ❤

  7. Sheila disse:

    Muito bom e útil as indicações e instruções. obrigada.

  8. Darcy jesuino filho disse:

    Bom dia ,estou encontrando dificuldade para manter meus felinos educados,quanto a usar a caixa de areia.eles usavam e depois que um dos tres sofreu infecção urinária.pararam de usar a caixa de areia

    • Cobasi disse:

      Olá! Entendemos a situação com seus felinos e a mudança de comportamento em relação à caixa de areia. Pode ser útil adicionar caixas de areia extras em locais diferentes da casa e experimentar tipos de areia diferentes. Se a situação persistir, é recomendável consultar um veterinário para avaliar se há questões de saúde envolvidas. Ficamos à disposição para mais orientações.

  9. Jose Afonso disse:

    Gostaria de saber qual o melhor petisco para o treinamento do meu cão?!😉👍

    • Cobasi disse:

      Olá Jose, quanto ao treinamento do seu cão, recomendo utilizar petiscos pequenos e saborosos, como pedaços de carne cozida, frutas ou biscoitos específicos para treinamento. Lembre-se de oferecer em porções controladas para evitar excessos. Confira as melhores opções e preço em nosso site.
      https://www.cobasi.com.br/

  10. Maria de lourdes medeiros de almeida disse:

    Amo minha gatinha. Ela se chama pérola, meu grudinho. Fui dar patê na ração só come assim agora. Ela vai ora porta da geladeira pedi, é muito amor.

  11. Raianny Silva disse:

    Esse texto ajudou muito com a minha gatinha,, eu achava que ela não gostava muito de água porque não tinha costume de tomar rsrs.

  12. Ana Cristina da Silva Padilha disse:

    Bom verdade cuida do animal

  13. Suely Bischoff Machado de Oliveira disse:

    Curti as informações sobre os gatinhos.Sempre tive gatos desde criança,pegava na rua e levava para minha casa …kkk. E amo fazer minhas compras na Cobasi,ração, petiscos,medicamentos,etc

  14. Aparecida disse:

    Boa tarde, qual marca de ração vocês indicam para gato que solta odor pela glândula adanal.

    • Cobasi disse:

      A escolha da marca de ração para gatos pode depender das necessidades específicas do seu animal. Se o gato solta odor pela glândula adanal, consulte um veterinário para orientações personalizadas.

  15. EVALDO disse:

    MINHA BB SE CHAMA ALICE COISINHAS Q AGENTE AMA Ñ É VDD…AMO PETS…MAS AINDA TEM GENTE SEM NOÇÃO Q MALTRATA POR FAVOR BRO Ñ MALTRATE POIS, OS PETS SÓ QUEREM AMOR… SOMENTE

Deixe o seu comentário