Gato vira-lata: saiba tudo sobre o pet

Compartilhar:


Gato vira-lata na grama

Encontrou um gato vira-lata na sua rua e quer adotá-lo, mas não sabe nada sobre o pet? Então, aproveite esse especial que nós preparamos e conheça tudo o que você precisa saber sobre um gato sem raça definida.

O que é um gato vira-lata?

Um gato vira-lata, também chamado de Sem Raça Definida (SRD), é um pet que não tem pedigree. Isso quer dizer que não é possível determinar a linhagem do animal ou a partir de qual mistura de raças ele nasceu. Portanto, não há um atestado com características de uma raça própria a esse animal.

Na maioria das vezes, um felino sem raça definida é uma mescla de mistura de várias raças, embora seja mais comparado aos gatos persas e siameses. Porém, como a sua origem pode variar bastante, o vira-lata carrega uma boa diversidade de cores e atributos físicos diferentes.

Principais características de um gato sem raça definida

Como se trata de um gato sem raça definida, não há um padrão estabelecido para determinar as suas características. Porém, os gatos vira-latas levam consigo algumas características semelhantes entre os seus pares. Confira!

1. Um vira-lata carinhoso

O gato vira-lata é considerado um dos mais carinhosos e amorosos entre os felinos. Aliás, ele costuma ser bastante apegado ao tutor. Por isso, é necessária uma atenção maior para não o deixar sozinho por um longo tempo. Comunicativo, o pet gosta de fazer ronrons e demonstrar afeto quando o tutor chega em casa.

2. Um pet com muitos anos de vida

Quantos anos vive um gato vira-lata? Se você procura um gato SRD, a resposta pode te animar! Isso porque esses animais podem viver até os 20 anos. É claro que existem muitos fatores que influenciam nessa expectativa, como o ambiente e cuidados com a saúde.

3.Um gato original

Por ser originado a partir de uma ou mais raças, o gato vira-lata é um animal único e incomparável a outros gatos. É possível um felino ser totalmente diferente do outro, ou seja, um de pelagem curta enquanto outro tem pelos longos, bem como as cores distintas. O jeito de caminhar e o miado são mais atributos que se diferem entre eles.

4. Um felino inteligente

Não é à toa que o vira-lata é lembrado em muitos rankings de gatos mais inteligentes. O gato sem raça definida se destaca devido à mistura de raças que o caracteriza. Isso influencia também em sua inteligência e independência, traços que existem desde a origem.

Como manter um gato vira-lata saudável?

gato vira-lata na caminha
O famoso tigrado é um gato vira-lata

Quer saber como cuidar de um gato vira-lata? Elencamos algumas dicas para o tutor manter o seu pet saudável. Acompanhe! 

  • Compre brinquedos e arranhadores para deixá-lo entretido; 
  • Saiba que ele pode gostar de passear pela casa. Não esqueça de fazer o enriquecimento ambiental para gatos;
  • Mantenha a vacinação e a vermifugação em dia;
  • Indica-se a castração do felino após o primeiro cio; 
  • Garanta os cuidados básicos com a higiene, como a escovação dos pelos e o corte das unhas regularmente;
  • Se você encontrou o gato na rua, leve-o ao médico-veterinário para fazer uma série de exames e analisar seu estado de saúde. O acompanhamento de um profissional é essencial desde a adoção;
  • Adquira uma rotina de ida ao médico-veterinário a cada seis meses. 

 Você tem a sorte de ser tutor ou tutora de gato vira-lata? Então conte para gente nos comentários como é essa experiência.  

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário