

Encontrou um gato vira-lata na sua rua e quer adotá-lo, mas não sabe nada sobre o pet? Então, aproveite esse especial que nós preparamos e conheça tudo o que você precisa saber sobre um gato sem raça definida.
Um gato vira-lata, também chamado de Sem Raça Definida (SRD), é um pet que não tem pedigree. Isso quer dizer que não é possível determinar a linhagem do animal ou a partir de qual mistura de raças ele nasceu. Portanto, não há um atestado com características de uma raça própria a esse animal.
Na maioria das vezes, um felino sem raça definida é uma mescla de mistura de várias raças, embora seja mais comparado aos gatos persas e siameses. Porém, como a sua origem pode variar bastante, o vira-lata carrega uma boa diversidade de cores e atributos físicos diferentes.
Como se trata de um gato sem raça definida, não há um padrão estabelecido para determinar as suas características. Porém, os gatos vira-latas levam consigo algumas características semelhantes entre os seus pares. Confira!
O gato vira-lata é considerado um dos mais carinhosos e amorosos entre os felinos. Aliás, ele costuma ser bastante apegado ao tutor. Por isso, é necessária uma atenção maior para não o deixar sozinho por um longo tempo. Comunicativo, o pet gosta de fazer ronrons e demonstrar afeto quando o tutor chega em casa.
Quantos anos vive um gato vira-lata? Se você procura um gato SRD, a resposta pode te animar! Isso porque esses animais podem viver até os 20 anos. É claro que existem muitos fatores que influenciam nessa expectativa, como o ambiente e cuidados com a saúde.
Por ser originado a partir de uma ou mais raças, o gato vira-lata é um animal único e incomparável a outros gatos. É possível um felino ser totalmente diferente do outro, ou seja, um de pelagem curta enquanto outro tem pelos longos, bem como as cores distintas. O jeito de caminhar e o miado são mais atributos que se diferem entre eles.
Não é à toa que o vira-lata é lembrado em muitos rankings de gatos mais inteligentes. O gato sem raça definida se destaca devido à mistura de raças que o caracteriza. Isso influencia também em sua inteligência e independência, traços que existem desde a origem.
Quer saber como cuidar de um gato vira-lata? Elencamos algumas dicas para o tutor manter o seu pet saudável. Acompanhe!
Você tem a sorte de ser tutor ou tutora de gato vira-lata? Então conte para gente nos comentários como é essa experiência.