Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato Vira-lata: conheça tudo sobre o felino sem raça definida

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato vira-lata na grama

Com certeza você já deve ter visto um gato Vira-lata por aí, afinal de contas, eles são os felinos mais comuns que existem. Mas você sabe o que define um gato ser vira-lata ou não? Então, descubra tudo o que você precisa saber sobre gatos sem raça definida.

O que é um gato Vira-lata?

Um gato Vira-lata, também chamado de SRD – Sem Raça Definida – é um animal que não tem pedigree. Ou seja, não é possível determinar a linhagem do animal ou a partir de qual mistura de raças ele nasceu. Portanto, não há um  histórico de características pertencentes a uma determinada raça.

Na maioria das vezes, um gato SRD é uma mistura de várias raças, embora seja mais comparado aos gatos persas e siameses. Porém, como a sua origem pode variar bastante, o Vira-lata carrega uma grande variedade de cores e atributos físicos que os tornam diferentes uns dos outros.

Principais características de um gato Vira-lata

Como se trata de um gato SRD, não há um padrão estabelecido para determinar as suas características. Porém, os gatos vira-latas levam consigo algumas semelhantes entre os seus pares. Confira!

1. Um gato Vira-lata é carinhoso

O gato Vira-lata é considerado um dos mais carinhosos e amorosos entre os felinos. Aliás, ele costuma ser bastante apegado ao tutor. Por isso, é necessária uma atenção maior para não o deixá-lo sozinho por longos períodos. Comunicativo, o animal adora fazer ronrons e demonstrar afeto quando o tutor chega em casa.

2. Animais com muitos anos de vida

Quantos anos vive um gato Vira-lata? Se você procura um gato SRD, a resposta pode te animar! Isso porque esses animais podem viver até os 20 anos. É claro que a longevidade do animal está relacionada a uma série de fatores como alimentação, cuidados com a saúde, adaptação e a gatificação adequada do ambiente.

3.Um tipo de felino original

Por ser originado a partir do cruzamento de uma ou mais raças, o gato Vira-lata é único e incomparável a outros felinos. Inclusive, é possível que ele seja totalmente diferente comparado a outros animais, como por exemplo, pelagem curta enquanto outro tem pelos longos e cores distintas. Isso sem falar que cada gato sem raça possui um jeito de caminhar e miado únicos.

4.  Gato SRD é inteligente

Sim, inclusive os gatos Vira-lata são lembrados em muitos rankings de animais mais inteligentes. Os gatos SRD se destacam devido à mistura de raças que os caracterizam. Isso influencia também em sua inteligência e independência, traços comportamentais que existem desde o nascimento e permanecem ao longo da vida.

Tipos de gatos Vira-latas mais populares

Por serem animais sem raça definida, os gatos vira-latas costumam ser reconhecidos pela combinação de cores da sua pelagem. Confira alguns exemplos de gatos SRD mais populares que existem.

Frajola

gato preto e branco olhando para frente
O Frajolinha é uma gato hiperativo e que adora brincar

Uma das variações mais comuns entre gatos Vira-latas são os bicolores, sejam eles gatos Vira-Lata peludo ou com pelagem mais curta. Entre os animais preto e branco, um que faz bastante sucesso é o Frajolinha.

Ele recebe esse nome devido à sua semelhança com um famoso personagem felino dos desenhos infantis. Ele tem como principal característica ser independente e não gostar de carinhos em excesso por parte do seu tutor.

Gato Vira-Lata laranja

gato vira lata laranja domindo
Gatos laranjas são em sua maioria machos

Outro tipo de felino SRD que os tutores adoram é o Gato Vira-Lata laranja. Os pets com essa coloração costumam ser, em sua maioria, machos. Assim como o Garfield, famoso personagem das histórias em quadrinhos, eles são carinhosos, têm personalidade forte e adoram comer. Inclusive é preciso cuidados, pois eles têm tendência a sofrer com sobrepeso.

Gato Vira-Lata branco

nomes para gatos brancos
Quanto mais claro a íris do olho, maior a chances de surdez no felino

Com certeza você já deve ter um Gato Vira-Lata branco por aí, afinal eles são bastante comuns. Eles são considerados animais de estimação tranquilos e silenciosos. Entretanto, tanta beleza pode ocasionar um problema, pois quanto mais azul a íris do olho do felino, maiores são as chances do gatinho ser surdo.

Gato Vira-lata preto

nomes-para-gatos-pretos
Gatos pretos são exímios caçadores e adoram “presentear” os tutores.

Os gatos Vira-lata preto são conhecidos por serem extremamente companheiros, carinhosos e tem um instinto de caça bastante afiado. Aliás, apesar da crença popular de que eles trazem azar, os felinos com pelagem preta trazem mesmo é muita sorte ao tutor e, às vezes, algum presentinho especial como, por exemplo, insetos e baratas.

Gato Vira-lata cinza

nomes de gato cinza
Os gatos cinzas são famosos por serem ótimos companheiros

Os gatos Vira-lata cinza são conhecidos por serem muito companheiros de seus tutores, são aqueles animais de estimação que adoram companhia. Sobre a pelagem, ela pode variar de tons mais escuros para mais claros dependendo do cruzamento que deu origem ao felino.

Gato Vira-lata siamês

gato siamês vira-lata sentado
O Sialata é conhecido por não dispensar uma brincadeira

O gato Vira-Lata siamês é bem semelhante ao seu “primo de raça”. A principal diferença entre eles está na pelagem, já que o gato SRD tem pelos mais volumosos. O Sialata, como é popularmente chamado, é conhecido por ser um pet carinhoso e com muita energia, ele não dispensa uma brincadeira, seja com adultos ou crianças.

Gato Vira-Lata rajado

gato rajado no jardim
O gato rajado tem a fama de ser desconfiado

Os gatos Vira-Lata tigrados são animais que se destacam pela personalidade arisca e desconfiada, por isso demoram um pouco mais para confiar e se sentirem à vontade com seus tutores. Depois que ele se sentir dono da casa, você pode esperar por um animal de estimação fiel, carinhoso e brincalhão.

Gato Vira-lata tricolor

gato tricolor
A grande maioria dos gatos tricolores são fêmeas

Se no caso dos felinos laranjas a predominância é de animais do gênero masculino, no caso do Gato Vira-lata tricolor a situação é inversa. As gatas de pelagem amarela, branca e preta tem o hábito de serem mais tímidas, o que exige maior paciência do tutor para conseguir interagir com o felino. Além disso, elas são conhecidas por serem dorminhocas e dengosas.

Como manter um gato vira-lata saudável?

gato vira-lata na caminha
O famoso tigrado é um gato vira-lata

Quer saber como cuidar de um gato vira-lata? Elencamos algumas dicas para o tutor manter o seu pet saudável. Acompanhe! 

  • compre brinquedos e arranhadores para deixá-lo entretido; 
  • saiba que ele pode gostar de passear pela casa. Não esqueça de fazer o enriquecimento ambiental para gatos;
  • mantenha a vacinação e a vermifugação em dia;
  • indica-se a castração do felino após o primeiro cio; 
  • garanta os cuidados básicos com a higiene, como a escovação dos pelos e o corte das unhas regularmente;
  • encontrou o gato na rua, leve-o ao médico-veterinário para fazer uma série de exames e analisar seu estado de saúde. O acompanhamento de um profissional é essencial desde a adoção;
  • adquira uma rotina de ida ao médico-veterinário a cada seis meses. 

 Você tem a sorte de ser tutor ou tutora de gato vira-lata? Então conte para gente nos comentários como é essa experiência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Emelis disse:

    Boa tarde espero estejam bem!

    Uma dúvida, preciso doar um gatinho devido à mudança. E estou desesperada, vcs conhecem um canal onde possa doá-lo? Qual o contato?

Deixe o seu comentário