Vantagens de adotar um gato vira-lata

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Gato vira-lata na grama

O felino sem raça definida (SRD), também conhecido como gato vira-lata, é um dos queridinhos de quem quer adotar um pet. Os motivos são muitos e vamos dividir com vocês cada um deles. Entre eles, o famoso SRD é conhecido por ser mais amoroso e apegado aos donos.

Um gatinho SRD, que é a sigla para o termo sem raça definida, tem toda uma história por trás da sua origem. Saiba mais sobre o felino mais amado pelos brasileiros e que facilmente vai conquistar o seu coração.

O que é um gato vira-lata?

A definição básica que caracteriza este pet é que ele não possui pedigree, ou seja, uma documentação sobre sua linhagem pura com caraterísticas de uma raça específica. Algumas das comparações mais próximas são com os Persas e Siameses, mas um gato vira-lata pode nascer com diversas colorações e atributos físicos de acordo com a sua herança genética.

Entretanto, existem determinadas cores que são mais comuns nos gatos sem raça definida, como o creme, preto, cinza e malhados em tons tanto escuros como claros. É muita mistura que os torna ainda mais especiais!

Uma curiosidade desses animais é sua origem. Entre as teorias mais aceitas, está a de que eles se desenvolveram dos felinos selvagens da África e se espalharam pelo Egito, Europa e outros lugares do mundo. E foi a sua misturinha de raças que originou a personalidade única do gato vira-lata, tão querido entre os gateiros. 

Os vira-latas também podem carregar características de uma ou mais raças. Nesses casos, o mais comum é o cruzamento de dois animais com raça definida para o nascimento de uma ninhada de filhotes SRD.

Como saber se o seu gato é de raça?

A pureza do bichinho é confirmada através de um histórico dos antecedentes do pet, isto é, as últimas três gerações, no mínimo, devem ter pedigree. Para isto, o gatil responsável tem que possuir os documentos que comprovam, caso contrário, você não terá total certeza sobre a raça do felino.

Já para os SRDs, a descoberta de qual mistura deu origem ao gatinho é muito mais divertida. Pelagem de Persa, rabo do Siamês, perninhas do Maine Coon…

Qual o tempo de vida de um gato vira-lata?

Entre tantas vantagens em ter um gato sem raça está a expectativa de vida dele. E bom, você provavelmente já teve dúvidas como a clássica pergunta “gato vira-lata vive quantos anos?”.

Agora é o momento de matar sua curiosidade e ficar feliz, pois um gato SRD pode chegar até 20 anos de vida, e dependendo da sua saúde, até superar esta idade. Isso acontece porque as doenças hereditárias são comuns em animais de raça definida, podendo reduzir a expectativa de vida.

3 características que só um gato vira-lata tem

As qualidades do bichinho ainda vão além do tempo que ele vai passar ao seu lado. Quer ver só? Um ponto forte desses animais é sua saúde, já que o gato vira-lata é conhecido por ter uma ótima imunidade, até porque já passou pela seleção natural e seu organismo se tornou mais resistente.

Outra vantagem é o nível de carinho do pet, pois são seres apegados à família e possuem uma disposição maior para se comunicar, seja através de lambidas, ronrons, demonstrações de afeto ou brincadeiras.

Por fim, assim como os cachorros SRD, os gatinhos sem raça são únicos, visto que não possuem características sólidas de uma raça específica. Sendo assim, seu amigo pode ter manchinhas, sinais e atributos físicos que nenhum outro bichano tem.

Encontre todos os produtos para fazer o seu gato mais feliz.

Viu só como você tem motivos de sobra para investir em uma amizade com um gato vira-lata? Temos certeza que será uma relação insubstituível e repleta de amor.

O blog da Cobasi está repleto de posts sobre felinos! Quer continuar sua leitura?

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário