O que significa o miado de gato?

Compartilhar:


gato miando em um fundo laranja

O miado de gato, nada mais é do que uma forma desse felino se comunicar. Todos sabem que os animais não falam, mas isso não quer dizer que eles não saibam se expressar. 

O comportamento, os movimentos do corpo e os sons são algumas das formas que eles usam para nos passar mensagens. Entender o significado de um gato miando pode ajudar a identificar as necessidades do pet

Ao prestar atenção em um gato miando, você irá perceber que ele emite alguns sons diferentes, às vezes curtos, em outros momentos mais longos, em determinadas situações pode até parecer com um choro. Isso acontece porque os gatos usam o miado como formas de se comunicar.

Dependendo do que o felino precisa, é possível que ele emita sons diferentes com a finalidade de alertar o tutor. 

Por isso, é fundamental saber reconhecer os tipos de miado do gato, desta forma, a comunicação entre o tutor e o pet ficará um pouco mais clara.

Se você quer conhecer o significado de um gato miando, continue lendo!

Gato miando. O que pode ser?

O miado é uma das maneiras que o gato usa para se comunicar com o tutor e com outros animais. 

É por meio do miado que ele avisa se está feliz, estressado, desconfortável ou até mesmo doente. O tom e o tipo de miado podem variar de acordo com o bichinho e suas características.

Os gatos começam a miar entre a 3ª ou 4ª semana de vida, e os primeiros miados podem ser tanto quanto catastróficos, afinal, os felinos ainda estão aprendendo a miar da forma correta.  

O miado de gato filhote tende a ser mais agudo e curto, normalmente servem para indicar que o felino está sentindo fome ou frio. 

Conforme os gatos vão amadurecendo, os miados começam a mudar, vão engrossando e se tornando semelhantes aos dos gatos adultos. Além disso, eles passam a miar com mais frequência, para indicar outros tipos de necessidades. 

O miado também serve para os felinos se comunicarem entre si, podendo se misturar com outros sons, como grunhidos e choros ou atrelados a outros movimentos corporais, que ajudam o tutor a identificar o que o gato necessita. 

Assim como acontece com os cães, os miados podem ter diversas entonações, isso depende muito do que o gato está tentando falar ou expressar. Existem gatos que dão muitos miados, no entanto, há gatos que miam apenas em casos extremos. 

Para entender o que o gato miando quer expressar, separamos alguns exemplos de miados e seus motivos. 

Essa análise está sempre baseada em outros fatores comportamentais. Como o miado de gato varia de acordo com o pet, é importante você aprender com seu bichinho e estar sempre atento a seus comportamentos.

Como o gato mia quando está com fome?

Seu gato está miando sem parar e você não consegue saber o que é? Avalie se faz tempo que ele não come. 

Tente oferecer ração de gato para ele, se ele comer e o miado cessar, você acertou. Tente guardar esse som e sempre que ouvir novamente, alimente seu pet.

Outra forma de descobrir qual é o miado de gato quando está com fome, é prestar atenção nos sons que seu pet faz antes das refeições. 

Se ele faz um som característico sempre próximo do horário do almoço ou jantar, pode apostar que é fome!

Os felinos costumam soltar sons altos e curtos para dizer que o estômago está pedindo por comida. Um comportamento complementar é rodear o local onde fica a comida de gato.

Além disso, os gatos também gostam de cobiçar algumas comidas de humanos, por isso ele é capaz de soltar alguns miados para te avisar que ele quer experimentar um pedacinho da sua refeição. 

Mas lembre-se, nunca ofereça alimentos de humanos para gatos, exceto algumas frutas, mas para isso, avalie a possibilidade com seu veterinário.

Gato miando porque está bravo ou estressado

Banho, caixinha de transporte, ficar sozinho, um novo pet em casa, são algumas situações que podem deixar o gato incomodado

Afinal, existem situações que os gatos não gostam muito, dependendo do seu temperamento. Sem contar que eles são animais altamente sensíveis a mudanças. 

Nessas horas eles poderão miar repetidas vezes e se estiverem muito nervosos, o som sairá parecido com um rosnado. Esse é o miado de gato bravo!

Junto com esse som um pouco assustador, o gato pode se arrepiar e fazer o famoso “fuuuu”, uma variação do miado de gato usada justamente para afastar o que está lhe incomodando.

O comportamento é natural e muitas vezes saudável, mas se seu gato é excessivamente bravo, você pode fazer algumas atividades para ajudá-lo a se acalmar.

O feromônio é uma excelente forma de deixar os gatos mais relaxados e receptivos com novos animais, pessoas e situações. Os feromônios são compostos químicos biológicos muito eficazes e totalmente seguros. Além disso, a famosa catnip, ou erva para gato, é outra excelente forma de relaxar seu gato bravo.

Miado de felicidade

Gato miando em um fundo branco

O miado também é uma forma de demonstrar felicidade! É através de um som suave e às vezes um rabo em movimento, que o seu pet mostra que está feliz com a companhia, carinho ou com um brinquedo.

Por exemplo, repare nos sons que seu gato faz quando você chega em casa, quando faz carinho ou brinca com ele. Esse é o miado de felicidade! Muitas vezes ele é seguido do ronronar, outro barulhinho característico dos gatos.

Sem contar que os gatos felizes demonstram a alegria no olhar, com aqueles olhos arredondados extremamente brilhantes. 

Uma curiosidade é que o ronronar dos gatos ainda não foi totalmente desvendado por pesquisadores, mas tudo indica que o som que sai da região da garganta do pet é um comportamento primitivo. Isso mesmo! 

Antes da domesticação, possivelmente os gatos já ronronavam alto! Os gatos ainda possuem muitos hábitos primitivos, e esse som é, assim como o miado, mais uma forma de comunicação para chamar a atenção, dizer que está com fome, sente dor e, claro, que está muito feliz.

Fazer famoso “amassamento de pão”, lamber e até dar mordiscadinhas, também são demonstrações de afeto do felino a seu tutor. Ou você achava que apenas os cães ficavam felizes quando o tutor voltava para casa?

Como é o miado de gato no cio

O miado do cio talvez seja o mais conhecido e o mais desconfortável, isso porque a gata costuma soltar sons que se assimilam a um grito ou bebê chorando. Esse som alto e estridente tem a intenção de atrair gatos machos.

Nessas épocas, os miados costumam ser extremamente altos, podendo ser ouvidos a quilômetros de distância. Mas eles só acontecem caso a gata não esteja cadastrada, afinal, vale lembrar que gatos castrados não passam pelo cio, sendo menos comum esse som alto e frequente. 

Além de vários outros desdobramentos, como crias indesejadas, marcação de território, doenças e fugas. A castração é uma cirurgia simples que resulta em muitos benefícios para seu pet.

Saiba mais sobre a castração e outras dicas de saúde para seu pet.

Miado de dor

Se você castrou o seu gato ou ele está com algum problema de saúde, é comum que o miado alto, demorado e frequente seja o miado de quando um gato está sentindo dor

Se o som está destoando muito do normal e o pet está prostrado, procure um veterinário imediatamente. 

Um gato miando diferente ou um combinado de comportamentos fora do padrão, como recusar alimentação, não sair da caminha, não usar a caixinha de areia ou deixar de fazer atividades, podem indicar uma doença

Assim como o miado é um recurso de comunicação do gato, mudanças no comportamento também devem ser observadas.

Ele quer chamar a sua atenção!

Muita gente pode acreditar que os gatos são animais extremamente frios, calculistas e distantes de seus tutores. 

Na realidade, eles costumam ser animais bem independentes, mas isso não quer dizer que eles não sejam carinhosos ou não gostem de estar próximo de seus humanos.  

Pelo contrário, os gatos são tão apegados aos tutores quanto outros animais de estimação. E por isso, algumas vezes eles gostam de chamar a atenção.

Se o gato está te olhando e miando alto, pode ter certeza que ele está tentando chamar sua atenção!

Isso quer dizer que ele quer carinho, ou simplesmente eles querem te chamar. Além disso, eles podem miar de forma semelhante mesmo não vendo o tutor, isso significa que ele quer saber onde você está

Normalmente, esse miado vem atrelado a outros comportamentos, como passar por você diversas vezes, esfregar o corpo e a cauda em suas pernas e por fim solta um miado alto e longo. 

Aproveite para encher seu pet de mimos e fazer muito carinho!

Conheça outros tipos de miado de gato

gato da raça maine coon miando

Além das situações citadas acima, existem outras ocasiões em que os gatos miam de forma característica. As atividades que impactam em sua rotina, mudanças de ambiente ou até um simples móvel novo, podem fazer com que seu gato intensifique os miados.

A dica é sempre associar o gato miando com sons mais comuns e avaliar outros comportamentos que o gato expressa durante os miados. Um gato miando é algo normal e que, de forma isolada, não deve causar preocupação no tutor.

O miado de gato filhote, por exemplo, é muito frequente. Ele é comum e saudável quando o gatinho está se adaptando na nova casa sem os irmãos e a mamãe. Nesses casos, dar conforto é uma excelente opção. 

Dê colo ao pequeno pet, coloque peças de roupa com seu cheiro na cama dele e até use uma bolsa de água quente por baixo da almofada para remeter calor a sua ninhada, eles com certeza se sentirão mais confortáveis.

A verdade é que com o tempo, você passa a conhecer melhor seu pet, e começa a se acostumar e entender o que significa cada tipo de miado, som ou gesto e saberá identificar cada tipo de miado de gato. 

A verdade é que com o tempo, você conhece o seu pet como a palma da mão e saberá identificar cada tipo de miado de gato. 

Agora que leu sobre os tipos de miado, identificar uma situação diferente ou uma possível doença será mais fácil. E qualquer dúvida, é só procurar o segundo melhor amigo do seu pet: o médico veterinário.

Como fazer o gato parar de miar?

Se você já tentou de tudo e o seu gatinho ainda não parou de miar ou está miando excessivamente, talvez você precise de outras dicas para ajudar o gato a parar. 

Neste caso, é importante avaliar se ele não está se sentindo carente ou entediado. Caso seja isso, separamos algumas dicas para ajudar na distração do gato:

Crie uma rotina de brincadeiras

Tente criar uma rotina de brincadeiras, estímulos e diversão para o felino. Você pode separar alguns minutos do seu dia e brincar com ele com uma varinha para gatos. Isso irá ajudar o gato a se distrair e se aproximar ainda mais de você. 

Gaste energia do gato:

Os arranhadores e alguns brinquedos são fundamentais para ajudar o gato a gastar as energias acumuladas, além disso, eles ajudam a prevenir o estresse. 

Estabeleça uma rotina de horários:

Se você estabelecer uma rotina para o gato composta por um horário para dormir, acordar, comer e brincar, ele irá se acostumar com os horários que ele deve fazer suas tarefas. E pode até não parecer, mas isso irá ajudar o gato a não sentir fome em horas aleatórias ou querer chamar a atenção do tutor para brincadeiras durante o expediente. 

Agora que leu sobre os tipos de miado, identificar uma situação diferente ou uma possível doença será mais fácil. E qualquer dúvida, é só procurar o segundo melhor amigo do seu pet: o médico veterinário.

Quer saber mais sobre comportamento dos gatos? Confira os textos que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Lara disse:

    Olá, aqui é a Lara e eu queria saber que tipo de miado que era o da minha gatinha castrada, FOI TIPO ASSIM : eu e ela estavamos na janela do quarto e ela ficava olhando pro “nada” e eu só ali fazendo carinho nela, mas ai do nada ela foi e pulo da janela e foi pra fora, logo depois ela fez um miado e pulou, e eu so estava ali fazendo carinho nela né hehe… Mas continuando meio que ela ronrono, foi tipo um miado mas ronronado. E eu queria saber que tipo de miado foi aquele. É isso muito obrigada pela atenção, um super beijo e tchau.

Deixe o seu comentário