Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça as 8 raças de gatos mais populares no Brasil

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato vira lata laranja domindo
Gatos vira-latas laranja são em sua maioria machos

Há mais de 70 raças de gatos diferentes no mundo, isso contando com os nossos queridos SRD (Sem Raça Definida). Incrível, não é mesmo?

Por isso, nós separamos as 8 raças de gatos mais populares no Brasil e que você precisa conhecer antes de adotar o seu próximo animal de estimação. Confira!

8 raças de gato famosas para você se apaixonar!

1. Gato SRD (Sem Raça Definida)

gato vira-lata na caminha
O famoso tigrado é um gato vira-lata

A primeira raça de gatos da nossa lista não podia ser outra, senão os SRD (Sem Raça Definida). Afinal de contas, gatos vira-latas estão presentes na grande maioria dos lares do país.

De acordo com pesquisa recente, aproximadamente 95% dos gatos brasileiros não possuem raça definida.

Os diferenciais dos gatos vira-latas são a imprevisível combinação das cores da pelagem e do seu comportamento. Pois, as características desse felino dependem de quem são seus pais.

2. Gato Angorá

gato angorá deitado
O Angorá é uma raça de gato conhecida pela longa pelagem

A raça de gato Angorá é famosa por causa da sua pelagem longa e fofa. Além disso, é possível encontrar esse animal de estimação com pelos nas cores branca, azul, vermelha, preta ou bicolor.

Os gatos da raça Angorá são ótimos animais de estimação, e isso se explica devido à sua personalidade. Eles são conhecidos por serem amigáveis, leais e carinhosos.

O Angorá é uma raça de gato nativa da Turquia, com sua primeira aparição datada de meados do século XV. Seu nome, inclusive, é uma homenagem a Ancara, a capital do país.  

Essa raça de gatos é considerada um símbolo de sorte, riqueza e prosperidade, sendo extremamente populares não só no Brasil, mas no mundo.

3. Maine Coon

gato peludo maine coon
O Maine Coon é famoso por seu tamanho gigante

Com certeza você já deve ter ouvido falar do Maine Coon, uma das maiores raças de gato que existe. Afinal de contas, o seu apelido de gigante gentil, não é à toa.

Os gatos da raça Maine Coon podem medir até 1 metro de comprimento e pesar de 12 kg a 14 kg. Inclusive, ela é reconhecida pelo Guinness Book como a maior raça de gato vivo.

Quando pensamos a respeito da personalidade desses felinos, podemos dizer que eles são tranquilos, amigáveis e apegados a seus tutores. Ou seja, adoram demonstrações de amor.

Você sabia que o Maine Coon é uma raça de gatos originária dos Estados Unidos? É isso mesmo! Esse gatão fofo nasceu no estado do Maine, que batiza essa raça.

As principais características dessa raça de gato são: cabeça quadrada, orelhas grandes, peito largo e cauda longa e fluida. Sua pelagem apresenta tons de branco, lilás e canela.

4. Gato Siamês

gato siamês filhote raças de gato
Os olhos azuis do siamês conquistam qualquer tutor

Se existe uma raça de gato popular no Brasil e no mundo, ela é o Siamês. Nativos da região do antigo Sião, na Tailândia, eles são reconhecidos pela pelagem creme e seu focinho e orelhas pretos.

Além disso, os fatos siameses possuem um charme especial, a coloração azul de seus olhos. Que, apesar de estrábicos, conquistam qualquer tutor.

O gato Siamês é famoso por ser hiperativo, ágil e muito comunicativo. E não é só isso, esses felinos são extremamente carinhosos e leais aos seus tutores, independente da idade.

5. Gato de Bengala

raças de gato na janela
A raça de gato Bengal é assemelha aos seus ancestrais felinos

O gato de bengala ou Bengal, é uma raça de gato curiosa. Ela se originou a partir do cruzamento de um pet com um leopardo, o ancestral selvagem dos felinos.

Essa combinação gerou um felino grande e musculoso, mas bastante dócil e sociável. Por isso, é muito comum vê-los brincando e interagindo com outros animais e humanos.

Devido à cruza como o leopardo, a pelagem do Bengal é malhada em tons que variam entre marfim, creme, amarelo, dourado e laranja.

6. Gato Ragdoll

Ragdoll: origem e características raças de gato
O Ragdoll é um fato fofo e carinhoso

A raça de gatos Ragdoll chamam a atenção por serem carentes e carinhosos. Isso significa que eles adoram passar longos períodos brincando com seus tutores.

Ragdoll quer dizer “boneca de pano”e, é justamente por esse comportamento dócil e pela pelagem branca, que o pet recebeu esse nome.

Famosos por seguirem seus tutores pela casa, esses gatos respondem a chamados e comandos e adoram carinho. Eles são sociáveis, tolerantes, tranquilos e inteligentes.

7. Gato Persa

gato persa
O gato persa chama a atenção pode ser uma pet bem tranquilo.

Uma raça de gato charmosa e que faz bastante sucesso entre os brasileiros é a Persa. Esses felinos têm como característica serem tranquilos, podendo passar horas do dia descansando.

Os gatos da raça Persa têm como origem o antigo Império Persa, atual Irã. Estima-se que eles foram identificados pela primeira vez por volta de 1620, mas não há uma data certa.

A principal maneira de identificar a raça de gato persa é por meio da pelagem. Ela é longa, sedosa e pode apresentar as seguintes cores: preta, ruiva, creme ou azul.

8. Gato Munchkin

Munchkin gato anão raças de gato
O Munchkin é conhecido pelo tamanho curto de suas pernas

Os gatos Munchkin são frequentemente comparados com os cães Basset, pois possuem pernas mais curtas que outras raças de gato.

Com uma personalidade amável e dócil, ele é uma boa opção para tutores que têm crianças pequenas em casa. Curioso, eles amam explorar e brincar por todos os cantos da casa.

Raças de gato: o que eu preciso para ser tutor

Se você está pensando em ser tutor de felinos e não saber por onde começar, nós vamos te ajudar. O primeiro ponto é saber qual é a raça mais adequada à sua rotina e família.

Há raças de gatos que são apegadas aos tutores e podem ficar tristes se você se ausentar por longos períodos. 

Por outro lado, existem gatos mais introvertidos que não gostam de interação com outros pets.

Após encontrar o felino que melhor combina com você, chegou o momento de estruturar a sua casa para receber o animal.

Investir em itens gatificação, brinquedos, comedouros, bebedouros e caixas de areia são essenciais para a saúde física e mental do gatinho.

Além disso, em uma casa de gateiro não pode faltar rações secas, úmidas e petiscos para que o animal se desenvolva corretamente.

Para que o felino seja feliz, faça visitas frequentes a um médico-veterinário e use antipulgas e vermífugos para deixá-lo protegido de parasitas.

Conheça 5 mitos sobre gatos

Gostou de conhecer as raças de gato mais populares do Brasil? Então, conte para gente: de qual delas você será tutor um dia?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Naiene disse:

    Eles são fofos

  2. Maria do Socorro Frazão disse:

    Gatos é tudo de bom. Tenho dois e amo muito meus filhinhos. 🙂

  3. emilly disse:

    esses gatos sao muintos fofos e sapecas.

Deixe o seu comentário