7 raças de gatos que você precisa conhecer

Compartilhar:


Gatinha escondido

Existem várias raças de gato no mundo, mesmo que elas não sejam tão faladas quanto as raças de cachorro. E isso acontece porque os gatos sem raça são disparados no Brasil. 

Com a falta de castração adequada, diariamente nascem várias ninhadas de gatos SRD (sem raça definida), o que acaba ocasionando em um número maior de adoções desses pets em relação aos gatos de raça. 

Mas isso não é um problema, afinal, gatos são animais excepcionais independente de sua raça ou espécie. Pensando nisso, selecionamos algumas raças de gatos mais famosas para você conhecer e apreciar. 

Saiba mais sobre as raças de gato:

A maioria das pessoas sabe muito pouco ou quase nada sobre as diferentes raças de gatos. Segundo diversas pesquisas, os gatos sem raça definida são, disparados, os mais populares no Brasil. 

Ou seja, esses gatos vira-latas estão presentes em nada menos do que mais de 75% dos lares brasileiros com bichanos. Mas isso tem uma explicação: a falta de castração adequada aos animais de rua. 

Vale destacar que a castração é importante não apenas para a diminuição da natalidade dos felinos, mas também para promover melhor qualidade de vida e bem estar aos gatos, evitando o surgimento de doenças indesejadas. 

Porém, apesar de bem menos disseminadas que as raças de cachorro, as raças de gatos existem sim. Os bichanos de diferentes raças podem ter padrões variados de pelagem, tamanhos, aparências e temperamentos.

Quem disse que só os cachorros podem ser de raça? Assim como eles, os gatos de raça possuem comportamentos diferentes, hábitos, características físicas e psicológicas. 

Existem gatos peludos, gatos sem pelos, gatos mesclados, gatos laranjas e gato escaminha, mas todos eles têm uma característica em comum quando se trata do seu comportamento: o fato de serem muito amáveis, carinhosos e grandes companheiros. 

Apesar de serem completamente diferentes, os felinos são capazes de amar seus tutores de forma incondicional, além de proporcionarem muitos benefícios para os amantes de gatos. 

Afinal, quem é que não vai concordar que o ronronar de um gato é extremamente terapêutico? Seu temperamento transmite tranquilidade e sua alegria diverte e relaxa qualquer um que tem um felino em casa. 

Agora conheça 7 raças de gato famosas para você se apaixonar!

Gato Angorá

A raça de gato angorá, chama a atenção pelos seus longos, que podem ser brancos, azulados, vermelhos, pretos ou bicolores.

Os gatos de raça angorá são conhecidos por serem muito carinhosos, leais e amigáveis. Apegados aos seres humanos, esses bichanos costumam seguir os tutores por toda a casa e se adaptam facilmente a qualquer espaço.

O Angorá é uma raça de gato originária da Turquia, e o primeiro exemplar da raça data  desde o século XV. O nome da espécie surgiu por meio de uma homenagem à capital da Turquia, Ancara, que há muitos anos se chamou Angorá. 

Esses gatinhos foram considerados símbolos de sorte, riqueza e prosperidade, se tornando animais extremamente populares e desejados por todos os membros da realeza, em todas as regiões do mundo. 

O Angorá é uma raça de gato peludo, eles podem pesar até 6 kg e medir entre 15 cm e 20 cm. Além disso, é possível encontrar uma variação da raça de gato branco, possuindo um olho de cada cor, ou seja, a chamada heterocromia

Esta variação ocular é muito frequente nos gatos de raça angorá, mas não simbolizam nenhum problema de saúde ao pet. Pelo contrário, esses gatos brancos são muito desejados e considerados símbolos de pureza e amor em seu país de origem. 

Eles possuem um temperamento tranquilo e calmo, geralmente gostam do equilíbrio entre o descanso e as brincadeiras. São animais bem energéticos e pacientes, quando é acostumado a lidar com crianças desde pequeno, se torna ótima companhia para elas.

Eles também se dão bem com outros animais, no entanto, devem ser acostumados com outros pets desde filhotinhos.

 Atenção a saúde do felino!

Embora sejam peludos e não apresentem fragilidade, é importante ressaltar que eles possuem uma estrutura óssea bastante frágil, além disso, eles têm tendência à obesidade, portanto, necessitam de ser bastante estimulados a brincadeiras para evitar o sobrepeso, que pode acabar causando dificuldades de andar. 

Os felinos que possuem os olhos azuis têm tendência à surdez, o que pode acabar gerando um miado mais alto que o normal já que não escutam, mas isso é uma condição rara e que normalmente vem da genética do gato. 

Embora o gato tenha pêlos longos e isso seja motivo para assustar os tutores devido ao trabalho, esses felinos não necessitam de tantos cuidados. Por não ter subpelo, eles quase nunca têm problemas com nós

Neste caso, o ideal é realizar uma escovação semanal no gato, os banhos podem ser bem esporádicos,  a cada 15 ou 20 dias. 

Um dos principais problemas de saúde que podem afetar os gatos Angorá, se relaciona ao sistema urinário, por isso sempre observe a cor e o odor do seu xixi e lembre-se de levá-lo regularmente ao veterinário para garantir uma vida longa e saudável ao seu bichano.

Conheça mais sobre a raça Angorá.

Gato Maine Coon

Se você já ouviu falar sobre os gatos gigantes, certamente você já conhece o Maine Coon, este felino é conhecido mundialmente pelo apelido de “gigante gentil”

Isso porque os gatos da raça Maine Coon podem pesar entre 12 kg e 14 kg, e chegar a 1 metro de comprimento. Inclusive, o maior gato vivo do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, é um Maine Coon que mede nada menos do que 1 metro e 20 centímetros, da cabeça à ponta da cauda!

E é claro que eles não são chamados de gentios à toa, afinal eles são gatos muito tranquilos e amigáveis, além de amorosos e muito apegados aos tutores. 

Ao contrário da maioria dos felinos, o Maine Coon gosta de água. Essa espécie de gato é muito brincalhona, alegre, doce, gentil e inteligente.  Eles são capazes de reconhecer palavras de ordem e costumam se relacionar bem com outros gatos e até outros animais, incluindo cães.

Eles são realmente enormes e muito macios! Possuem a cabeça quadrada, orelhas grandes, peito largo e cauda longa e fluida, o gato da raça Manie Coon tem pelo longo e sedoso, que pode ser encontrado em quase todas as cores, incluindo todas as variedades de branco, exceto padrões como o lilás, canela ou fulvo.

O maine coon é uma raça originária dos Estados Unidos, e foi batizada com o nome do estado em que surgiu: Maine. Muito popular em áreas rurais, os Maine Coons eram encontrados em quase todas as fazendas do norte da América.

Eles merecem um cuidado especial com a alimentação, afinal por serem grandes, possuem propensão a desenvolver doenças específicas e obesidade, que pode afetar a sua expectativa de vida.  

Cuidados espécíficos para a espécie:

A alimentação dos gatos Maine Coon precisa ser controlada e balanceada, sendo rica em fibras, minerais e vitaminas para os felinos. O ideal, é oferecer ao pet, Rações com ingredientes de qualidade.

Além disso, como eles são grandes, devem precisar de um local alto para comer com conforto, portanto, bebedouros e comedouros mais altos e caixas de areia grandes são ideais para esses gatões!

Por terem pelos longos, eles necessitam de atenção com a pelagem. O ideal é promover escovações diárias a fim de evitar nós e retirar pelos que estão soltos. O uso das escovas é fundamental para este trabalho.

Gato Siamês

Se existe uma raça de gato popular no Brasil e no mundo, pode ter certeza que é o gato Siamês. 

Eles são originários da  Tailândia, na região do antigo Sião. Possuem a pelagem que varia do creme ao castanho claro, sendo seu focinho e orelhas pretos. Os olhos são azuis, esse bichano é facilmente reconhecido por sua beleza e elegância.

De porte médio, o peso da raça pode variar entre 2,5 kg a 5,5 kg. Bastante musculosos, os gatos da raça Siamesa têm a cabeça arredondada e é bastante comum que sejam estrábicos

Além disso, eles são hiperativos e ágeis, esses bichanos são companheiros alegres e carinhosos para os humanos, além de serem bastante comunicativos e expressivos. 

E por incrível que pareça, é bastante fácil entender quando eles querem mostrar que algo não os agrada. Além disso, eles miam bastante por qualquer coisa e gostam de ‘conversar’ com os donos.

Apegados ao tutor, os gatos siameses são leais, não gostam de ficar sozinhos e costumam dormir colados nos humanos a noite toda. Apesar de curiosos, os felinos dessa raça não são muito ativos e precisam ser estimulados para fazerem exercícios e não se tornarem obesos.

Esses gatos também precisam de cuidados na alimentação,  uma vez que sua estrutura óssea e muscular pode não suportar muito peso. Para isso, o ideal é controlar a comida do felino, para evitar problemas de obesidade  ou outros problemas de saúde para o pet. 

Embora seus pelos sejam curtos, eles caem bastante, por isso, é fundamental manter uma escovação diária, para evitar que o gato se lamba e acabe causando o aumento da produção de bolas de pelo. Para isso, existem escovas próprias para remoção do excesso de pelos e hoje em dia, já existem algumas opções de petiscos para redução de bolas de pelo.

Gato de Bengala

O gato de bengala ou Bengal está entre as raças de gato menos faladas e conhecidas, essa raça de felino se originou do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo e, por isso, se parece bastante com o ancestral selvagem. Apesar de grande e musculoso, esse bichano é dócil e bastante sociável.

Dos parentes selvagens, eles herdaram a energia e a mania de explorar cada canto e escalar cada móvel da casa. Os bichanos da raça Bengal são bastante inteligentes e curiosos. Gostam de brincar e de estar rodeados de pessoas, além de serem muito carinhosos e apegados com os tutores.

De porte grande, o peso dos gatos da raça Bengal pode variar entre 4 kg e 9 kg. A pelagem é curta e espessa e seu único padrão de pelo é o malhado próprio da raça, em tonalidades que podem variar entre os tons de marfim, creme, amarelo, dourado e laranja.

Os gatos da raça Bengal se dão bem não apenas com os humanos, mas também com outros animais da casa, incluindo gatos, cachorros e até furões. Com temperamento divertido, podem passar horas entretidos com qualquer coisa que os intrigue, são verdadeiros gatos selvagens!

No entanto, podem sofrer com algumas pré-disposições devido ao seu cruzamento, uma delas está relacionada a uma luxação no quadril, que pode aparecer tanto após um trauma como por genética.

Outro problema comum, é a atrofia progressiva da retina, que pode causar dificuldade de visão no gatinho. Sendo assim, é fundamental que ele receba todos os cuidados necessários como vacinação e idas regulares ao veterinário.

Gato Ragdoll

Olha outro felino peludo chegando na área! Essa é uma das raças cujos gatos são mais carentes e carinhosos. Eles realmente amam estar perto de pessoas e receber carinho o tempo todo!

Esta raça de gatos ganhou seu nome por conta do temperamento dócil que faz com que eles relaxem completamente quando estão no colo de humanos. 

Para quem não sabe, Ragdoll quer dizer “boneca de pano”. Porque eles ficam realmente parecendo mesmo uma boneca de pano.

Famosos por seguirem seus tutores pela casa, esses gatos respondem a chamados e comandos e adoram carinho, os gatos da raça Ragdoll são sociáveis e tolerantes, além de tranquilos e inteligentes.

De porte grande, esses bichanos podem pesar entre 3,5 kg a 9 kg, têm pelo comprido e espesso, e cabeça grande com olhos azuis bastante expressivos. A cor da pelagem pode ter seis tonalidades, sendo elas vermelho, chocolate, fogo e creme os tons mais comuns, mas os gatos da raça Ragdoll também podem ser azuis ou lilás.

A raça surgiu em 1960 na Califórnia, Estados Unidos, do cruzamento entre uma fêmea Angorá e um macho Sagrado da Birmânia. Os bichanos da raça Ragdoll gostam de brincar, mas não são muito agitados.

Gato Persa

Bastante peludos, com focinho achatado e olhos grandes e redondos, os gatos da raça Persa são famosos pelo temperamento dócil e calmo. São extremamente domésticos, podendo passar horas do dia curtindo uma preguicinha. 

Mas peca quem acha que eles são dependentes, na realidade, eles são bastante independentes. Apesar disso, gostam de atenção e sabem muito bem como se exibir para ganhar carinho dos humanos.

De porte médio, os gatos da raça Persa podem pesar entre 3 kg e 6 kg e a altura varia de 20 a 25 cm. Sua pelagem longa e sedosa pode ter diferentes cores. A variação mais conhecida é a branca, porém eles também podem ser pretos, ruivos, creme e até azuis.

Os gatos da raça persa existem há muitos séculos e há registros de sua existência no antigo Império Persa, atual Irã, em 1620, no entanto, sua origem ainda é incerta. Hoje, esses bichanos conquistaram o mundo todo e estão espalhados em lares por todos os continentes.

Mas eles são gatos muito atenciosos e carinhosos e se dão bem em espaços pequenos, como apartamentos. Além disso, são sociáveis e se adaptam facilmente a crianças e a outros animais.

Gato Munchkin

Por terem as perninhas curtas em relação à altura, os gatos da raça Munchkin são frequentemente comparados aos cachorros Basset. Mas não se deixe enganar, eles são bem ágeis e rápidos, além de muito brincalhões.

De personalidade amável, dócil e inteligente, o gato Munchkin é ótimo com crianças e se dá bem até mesmo com cães. Curioso, o bichano gosta de explorar todos os cantos da casa, e adora aprender truques com brinquedos de inteligência.

De porte pequeno a médio, os machos da raça podem chegar a pesar entre 3 kg e 4 kg. Já as fêmeas variam entre 2 kg e 4 kg. Com pelagem felpuda de comprimento médio, eles podem ter uma grande variedade de cores e padrões.Apesar de já haver registros de raças de gatos de patas curtas desde os anos 40, foi apenas nos anos 90 que a raça Munchkin, foi aceita oficialmente pelas associações internacionais de raças de gatos.

O que eu preciso para ter um gato?

Se você ama os felinos e pretende ter um deles em casa, saiba que antes do animal chegar, é fundamental equipar a casa para ele. 

Para isso, você deverá pensar na alimentação do gato, que pode ser feita à base de Rações Secas ou Latas e Sachês. Além disso, os gatos também necessitam de agrados e os Petiscos podem ser ótimas opções. 

Além disso, ele precisa de acessórios básicos pra viver bem, como Comedouros, Bebedouros, uma caixa de areia com Granulado higiênico, além de Escovas e Rasqueadeiras.

Assim como os cães, os gatos também precisam de Antipulgas e Vermífugo para garantir maior qualidade de vida a eles e evitar o contágio com algumas doenças. 

Arranhadores, Bolinha e Ratinho são ótimas formas de ajudar o pet a se distrair. 

Quer saber mais sobre gatos? Confira nossa seleção de posts:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Naiene disse:

    Eles são fofos

  2. Maria do Socorro Frazão disse:

    Gatos é tudo de bom. Tenho dois e amo muito meus filhinhos. 🙂

  3. emilly disse:

    esses gatos sao muintos fofos e sapecas.

Deixe o seu comentário