Gato Siamês: tudo sobre esse lindo felino

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
gato siamês adulto

De origem tailandesa, o gato Siamês é uma das raças mais apreciadas no Brasil e em todo o mundo. Esguios e delicados, esses pets possuem a pelagem com tons de preto e marrom, além de grandes olhos azulados. Estes felinos eram considerados sagrados e ficaram famosos por acompanharem o Rei de Siam em seu templo. Hoje, são fiéis e sociáveis, sendo muito apreciados para companhia em lares ao redor do mundo.

Como é o gato Siamês?

O corpo esguio e a cabeça em formato triangular dão um charme especial ao gato Siamês. A raça possui variações de cores. Sendo assim, é possível encontrar o gato Siamês cinza, areia e marrom, assim como o gato Siamês preto. As extremidades são sempre mais escuras e a máscara no focinho é sua marca registrada.

Alguns ainda falam sobre gato Siamês branco, mas essa variação só aparece com as extremidades mais escuras e a famosa máscara no focinho.

Por falar nas extremidades e o focinho mais escuros, você sabia que essas são as marcas registradas da raça, mas que esses peludinhos nascem muito diferentes?!

O filhote de gato Siamês possui a pelagem branca ou bege! Sendo assim, o gato siamês na cor branca pode perdurar até cerca de 8 meses de vida. A troca da pelagem acontece de forma gradual e é concluída mais ou menos nessa idade.

Os pelos desta família de felinos são finos de comprimento curto a médio até o final do rabo. Um gato Siamês vive em torno de 15 anos, mas com cuidados veterinários, alimentação de qualidade e muito amor, pode chegar até aos 20. Por isso, invista em rações Super Premium, ricas em nutrientes e com ingredientes selecionados. Aposte no enriquecimento ambiental proporcionando atividade física e distração para o seu pet. E, claro, leve seu pet periodicamente ao veterinário.

Como saber se o Siamês é puro?

Essa é uma raça de gato cinza das mais apreciadas em todo o mundo e, por mais que ela seja uma das prediletas dos tutores de gatos, a verdade é que pode ser fácil confundir um Siamês com outros gatos. No entanto, existem algumas características do Siamês que auxiliam na identificação do pet.

As patas e o rabo são alongados e finos, colaborando para o corpo esguio e elegante do gato Siamês. As orelhas são pontudas, o nariz é afinado e a raça Siamês possui uma máscara no rosto, que é triangular e bem definido. Tudo isso pode ajudar na comparação.

Espécies de gato Siamês

Com tantas variações de tons e detalhes visuais, os gatos siameses são definidos por seu padrão de cores, no entanto, só não existem espécies diferentes. Vamos conhecer um pouco sobre essas variações?!

O gato Siamês de pelagem cinza claro foi batizado de “Lilac Point”, enquanto os “Blue Point” são os com o pelo cinza escuro.  Aqueles que possuem a cor creme são chamados de “Cream Point”.

Os exemplares da raça Siamês de cor marrom claro ganharam o nome de “Chocolate Point”. Já os “Seal Point” são aqueles na coloração marrom escuro. Por fim, estão os gatos raros da raça, o Siamês de cor laranja escuro é chamado de “Red Point”.

A raça possui colorações muito diferentes entre si, mas o que é comum em todos os siameses é seu temperamento dócil e carinhoso, as extremidades mais escuras e a máscara no focinho.

O que é Sialata?

Você já ouviu o termo Sialata? Sialata significa a mistura de qualquer raça de gato, ou até gatos sem raça definida, com o nosso amado Siamês. Assim como os exemplares puros da raça, os vira-latas também fazem o maior sucesso.

Entre as características que costumam permanecer estão as extremidades mais escuras e os olhos azuis e levemente vesgos.

Qual a personalidade do gato Siamês?

gato siamês filhote

Um gato siamês filhote é uma ótima companhia para crianças, por ser ativo e brincalhão. Quando adulto, o pet não perde a energia e adora brinquedos, inclusive arranhadores. Itens fundamentais para distrair e entreter seu gato Siamês.

Esta raça não nega uma boa atenção e pode miar bastante dependendo da carência. Por isso, aposte em brinquedos, catnip, a erva de gato, e um bom carinho para entretê-lo.

Está no DNA do gato Siamês ser curioso, mas também imprevisível! Apegado ao dono, o felino precisa de atenção e companhia, do mesmo jeito que necessita de espaço em dias em que está menos sociável.

Por se comunicarem bastante através do miado, seja para demonstrar fome, carência ou desconforto, é aconselhável que você castre o seu gato Siamês. No período do cio, o miado alto e estridente da fêmea pode incomodar.

Conheça outros cuidados com a saúde do seu gato.

Como cuidar de um gato Siamês?

A escovação é importante para evitar bolas de pelo. Este é um cuidado essencial com a raça, pois o pelo costuma cair bastante. A secreção nasal e ocular também pode aparecer no seu felino, por isso inclua na sua rotina a limpeza do focinho e olhos do seu bichinho. Caso as secreções sejam frequentes e abundantes, consulte um médico veterinário.

Para que ele não desenvolva nenhum problema renal, comum à raça, opte por uma ração para gato de qualidade, que alinhada à uma boa hidratação, vai proteger o organismo do pet. Caso perceba que o pet não utiliza o potinho de água, procure um bebedouro diferente, como uma fonte de água para gatos.

Conheça os modelos de bebedouro para pets.

De companhia do rei a um dos felinos favoritos em todo o mundo, o gato Siamês é uma raça amiga, leal e muito carinhosa. Com certeza levará alegria e diversão para sua casa com suas características singulares.

Quer ficar por dentro de dicas de como cuidar do seu gato? Confira os posts que separamos para você!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Leticia disse:

    vcs esclareceram minhas duvida pois eu achei que minha gata estava doente mas descobri que não graças a Deus

  2. Emily disse:

    Oi, tudo bem queria saber a raça da minha gatinha ela e branca com o rabo cinza olhos azuis bem calminha e carinhosa

Deixe o seu comentário