Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Comedouro e bebedouro para cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro comendo ração
Escolher o comedouro e o bebedouro certos colabora para a saúde do animal

O comedouro é um item muito importante para quem tem cães e gatos em casa. Os potinhos são usados para ração seca ou úmida e também põem servir como bebedouro. A variedade de tamanhos, materiais e formatos é grande. Por isso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a escolher o comedouro e o bebedouro ideais para seu pet.

Comedouro para cachorro

Os comedouros e bebedouros podem ser de plástico, alumínio, aço inox ou porcelana. Cada material possui características próprias. Além disso, você encontra tamanhos e formatos diferentes que se adequam melhor para cada bichinho.

Potes mais pesados são indicados para cães que gostam de brincar com a comida ou são um pouco mais estabanados na hora da refeição. Aqueles com instinto destrutivo devem ficar longe das vasilhas de plástico. Os Bulldogs, Pugs e outros cães braquicefálicos, aqueles com o focinho achatado, se alimentam melhor com potes de fundo curvo.

Os comedouros de plástico possuem preços mais acessíveis, mas sua durabilidade é menor. Já as opções de alumínio, aço inox e porcelana custam um pouco mais, mas também podem ser usados por mais tempo, pois são mais fáceis de higienizar e conservar. Continue a leitura e conheça mais sobre cada tipo de comedouro e bebedouro para cachorro e gato.

Comedouro de plástico

Os potes de plástico geralmente possuem preços mais acessíveis e uma grande variedade de cores e formatos. No entanto, a durabilidade é menor que as vasilhas de outros materiais. Com o tempo esses potinhos adquirem ranhuras que passam a abrigar microrganismos nocivos ao seu pet. Mesmo com a conservação correta, essas pequenas rachaduras aparecem por conta do atrito da espoja na hora da higienização ou até mesmo por causa do uso.

Comedouro de aço inox

Leves e fáceis de limpar, os comedouros e bebedouros de aço inoxidável ainda colaboram para manter a água e a comida frescas. O custo-benefício desses potinhos é excelente por causa da sua alta durabilidade. Essas vasilhas são mais resistentes à oxidação, ou seja, o material demora mais para ser corroído, tendo alta durabilidade.

Um ponto alto do bebedouro de aço inox é que ele ajuda a manter a temperatura da água mais fresca. Isso o coloca como um dos materiais preferidos para servir água para cães e gatos.

Bebedouro de alumínio

Cachorro com comedouro na boca
Comedouros de alumínio, inox e porcelana ajudam a manter a água e os alimentos mais frescos

Parecidos com os comedouros de aço inox, os potinhos de alumínio são resistentes e brilhantes. Muitos deles são feitos com outros materiais pesados na base para evitar que cães arrastem o pote na hora da refeição. Apesar da durabilidade alta, essas vasilhas podem enferrujar e amassar. Caso aconteça, substitua o item imediatamente.

Comedouro de porcelana

Os potes de porcelana possuem atributos estéticos muito atrativos, além de alta durabilidade e facilidade na higienização. Tudo isso, reflete no valor mais elevado. Outra vantagem é o peso desse recipiente, que evita que o animal arraste o potinho pela casa na hora de comer. A porcelana também é um material que colabora para manter a água e a comida frescas.

Apesar de resistentes e higiênicos, o material desse comedouro pode ser quebrado com quedas ou batidas. Se isso acontecer, substitua imediatamente pois você ou seu animal podem se machucar com os pedaços da porcelana.

Aprenda como higienizar os pertences do seu pet.

Bebedouros

Os potes para cachorro e gato também podem ser usados como bebedouro. Os mais indicados são os de aço inox e porcelana por sua durabilidade e facilidade na higienização.

Os bebedouros para gatos merecem uma atenção especial. Muitos peludos não gostam de beber água que fica parada em potes. Isso é fácil de perceber, pois além de recusar a vasilha, procuram as torneiras da casa. Para esses pets o mais indicado são as fontes de água para gatos.

Gato bebe água na torneira
Alguns gatos preferem água corrente para se hidratar

Atenção! Seu gatinho deve consumir bastante água diariamente. Caso contrário, ele pode desenvolver doenças no sistema urinário. Para reforçar a hidratação do seu gatinho, ofereça rações úmidas.

Ração úmida: toque de sabor e saúde para seu pet

Qual o tamanho ideal

O tamanho do bebedouro deve ser sempre maior que o potinho usado para a alimentação. Isso vale tanto porque o consumo de água deve ser elevado, quanto para evitar respingos no chão. Escolha potes um pouco mais fundos e largos.

O tamanho do comedouro varia de acordo com o tamanho do seu pet. Escolha o potinho de comida tendo como base a porção indicada para cada refeição.

Dica! Para evitar respingos pelo chão e sujeira, utilize um jogo americano pet!

Conforto e saúde

Alguns cães maiores podem apresentar dificuldade em se alimentar em potes colocados no chão. Por isso, existem os comedouros e bebedouros com suportes. Eles estão disponíveis em diversos tamanhos e alturas. Verifique qual o ideal para seu cãozinho.

Dica! Não sabe qual o tamanho adequado? Antes de comprar o comedouro com suporte, faça testes elevando os potinhos do seu cachorro com o auxílio de uma caixa de sapato, por exemplo.

Comedouros automáticos e com dispenser

Gato come ração no comedouro automático
Comedouros automáticos são ideais para quem fica muito tempo fora de casa

Os comedouros automáticos e com dispenser são ideias para quem passa o dia fora e não abre mão de oferecer refeições ao longo do dia para seu bichinho. Os potes com dispenser possuem um recipiente que armazena a ração ou a água e oferecem gradativamente ao animal. Já com os comedouros eletrônicos ou automáticos é possível programar o horário da alimentação do seu bichinho. Muito prático!

Comedouro Anti-formigas

Um problema comum que incomoda muitas pessoas é o ataque das pequenas pragas urbanas: as formigas! 

As formigas geram muitos incômodos quando resolvem invadir o comedouro para cães, podendo contaminar a ração com microrganismos que carregam nas patinhas e gerar doenças no seu pet. Os comedouros anti-formigas possuem um espaço para colocar água e manter essas pequenas pragas longe da ração do seu cão ou gatinho.

Pets esfomeados

Nem sempre o problema vem de fora, como as formigas, às vezes a velocidade que seu pet come é o contratempo. Se alimentar muito rápido pode colaborar para a obesidade, além de outros problemas no trato digestivo. Para ajudar com isso, o comedouro lento ou interativo dificulta o acesso do pet à ração obrigando que ele diminua o ritmo.

Agora que você já conhece os tipos de comedouros e bebedouros disponíveis, suas vantagens e indicações, fica muito mais fácil eleger os itens ideais para seu cão ou gatinho. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Conheça mais sobre os Tipos de Comedouro e Bebedouro. Dê o play e descubra!

Separamos alguns textos do Blog da Cobasi sobre alimentação saudável para seu pet. Confira!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário