Catnip: conheça a erva para gato

16 de julho de 2020

Gatos
Gato com erva catnip

Se você é tutor de felinos, provavelmente já ouviu falar sobre a erva do gato, também conhecida como catnip. Os pets adoram a planta e até nós nos divertimos com as reações causadas por ela nos peludos! 

Mas, catnip faz mal para gatos? Além de não fazer mal, a erva para gato ainda traz muitos benefícios.

Benefícios da catnip

Antes de contar quais são os benefícios, vamos explicar o que é catnip. 

A erva para gato na verdade se chama Nepeta Cataria e vem da mesma família da hortelã. Ela possui substâncias que causam diferentes efeitos nos gatos, podendo ser calmante ou animar os mais quietinhos. Além disso, a planta catnip ainda oferece outros benefícios, como deixar o gato mais sociável e brincalhão.

Como usar catnip?

gato usa arranhador com catnip
O arranhador para gatos é um acessório importante para o enriquecimento ambiental.

A erva age através do olfato do animal. Arranhadores, brinquedos com catnip e até a própria planta liberam um composto orgânico chamado Nepetalactone. Esse aroma encanta a maioria dos gatos, pois estimula sensações boas, como felicidade, euforia e o instinto caçador. É por isso, inclusive, que muitos gatos reagem de uma forma engraçada, pulando e balançando mais o rabo.

Existem algumas formas para usar catnip. Você pode utilizar brinquedos com catnip, que atraem a atenção do gato e proporcionam muitos momentos de diversão e relaxamento. Ainda existem os arranhadores com a erva. Além de não estragar móveis e artigos da casa com arranhões, seu gato fica mais feliz e com bem-estar. Gatos muitos agitados podem se beneficiar com a catnip na caminha ou almofada. 

Dica! Caso você tenha comprado algum brinquedo, caminha ou até um arranhador e seu pet não liga muito, esfregue algum item com a erva do gato. O aroma poderá atrair seu pet e estimular a utilização!

Além de brinquedos e demais itens, você também pode comprar a própria plantinha e deixar à disposição do pet.

Erva do gato faz mal?

Fique tranquilo! A erva do gato não faz mal. A planta catnip tem efeito terapêutico e não é tóxica. É um produto natural para o seu gato e que não causa dependência. O único alerta é evitar que ele coma a plantinha, pois pode causar enjoo ou diarreia. 

Dica! Abusar do uso da catnip pode fazer a redução do efeito. Por isso, guarde os brinquedos e demais itens e ofereça uma ou duas vezes por semana.

Agora que você já sabe para que serve a erva do gato e como utilizá-la. Não se esqueça de procurar por marcas confiáveis de erva de gato para garantir a qualidade da planta e bem-estar do seu amigo.

Confira mais posts sobre comportamento e saúde para seu gato!