Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber a idade de um gato? Descubra!

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato laranja

Você já teve a dúvida em como saber a idade de um gato? Conversamos com a veterinária da Cobasi Dra Talita Michelucci Ribeiro,para saber como funciona o cálculo e dicas para nos ajudar a desvendar esse mistério. Confira!

Aprenda a identificar a idade de um gato filhote, adulto e idoso

Entenda quais fases compõem o ciclo de vida de um gato: 

Como saber a idade de um gato filhote?

  • até o 3º dia de vida: ainda possuem o coto umbilical e olhos fechados;
  • a partir do 6º dia: olhos começam a abrir, não possuem mais o coto umbilical, ainda não caminham, mas já rastejam;
  • A partir da 2ª semana: olhos totalmente abertos, dentes começam a surgir e a se desenvolver. Já caminham, mas de forma instável e desordenada;
  • a partir da 3ª semana: reagem a estímulos auditivos e começam a usar caixa sanitária por incentivo da mãe;
  • entre 4-6 semanas: dentes caninos e molares começam a surgir e passam a ingerir alimentos sólidos (é hora de migrar para uma papinha de desmame);
  • a partir de 6 semanas: olhos mudam de cor para a que será a definitiva;
  • a partir dos 4 meses: todos os dentes já estão formados e aparentes, exceto os molares (dentes do fundo);
  • entre 4-6 meses: fazem a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes;
  • a partir dos 7 meses: têm todos os dentes permanentes.

Como saber a idade de um gato adulto?

A identificação é realizada completamente em como estão os dentes dos animais neste período:

  • 1 ano: a dentição está completa e os dentes são brancos, limpos e saudáveis;
  • entre 1-2 anos: começam a surgir pequenos pontos de tártaro, principalmente nos dentes molares. Os dentes ficam levemente amarelados e opacos;
  • entre 3-5 anos: o tártaro está presente em todos os dentes e há inclusive um possível desgaste na dentição (principalmente nos dentes caninos);
  • entre 5-10 anos: deterioração e desgaste nos dentes, com alteração da cor da gengiva.

Como saber a idade de um gato idoso?

gato cinza curioso

Aqui o comportamento do pet passa a ser peça chave. Gatos idosos costumam ser mais pacatos, não brincam tanto e, se brincam, cansam e entediam mais rápido. 

Além disso, a pelagem se torna mais opaca e acinzentada. Outro ponto. Geralmente, gatos com mais de 10 anos costumam ter dentes bem desgastados e até mesmo tem a perda de alguns.

Essas são algumas das dicas que ajudam você a descobrir a idade do gato. Porém, tem mais algumas informações que você precisa conhecer.

Como saber se o gato ainda é filhote?

De acordo com a Dra. Talita, apesar de não ser possível precisar a idade de um gato, é possível estabelecer um número aproximado. “Podemos ter uma estimativa da sua idade analisando algumas características físicas e comportamentais”, disse.

Os gatos são considerados filhotes até que atinjam um ano de vida. Nessa fase, os pets são bastante frágeis e deve ser evitado o convívio com outros animais até que o calendário de vacinação esteja em dia.

A veterinária Dra. Talita afirma que:Na fase de filhote, observamos o aumento do tamanho e peso gradativamente, a queda dos dentes de leite, seguido do aparecimento dos dentes definitivos, e animais bem ativos”, afirmou.

Como saber se um gato é adulto ou idoso?

Segundo a Dra Talita,Na fase adulta (a partir de 1 ano), o gato já chegou ao seu tamanho ideal e o comportamento de socialização associado a maturidade sexual são evidentes”, confirmou.

No primeiro ano de idade do gato, é possível perceber a diferença de coloração na sua dentição. Ou seja, há como saber a idade do gato pelo dente. 

Conforme vão envelhecendo, os dentes do gato passam a escurecer. Além disso, é comum começar a surgir os tártaros. 

Importante: Caso os tártaros não sejam tratados, entre o segundo e terceiro ano de idade, eles começam a aumentar. 

como saber a idade de um gatinho
Os dentes dos gatos com o tempo sofrem o desgaste natural, sendo uma das maneiras de observar a idade dos felinos.

Contudo, se o gato passou por algum tratamento, fica mais difícil de identificar sua idade desta forma.

Por isso, é preciso estar atento a outras características, conforme a Dra. Talita destaca: “quando os gatos começam a envelhecer, já é possível notar seus dentes mais desgastados, além disso, os gatos ficam mais preguiçosos”.

Quando o pet atinge os sete anos, as primeiras doenças começam a surgir. Ele ainda se sente bem-disposto e possui uma vida de adulto normal, brincando, caçando e xeretando as coisas, porém em menor velocidade.

Características da idade de um gato sênior

A partir dos dez anos de idade, os tártaros são bem evidentes caso não tenham sido tratados. Além disso, o pet começa a perder massa muscular e emagrecer. 

Esse desgaste natural é perceptível através do acúmulo de remelas próximo dos olhos, já que eles passam a cochilar mais vezes durante o dia.

Outro indicador dessa fase da vida do gato é a pelagem, que passa a ganhar tons esbranquiçados. Suas unhas começam a crescer de forma rápida e até exagerada.  Isso sem contar que o animal gasta a maior parte do dia dormindo.

Ao observar esses sinais, é possível calcular brevemente qual a faixa etária em que o gato se encontra.

No entanto, para que isso seja possível, é importante observar muito bem e reunir todos os comportamentos que o gato esboça na hora e procurar a ajuda de um médico-veterinário.

como saber a idade do gato

Conseguiu saber qual é a idade do seu gato? Conte para gente nos comentários quantos anos o seu pet tem. Até a próxima!

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. José Roberto Coppola disse:

    Boa tarde Dra. Talita. Eu e minha esposa adotamos uma gatinha na Cobasi da Avenida Giovani Gronchi no ano de 2000, mas não temos nenhum documento dela, principalmente que indique a data de nascimento dela. O ano está correto, ela tem 21 anos, e está muito bem! Parece uma gatinha de pouca idade, pois é pequena, muito tranquila e, exceto pelo fato de que há quase um ano mudamos a alimentação dela para Renal, e alguma dificuldade na visão, no restante ela está muito bem. Nós gostaríamos de conseguir determinar a idade correta dela, oficialmente, e aí vem minha pergunta: existe alguma forma de fazer isso? Se puder nos orientar agradecemos. Abraços.

Deixe o seu comentário