Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é tártaro em gatos e como evitar esse problema?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tartaro em gatos

Um tutor de felino deve estar atento à saúde bucal do pet para evitar tártaro em gatos. Isso porque a higienização das presas do bichinho faz parte dos cuidados frequentes. Assim como limpamos nossos dentes, temos que fazer o mesmo com os nossos animais de estimação. 

Entenda melhor como funciona a higiene bucal dos gatos, além de dicas para manter os dentinhos do pet bem cuidados.

O que é tártaro em gatos?

É natural os dentes ficarem sujos com a ingestão de comida, por isso escovamos os nossos diariamente. O cálculo dentário, como o tártaro em gatos também é chamado, ocorre com o acúmulo da placa bacteriana.

Com o passar do tempo, se as presas não são limpas, os dentes começam a ficar com um aspecto amarelado. Então é fundamental inserir a higienização bucal na sua rotina de cuidados com o gatinho.

Por que gato tem tártaro?

O processo não é único dos felinos, visto que cães e outros animais desenvolvem tártaro. Até mesmo nós. A placa se forma com o acúmulo dos alimentos, ou seja, os restos que ficam após a alimentação. Desta forma, utilizar uma escova de dentes para gatos é uma das recomendações para diminuir as chances do tártaro virar um problema.

Quais os problemas de tártaro em gatos?

hora de limpar tártaro em gatos

A saúde bucal é importante por diversos motivos, entre eles, os riscos à saúde do pet. Isso porque se o tártaro em gatos não é tratado, o felino corre o risco de perder os dentes. Além disso, se as bactérias presentes na boca dele entrarem na corrente sanguínea, é possível que afete os órgãos do animal causando doenças como a endocardite.

Como identificar gato com tártaro?

Um dos primeiros sinais que o seu felino tem tártaro acumulado é a aparência amarelada nos dentes. As placas costumam ficar na região próxima à gengiva. Além disso, preste atenção a outros sintomas do tártaro:

  • Mau hálito constante
  • Sangramento da gengiva do animal
  • Inchaço na região da gengiva
  • Se houver gengivite, o pet terá dificuldade em se alimentar
  • Em casos graves, os dentes podem cair

Como é feita a limpeza com remoção de tártaro?

A primeira atitude que o tutor do animal deve tomar é visitar um médico veterinário. Isso porque apenas o profissional consegue examinar a situação e indicar o melhor tratamento para o seu amigo. 

Uma das opções de limpeza de tártaro em gatos é a remoção na clínica. Para isso, o felino precisa ser anestesiado para o procedimento não causar dor no pet. Em outros casos, o veterinário pode indicar a administração de medicamentos.

De qualquer forma, é importante cuidar dos dentinhos do animal, afinal, o tártaro vai se formar novamente se nada for feito. 

Além da escova de dente própria para gatos, você deve investir em um creme dental pet friendly. Isto é, que não tenha ingredientes tóxicos para o animal. Por fim, a recomendação é que escove as presas do gato ao menos três vezes por semana.

Agora que você já entendeu a importância da escovação na vida do seu bichinho, que tal ler mais sobre saúde animal? Olha só quanto conteúdo bacana temos no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário