Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tela de proteção: segurança para gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tela de proteção

A tela de proteção é um dos itens fundamentais para garantir a segurança do seu gatinho. Embora muita gente acredite que os gatos possuem sete vidas, não é exatamente assim. Esses pets tem instinto caçador, que pode levá-los facilmente à portas e janelas resultando em quedas, acidentes e fugas. 

Adaptar a casa de maneira que o animal possa viver com segurança é ideal para garantir conforto e tranquilidade aos pets e seus tutores.

Porque a tela de proteção é importante?

É muito comum acreditar que os gatos são inteligentes e que eles não cairiam das sacadas ou janelas. No entanto, os esses acidentes não acontecem por falta de inteligência ou coordenação motora. 

Os acidentes podem acontecer a qualquer momento, afinal os gatos são caçadores e qualquer inseto ou passarinho pode despertar este instinto, levando o animal à perseguição, ocasionando em quedas e acidentes. 

Isso acontece porque quando os gatos se atiçam, eles ficam muito focados em seu alvo, esquecendo tudo que está a sua volta. Essas distrações são capazes de fazer o gato perder a noção exata da realidade, achando que o piso está próximo dele, sendo que na realidade está há metros de distância. 

Além disso, os gatos se assustam facilmente e isso pode causar acidentes. Isso porque normalmente quando os gatos se assustam eles saltam, sem ver o que está próximo ou distante.

Outra coisa importante é saber que os gatos não são super-heróis. Eles também podem se desequilibrar e cair, isso pode acontecer por alguma distração, um susto ou até mesmo porque ele pode estar com algum probleminha de saúde. Por isso é importante estar sempre atento ao comportamento dos felinos e usar telas de proteção

Quando usar tela?

gato na sacada

Mesmo para quem vive em casas térreas ou em andares baixos, as telas são importantes. E não só na sacada ou na janela do quarto. É importante ter tela também nas janelas basculantes, como a do banheiro.

Além de evitar a queda destes animais, as telas também funcionam como protetores para evitar fugas. Vale ressaltar que gatos que têm acesso à rua ficam suscetíveis à diversos riscos, como atropelamento, envenenamento, maus-tratos, brigas, doenças, entre outros.

Encontre tudo para o seu gato!

Algumas pessoas não são tolerantes aos animais, podendo causar algum tipo de maldade. Além disso, essas fugas também podem ocasionar em atropelamentos ou originar uma gestação indesejada no caso das fêmeas inteiras. 

Quanto às quedas, é preciso reconhecer que todas as quedas podem ser perigosas aos gatos. Se ele cair em pé, é comum que o impacto seja menor, no entanto, tudo é uma questão de altura. 

Quando o gato cai de uma superfície mais próxima do chão, ele pode não ter tempo suficiente para se posicionar de maneira adequada para amenizar o impacto. Entretanto, quando o animal cai de um andar mais alto, ele pode ter mais tempo e conseguir relaxar a musculatura, com isso o impacto será menor. Ambos são muito perigosos.

Como instalar a tela de proteção?

A tela pode ser aplicada tanto pelo lado de dentro, quanto pelo lado de fora das janelas ou sacadas.

É importante que essas telas sejam de polietileno, com tratamento contra a ação do tempo, evitando desgastes e ressecamentos. O ideal é que elas possuem de 3 a 5 cm de largura entre os nós, no caso de gatos filhotes, os de 3 cm podem funcionar melhor. 

Durante a instalação é fundamental não deixar espaços vagos na parede ou aberturas por onde os animais possam passar. O ideal é que a tela fique totalmente tensionada. 

Agora que você aprendeu a proteger seu gatinho, que tal conhecer mais conteúdos sobre gatos em nosso blog?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Graziely disse:

    Tenho em casa e não abro mão, sempre incentivo quem tem gato a usar redes de proteção em casa. É um item indispensável.

Deixe o seu comentário