Orelha de gato: como fazer a limpeza?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Profissional com luvas higienizando orelha do gato
Veja algumas dicas para facilitar a tarefa!

Limpar a orelha de gato é uma preocupação para os tutores. Afinal, mesmo com os pets não gostando muito da ideia, esse é um cuidado necessário para que eles se manterem limpos e saudáveis. Está com dúvida de quando e como higienizar o ouvido do seu gato?

Continue a leitura e descubra, além de conhecer algumas técnicas para não machucar o seu pet.

Ouvido de gato: rotina de cuidados

Embora sejam considerados animais bastante limpos, já que tomam o famoso banho felino, a tarefa de limpeza da orelha de gato é uma função do tutor. Assim como o escovar o pelo, acompanhar as vacinas, levar no veterinário, trocar a caixa de areia, entre outras. Afinal, os gatos não conseguem realizar essas atividades sozinhos.

Sendo assim, a limpeza no ouvido de gato deve ser uma tarefa constante, uma vez que, além de contribuir com a higiene do pet, ainda colabora com a saúde do animal.

É comprovado que o acúmulo de cera no ouvido do gato, pode proporcionar infecções, bactérias e até doenças mais sérias como otite. Por isso, coloque essa tarefa na agenda para serem realizadas com frequência.

Dicas de como limpar o ouvido de gato

Gato de banho tomado e toalha rosa na cabeça
Saiba a periodicidade de limpar a orelha do seu pet!

A maioria dos felinos não gosta de limpar o ouvido. Por isso, essa é uma árdua tarefa dos donos. Como ajudar o animal a se comportar durante o procedimento? 

É importante acostumar o gato com a limpeza do ouvido desde que eles são bem pequenos. Isso pode colaborar com maior aceitação do animal quando é necessário realizar a limpeza na orelha. Caso o tenha adotado com mais idade, a melhor maneira é seguindo os passos abaixo:

  1. Separe os materiais: se vale uma dica importante, essa é a primeira. Já deixe todo o material que será utilizado separado e próximo de você. Dessa maneira, a higienização será mais rápida e você impede que o animal fuja pela casa ou fique estressado;
  2. Acalme seu pet: é normal que os gatos fiquem agitados durante a limpeza. Por isso, conquiste-o com carinhos e brincadeiras, deixando-o relaxado e preparado para a higiene;
  3. Planeje é indispensável analisar a situação das orelhas antes de iniciar a limpeza. Isso porque, caso você identifique alguma ferida, você consegue evitar que o pet sinta dor. Lembre-se que qualquer sinal diferente, de ferida ou doença, vale uma visita ao veterinário.

O que usar na limpeza na orelha de gato?

Pessoas analisando a orelha do gato
Mantenha a orelha do seu pet sempre limpa!

Para que a limpeza da orelha de gato seja feita com qualidade, escolha bons produtos que vão assegurar conforto e qualidade durante a tarefa. Evite o uso de hastes flexíveis, os famosos cotonetes, que podem machucar o ouvido do pet. Prefira algodão e produtos veterinários otológicos indicados por seu médico veterinário.

Os produtos específicos para a higiene também podem ser bastante úteis nessa tarefa. Por exemplo, soluções preparadas para a higienização de ouvido de pets, que proporcionam a remoção completa da cera evitando que alguns agentes agressivos causem irritações e infecções na orelha do seu gato.

Essas soluções possuem uma embalagem de fácil utilização e ainda são econômicas, já que de 5 a 10 gotas é quantidade necessária para uma limpeza completa e sem deixar o seu pet irritado.

Utilize algodão e seu próprio dedo para remover a cera apenas na área externa da orelha do gato. Caso o ouvido tenha secreções ou necessite de cuidados mais intensos, procure um médico veterinário.

Gostou do texto? Leia mais no nosso blog!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário