Como saber a idade de um gato? Descubra!

Compartilhar:


gato laranja

Todo tutor já se perguntou como saber a idade de um gato, não é mesmo? Embora essa não seja uma tarefa fácil, nós perguntamos para a veterinária da Cobasi Dra Talita Michelucci Ribeiro, que preparou algumas dicas para nos ajudar a desvendar esse mistério. Confira!

Como saber se o gato ainda é filhote?

De acordo com a Dra. Talita, apesar de não ser possível indicar com total precisão a idade de um gato, é possível estabelecer um número aproximado. “Podemos ter uma estimativa da idade analisando algumas características físicas e comportamentais”, disse.

Os gatos são filhotes até que atinjam um ano de vida. Nesse período, os pets são bastante frágeis e deve ser evitado o convívio com outros animais até que o calendário de vacinação esteja em dia.

A veterinária Dra. Talita afirma que:Na fase de filhote, observamos o aumento do tamanho e peso gradativamente, a queda dos dentes de leite, seguido do aparecimento dos dentes definitivos, e animais bem ativos”, afirmou.

Aprenda a identificar a idade de um gato filhote

Até os dez dias de vida, o gato não consegue fazer nada sozinho, nem abrir completamente os olhos. Dessa forma, fica muito mais simples identificar a faixa de idade que o gato pode ter, sendo considerado um recém-nascido.

Entre o décimo dia e o primeiro mês de idade, o felino consegue abrir os olhos e passa a se interessar pelo que está ao seu redor. Porém, ele ainda não consegue coordenar seus movimentos e aparenta estar mole e desequilibrado. 

A partir do primeiro mês o gato começa a mudar seus comportamentos, passa a se interessar pela caça, brincadeiras e higiene. Após este período, seus olhos ganham a cor definitiva e o gato começa a ganhar peso.

Entre os três meses até completar o primeiro ano, o gato ainda pode mostrar comportamentos típicos de filhotes. Mas nascem os dentes definitivos, perdendo os dentes de leite e seu corpo passa a se desenvolver para chegar ao tamanho adulto.

Como saber se um gato é adulto ou idoso?

gato cinza curioso

Segundo a Dra Talita,Na fase adulta (a partir de 1 ano), o gato já chegou ao seu tamanho ideal e o comportamento de socialização associado a maturidade sexual são evidentes”, confirmou.

No primeiro ano de idade do gato é possível perceber a diferença de coloração na sua dentição. Ou seja, há como saber a idade do gato pelo dente. Conforme vão envelhecendo, os dentes do gato passam a escurecer. Além disso, é comum começar a surgir o tártaro. 

Importante: Caso o tártaro não seja tratado, entre o segundo e terceiro ano de idade, ele começa a aumentar. Contudo, se o gato passou por algum tratamento, fica mais difícil de identificar sua idade desta forma.

Por isso é preciso estar atento a outras características. A partir dos quatro anos de idade, os dentes começam a se desgastar e as gengivas ficam pigmentadas. Conforme a Dra. Talita “quando os gatos começam a envelhecer, já é possível notar seus dentes mais desgastados, além disso, os gatos ficam mais preguiçosos”.

Quando o pet atinge os sete anos, as primeiras doenças começam a surgir. Ele ainda se sente bem-disposto e possui uma vida de adulto normal, brincando, caçando e xeretando as coisas, porém em menor velocidade.

Características da idade de um gato sênior

A partir dos dez anos de idade, o tártaro é bem evidente, caso não tenha sido tratado. Além disso, o pet começa a perder massa muscular e emagrecer. Esse desgaste natural é perceptível através do acúmulo de secreção próximo dos olhos com mais frequência, já que eles passam a cochilar mais vezes durante o dia.

Outro indicador dessa fase da vida do gato é a pelagem, que passa a ganhar tons esbranquiçados, as unhas começam a crescer de forma rápida e até exagerada.  Isso sem contar que o animal gasta a maior parte do dia dormindo.

Ao observar esses sinais, é possível calcular brevemente qual a faixa etária em que o gato se encontra. No entanto, é importante observar muito bem todos os comportamentos e procurar o auxílio de um médico-veterinário.

Conseguiu saber qual é a idade do seu gato? Conte para gente nos comentários quantos anos os seu pet tem.

Talita Michelucci

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. José Roberto Coppola disse:

    Boa tarde Dra. Talita. Eu e minha esposa adotamos uma gatinha na Cobasi da Avenida Giovani Gronchi no ano de 2000, mas não temos nenhum documento dela, principalmente que indique a data de nascimento dela. O ano está correto, ela tem 21 anos, e está muito bem! Parece uma gatinha de pouca idade, pois é pequena, muito tranquila e, exceto pelo fato de que há quase um ano mudamos a alimentação dela para Renal, e alguma dificuldade na visão, no restante ela está muito bem. Nós gostaríamos de conseguir determinar a idade correta dela, oficialmente, e aí vem minha pergunta: existe alguma forma de fazer isso? Se puder nos orientar agradecemos. Abraços.

Deixe o seu comentário