Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber o sexo do gato filhote? Aprenda aqui

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como descobrir o sexo do gato

O sexo do gato não é tão visível como o dos cachorros, ainda mais se o felino for filhote. Porém, é possível identificar se ele é macho ou fêmea observando características físicas do bichinho.

Aprenda como descobrir qual o sexo do gato, com quantos meses os órgãos estão formados e até a diferença de comportamento entre eles.

Sexo do gato: macho ou fêmea?

Enquanto para identificar um cachorro macho é só reparar na barriguinha do animal, com os gatos não é tão simples assim. É por isso que convidamos nosso especialista em pets e médico veterinário da Cobasi para falar sobre o tema. 

Bruno Sattelmayer confirma que é difícil saber o sexo do gato de primeira. “Quando são muito filhotes, a dificuldade aumenta”, comenta o veterinário.

Principais características do sexo do gato

Entretanto, Sattelmayer explica que dá para descobrir se o gato é macho ou fêmea através das características físicas do bichinho ao observar a área genital do felino.

“Levantando o rabo, a distância do ânus para os órgãos genitais é decisivo. No macho, a distância entre o ânus e testículos será sempre maior comparada à fêmea, que tem uma distância muito estreita entre ânus e vulva”, diz Bruno.

O médico ainda orienta sobre as principais características que diferenciam os gêneros, “a fêmea tem um formato semelhante a letra “i”. É possível visualizar testículos (caso não seja castrado) e pênis no macho, além da pequena bolsa escrotal e pelos pubianos. Nas fêmeas, observamos a vulva”.

Para não ficar na dúvida, tem outra dica: um gato do sexo feminino não tem mais de 1 cm de distância entre o ânus e a vulva. Então se não conseguir acertar só na observação, vale pegar uma régua e tirar a prova.

Comportamento do macho e da fêmea

comportamento do sexo do gato

É claro que a personalidade do tutor pode influenciar no comportamento do bichinho, mas ao longo dos anos determinados traços são comuns em machos e outros nas fêmeas. Será que você sabe quais são?

Os gatinhos são conhecidos por sua independência e podem ser mais territorialistas que as fêmeas. Propensos a brigas quando vão de encontro com uma gata no cio, a castração é a principal aliada dos donos para acalmar o pet e aliviar seus instintos masculinos.

Por outro lado, temos as fêmeas, famosas por serem carinhosas e sociáveis. Um gato do sexo feminino busca mais afeto do dono e costuma ter um apego maior pelo contato físico.

É durante as épocas do cio que o animal sofre mudanças de comportamento por conta dos hormônios. Uma gata mansa pode se tornar estressada, visto que não sai de casa e não entra em contato com os machos. Outra constante nesta fase são os miados longos e que se parecem com o choro de uma criança.

A partir de um mês e meio já é possível identificar o sexo do gato com maior facilidade. Agora que você já sabe as características de um machinho e da fêmea, é só aplicar as dicas no seu pet. Se necessário, consulte um veterinário para confirmar sua impressão.

Temos mais conteúdos sobre gatinhos no nosso blog. Olha só o que selecionamos para você:

Bruno Sattelmayer

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. ana vitoris disse:

    amei ajudou

Deixe o seu comentário