Gato de Bengala: como cuidar, características da raça e personalidade

21 de outubro de 2020

Gatos
gato de bengala ou bengal adulto

O Gato de Bengala é uma raça de felinos pra lá de curiosa, a começar por seu surgimento. Também chamada de Bengal, a raça surgiu a partir do cruzamento de um gato selvagem, o Gato Leopardo Asiático, e outros gatos domésticos. Sua pelagem possui manchas bem características que podem ser comparadas com a de um leopardo.

Esta raça, que é recente, atrai a atenção dos apaixonados por bichanos, e antes de ter um exemplar, é interessante entender seu comportamento e características.

Confira uma lista completa com tudo o que você precisa sabre sobre o Gato de Bengala:

O que você precisa para ter um Gato de Bengala em casa

Assim como os outros felinos domésticos, o Gato de Bengala, precisa de diversos itens para ter uma boa qualidade de vida. A caminha para gatos é uma ótima opção para o pet recorrer quando está cansado de brincar pela casa.

Por ter seu lado selvagem, o Gato de Bengala uma boa opção de caminha é aquela que remeta aos lugares escondidos. Os modelos toca ou cabana são nossas sugestões!

A comida é outro cuidado básico com o Bengal. Oferecer uma ração com ingredientes de qualidade fará toda a diferença na condição do pet. É um investimento na saúde do bichinho e evita problemas de saúde futuros.

Outro ponto importante é a propensão desta raça a beber pouco líquido, sendo assim, você deve estimular o consumo de água. Uma opção muito eficiente é a fonte para gato que mantém a água em movimento, garantindo frescor e estimulando seu consumo. Além disso, as rações úmidas também funcionam para aumentar a ingestão de líquidos.

Por fim, mas não menos importante, a caixa de areia deve estar sempre disponível para o animal. Além do banheirinho para gatos, troque a areia higiênica frequentemente para manter o espaço limpo. Alguns gatos deixam de usar a caixa de areia quando o granulado higiênico está sujo.

O comportamento de um Bengal

Extremamente inteligentes, estes animais estão sempre buscando a companhia do seu tutor e adoram um bom carinho. Entretanto, também são conhecidos por sua independência

É uma raça que se dá bem com crianças, não mia com frequência e os machos são considerados mais amistosos do que as fêmeas. Para manter uma linhagem dócil, a recomendação é que não aconteça o cruzamento de Gatos de Bengala ariscos. 

Saiba mais sobre os gatos da raça Bengal.

Como cuidar de um Gato de Bengala cheio de energia

Antes de qualquer coisa, precisamos entender sobre a personalidade desta raça híbrida. Por ter um gene selvagem, o Gato de Bengala é aventureiro e atlético por natureza, então sua casa precisa ser espaçosa o suficiente para que ele possa brincar e se movimentar.

Há diversas opções de brinquedo para gatos que moram em apartamento, como varinhas, pelúcias, arranhadores e túneis. Já para aqueles que vivem em casas, é indicado ter rede de proteção no quintal para evitar que o pet. O gato Bengal adora escalar árvores e se aventurar!

Quantos anos vive um Gato de Bengala?

O Gato de Bengala possui a saúde resistente, mas ainda assim alguns problemas genéticos perseguem a raça. Um dos principais problemas é a luxação no quadril e a atrofia progressiva da retina, dificultando a visão do pet. Por isso, se você tem um gatinho da raça em casa, faça visitas frequentes ao veterinário para ficar de olho no bem-estar do seu amigo.

O Gato de Bengala vive em média 13 anos e, ao cuidar da saúde do felino, este animal pode viver até mais!

Os Bengals são uma raça encantadora e sua pelagem arranca suspiros. Talvez seja o sonho dos cat lovers ter um exemplar para chamar de seu. Um “tigrinho” singular entre os gatos domésticos.

Gostou de saber sobre o Bengal? Veja mais conteúdos interessantes no nosso blog: