Gato persa: peludinho e comportado

25 de setembro de 2020

Gatos
Gato persa laranja

O gato persa é um felino dócil e elegante que conquista com sua pelagem deslumbrante e enorme olhos expressivos. Sua fama vem da realeza! A Rainha Vitória possuía vários gatinhos desta raça. Eles também ficaram famosos nas telinhas. Os personagens Garfield e Snowball, gato do filme Stuart Little, também são gatos persas!

Características do gato persa

A raça faz parte da lista de animais braquicefálicos, ou seja, que possuem o focinho achatado. Além desta característica, este felino é conhecido por sua pelagem, o gato persa cinza e o gato persa branco são os mais comuns. Você ainda encontra este bichinho nas versões malhado, degradê, prata com dourado, e uma raridade, o gato persa preto.

Outra qualidade de ouro do animal é sua mente, o persa é uma das raças de gatos mais inteligentes e observadoras. Este bichinho sabe tudo que acontece ao seu redor e tem facilidade em aprender as coisas.

Eles adoram prateleiras e torres para gatos. São itens ótimos para eles repousarem e observarem o movimento.

Temperamento da raça

Se lembra do Garfield? Então! O personagem descreve muito bem o comportamento de um gato persa. O felino adora um carinho, se dá bem com crianças e outros bichos, mas é extremamente preguiçoso, gosta mesmo é de ficar na sua caminha ou em algum canto dormindo. Eles merecem uma caminha muito confortável!

Apaixonados por gatos que procuram um bichinho cheio de energia, talvez o Persa não seja a escolha ideal. Isso porque ele é calmo e quieto, pede por carinho, mas é um pet independente, este felino também não vai sair escalando armários ou pulando pela casa.

Cuidados com o gato persa

É claro que para seu amigo estar sempre com a pelagem em dia, uma das características da raça que mais chamam a atenção, é preciso cuidados básicos.

O pelo do gato persa precisa de escovação diária para evitar bolas de pelos e casos de dermatite. Por ter o focinho achatado, eles são sensíveis ao calor, é possível que seu gato tenha problemas respiratórios no verão, para ajudar, mantenha o ambiente fresco e com umidade.

O ambiente em que ele vive precisa estar limpo, principalmente sua caixa de areia, se ele sentir que o local onde faz suas necessidades não é adequado, talvez você encontre surpresas pela casa.

A braquicefalia presente neste felino também causa problemas oculares, como olhos lacrimejantes, mas basta limpar diariamente para manter a região sem acúmulo de secreção.

Entre os problemas genéticos comuns do gato persa está a doença renal, de pele e visão. Porém não tem segredo, com acompanhamento veterinário, você fica tranquilo em relação a saúde do seu companheiro e pode tê-lo ao seu lado por até 15 anos!

Como cuidar de um filhote de gato persa

gato persa laranja

Os cuidados com um gato persa filhote não são específicos, para oferecer qualidade de vida para o animal desde cedo. Invista em uma boa ração, se preocupe com a higiene dele e tente educá-lo desde filhote, assim ele se acostuma rápido com a caixinha de areia e o que pode e não pode.

O gato persa é uma companhia sem igual, principalmente se você gosta de felinos calmos e que não pedem por tanta atenção. Com petiscos e carinho logo ganhará o coração do seu amigo e ronronar ao seu lado será um momento feliz para ele.

Quer saber mais sobre gatos? Confira nossa seleção de posts: