Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato persa: conheça a raça e cuidados com o felino

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato persa

O gato persa é um felino dócil e elegante que conquista por sua pelagem deslumbrante e enorme olhos expressivos. Aliás, até a atenção da realeza o felino chamou! A Rainha Vitória possuía vários gatinhos desta raça. Porém, eles também ficaram famosos nas telinhas pelos personagens Garfield e Snowball, gato do filme Stuart Little, que são gatos persas.

Conheça sua história, a personalidade do felino e os cuidados específicos com uma das raças de gatos mais famosas do mundo.

Gato persa: descubra sua origem

Ainda que seja um mistério o surgimento da raça, sabe-se que ela já era conhecida no Antigo Egito e voltou a ser requisitada após sua forte relação com a família real do Reino Unido no século XVII.

O Persa gato, como é apelidado por apaixonados por felinos, nasceu do cruzamento de espécies selvagens da Europa com o Gato-de-Pallas, segundo especialistas. No entanto, existe uma certeza, a raça esbanja beleza e reúne adoradores por todo o mundo.

Quais são os tipos de gato persa?

Por mais que o gato Persa cinza seja o mais conhecido, são mais de sete variações espalhadas por aí, incluindo tons sólidos, degradês e malhados. No topo dos populares está o gato Persa branco, e nas raridades, o gato Persa preto, bem difícil de encontrar.

Indo além, do cruzamento dos Persas com os Siameses nasceu o Himalaio, um gato que reúne a genética de ambos, apresentando o crânio mais largo e focinho curto dos primeiros e o degradê característico do Siamês.

Independente das cores, o Persa fez sua história em cima de determinadas características que o tornam único: sua pelagem longa e esbelta, seus olhos grandes e vivos, além do focinho curto, comum das raças braquicefálicas.

Qual é a personalidade do gato persa?

Uma qualidade de ouro do animal é sua mente, o Persa é uma das raças de gatos mais inteligentes e observadoras. Este bichinho sabe tudo que acontece ao seu redor e tem facilidade em aprender as coisas, por mais que tenha um espírito preguiçoso e sonolento.

Continuando, seu temperamento é calmo e ao contrário da maioria dos gatos, pular em prateleiras e desvendar cada cantinho da casa não é sua praia. A tranquilidade é o norte da raça e eles adoram ficar ao lado do dono, porém não exigem atenção com frequência.

Por ser um animal sossegado, ele se dá bem com crianças e outras pessoas, mas é contido e gosta de ficar na dele. Sendo assim, não é um gato cheio de energia que vai topar brincadeiras a todo momento.

Cuidados com a raça

O pelo do gato persa precisa de escovação diária para evitar bolas de pelos e casos de dermatite com fungos e bactérias, você pode usar uma escova ou uma luva para pelos. Por ter o focinho achatado, eles são sensíveis ao calor, por isso é possível que seu gato tenha problemas respiratórios no verão, e para ajudar, você pode investir em ventiladores e umidificadores.

A braquicefalia presente neste felino também causa problemas oculares, como olhos lacrimejantes, mas basta limpar diariamente para manter a região sem acúmulo de secreção.

Entre os problemas genéticos comuns do gato Persa está a doença renal, de pele e visão. Porém, não tem segredo, com acompanhamento veterinário, você fica tranquilo em relação a saúde do seu companheiro e pode tê-lo ao seu lado por até 15 anos.

Dicas para cuidar de um gato Persa filhote

gato persa deitado

Após o desmame da gata Persa, que deve acontecer depois das quatro semanas de vida do filhote, você já pode levá-lo para casa e começar a construir uma relação com ele. No começo, o animal deve estranhar, mas nada que o seu carinho e atenção não resolvam.

Entretanto, é interessante ter os produtos de gato que um recém-nascido necessita para sua proteção e bem-estar. Por isso, adquira uma caminha ou tenda para gato, um modelo que está entre os favoritos do pet, comedouro e bebedouro, se possível, uma fonte para gatos, pois eles amam, e não se deixe de lado os brinquedos, como os arranhadores, e a caixa de areia.

Na sequência, o pet deve visitar um veterinário para iniciar o cronograma de vacinação, caso ainda não tenha recebido nenhuma, ou continuar a administração das próximas doses. Um gato precisa tomar a vacina V4 ou V5 e a antirrábica.

Ainda pensando na rotina do seu companheiro, escolha com carinho o alimento dele. A ração é a principal fonte de nutrientes do animal e é através dela que ele vai continuar saudável, com pelos bonitos e fortes. Considere oferecer ração úmida para complementar a ingestão de água dele, sem contar que os gatos adoram!

Gato persa solta muito pelo?

É comum durante a virada das estações o bichinho soltar mais pelo que o normal, a troca acontece para que a pelagem seja substituída por novos pelinhos. Uma dica para não acabar com a casa extremamente suja é utilizar uma escova para retirar a camada de pelos mortos, assim eles não se espalham pelo chão.

Higienização do espaço

Os felinos são criaturas exigentes com a limpeza e não gostam de morar em lugares sujos, aliás, a dica vale para qualquer bichinho, visto que sujeira atrai parasitas e vai contra as práticas de bem-estar para animais de estimação e até seres humanos.

Desta forma, o ambiente que ele vive precisa ser higienizado diariamente, principalmente a caixa de areia, que é onde o pet realiza suas necessidades. 

Quanto custa um gato Persa?

Por fim, o volume de dúvidas sobre “gato persa preço” ou “gato persa valor” é gigante, por isso vamos comentar brevemente sobre as principais informações dentro do tema “gato persa compra”. 

Antes de mais nada, procure pesquisar se existe gato persa para adoção, afinal, por incrível que pareça, existe abandono até para animais de raça. Se ainda assim quiser investir em um filhote gato persa, a média é de R$3.500, considerando criadores de confiança e que trabalham com pedigree.

O gato persa é uma companhia sem igual, principalmente se você gosta de felinos calmos e pouco carentes. Com petiscos e chamegos, logo ganhará o coração do seu amigo e ronronar ao seu lado será um momento feliz para ele.

Agora que você aprendeu sobre os Persas, que tal continuar sua leitura no blog Cobasi?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ester Rosa Miranda disse:

    São lindos os gatos 💕 persa , gostaria de ter um , mas é muito caro

  2. Patricio disse:

    Nós temos um casal da mesma barrigada : ALADIM ESMERALDA e ALICE ESMERALDA.
    Somente Alice é castrada.
    São nossos filhotes que amamos e curtimos 24 horas.

Deixe o seu comentário