Gato persa: peludinho e comportado

O gato persa é um felino dócil e elegante que conquista com sua pelagem deslumbrante e enorme olhos expressivos. Sua fama vem da realeza! A Rainha Vitória possuía vários gatinhos desta raça. Eles também ficaram famosos nas telinhas. Os personagens Garfield e Snowball, gato do filme Stuart Little, também são gatos persas!
Características do gato persa
A raça faz parte da lista de animais braquicefálicos, ou seja, que possuem o focinho achatado. Além desta característica, este felino é conhecido por sua pelagem, o gato persa cinza e o gato persa branco são os mais comuns. Você ainda encontra este bichinho nas versões malhado, degradê, prata com dourado, e uma raridade, o gato persa preto.
Outra qualidade de ouro do animal é sua mente, o persa é uma das raças de gatos mais inteligentes e observadoras. Este bichinho sabe tudo que acontece ao seu redor e tem facilidade em aprender as coisas.
Eles adoram prateleiras e torres para gatos. São itens ótimos para eles repousarem e observarem o movimento.
Temperamento da raça
Se lembra do Garfield? Então! O personagem descreve muito bem o comportamento de um gato persa. O felino adora um carinho, se dá bem com crianças e outros bichos, mas é extremamente preguiçoso, gosta mesmo é de ficar na sua caminha ou em algum canto dormindo. Eles merecem uma caminha muito confortável!
Apaixonados por gatos que procuram um bichinho cheio de energia, talvez o Persa não seja a escolha ideal. Isso porque ele é calmo e quieto, pede por carinho, mas é um pet independente, este felino também não vai sair escalando armários ou pulando pela casa.
Cuidados com o gato persa
É claro que para seu amigo estar sempre com a pelagem em dia, uma das características da raça que mais chamam a atenção, é preciso cuidados básicos.
O pelo do gato persa precisa de escovação diária para evitar bolas de pelos e casos de dermatite. Por ter o focinho achatado, eles são sensíveis ao calor, é possível que seu gato tenha problemas respiratórios no verão, para ajudar, mantenha o ambiente fresco e com umidade.
O ambiente em que ele vive precisa estar limpo, principalmente sua caixa de areia, se ele sentir que o local onde faz suas necessidades não é adequado, talvez você encontre surpresas pela casa.
A braquicefalia presente neste felino também causa problemas oculares, como olhos lacrimejantes, mas basta limpar diariamente para manter a região sem acúmulo de secreção.
Entre os problemas genéticos comuns do gato persa está a doença renal, de pele e visão. Porém não tem segredo, com acompanhamento veterinário, você fica tranquilo em relação a saúde do seu companheiro e pode tê-lo ao seu lado por até 15 anos!
Como cuidar de um filhote de gato persa

Os cuidados com um gato persa filhote não são específicos, para oferecer qualidade de vida para o animal desde cedo. Invista em uma boa ração, se preocupe com a higiene dele e tente educá-lo desde filhote, assim ele se acostuma rápido com a caixinha de areia e o que pode e não pode.
O gato persa é uma companhia sem igual, principalmente se você gosta de felinos calmos e que não pedem por tanta atenção. Com petiscos e carinho logo ganhará o coração do seu amigo e ronronar ao seu lado será um momento feliz para ele.
Quer saber mais sobre gatos? Confira nossa seleção de posts:
0 Comentários